Ataque ao BSV atinge 51% da rede; Acompanhe o caso!

Foi divulgado pela CoinMetrics, Lucas Nuzzi, um ataque massivo a rede BSV na tarde de ontem (3). Segundo ele, as tentativas de ataque que ocorreram entre segunda (2) e terça-feira (3) foram bem sucedidas. Nuzzi disse que durante a tarde de hoje, uma grande quantidade de poder de computação foi “liberado” sobre a rde por volta das 11h46.

A Rede do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) consiste em um fork do Bitcoin Cash, que por sua vez, é um fork do Bitcoin. Sendo assim, BSV é uma criptomoeda bem conhecida por ser criação de Craig S. Wright. De acordo com a Farum, plataforma de gerenciamento de risco da Coin Metrics, a rede do ativo digital acabou de sofrer um novo ataque de 51%.

Detalhes do ataque

A última atualização da Coin Metrics identificou uma “reorganização profunda, com uma profundidade máxima de 14 blocos”. Ainda que nenhum evento de reorganização adicional tenha sido observado, os “conflitos de sincronização” ainda estão ocorrendo nos principais pools de mineração.

Após o sucesso do ataque, os mineradores ficaram desnorteados e por algumas horas eles mineraram em três versões diferentes da blockchain e com reorganização de mais de 12 blocos. Como é de se esperar, esse é um resultado catastrófico para a segurança da blockchain do Bitcoin SV.

Segundo Nazzi, a Farum confirmou um ataque de 51%, esse tipo de ataque acontece quando alguém consegue controlar 51% de uma rede. Isso lhes dá o controle das confirmações de transações, possibilitando a aplicação de golpes como o de “gastos duplos” em toda a rede.

De acordo com Lucas, o ataque teve mais de 3 horas de duração e que as exchanges que receberam depósitos de BSV podem ter sofrido com o gasto duplo. Por fim, a conta oficial da Bitcoin Association disse estar ciente do ocorrido e que já está trabalhando junto com mineradores para restabelecer o funcionamento normal da blockchain.

Contudo, não é a primeira vez que a moeda sofre um ataque desta forma. Em julho a plataforma sofreu outro ataque de 51%, este ataque ocorreu após uma reorganização de blocos ser detectada na rede. Isso porque, ao reorganizar a blockchain do Bitcoin SV, assim o infrator consegue realizar gastos-duplos

O que é o BSV ?

Craig Wrigth é o grande criador do Bitcoin SV, todavia o projeto não é muito bem visto pela comunidade do Bitcoin. O perfil do Twitter muito conhecido na comunidade do Bitcoin, “Cobra”, usou o momento para zombar do fato de Craig Wright sempre vender a tecnologia do BSV como superior.

O Satoshi Nakamoto foi o pseudônimo responsável pelo desenvolvimento do Bitcoin e pela autoria do whitepaper original que lhe deu origem. Mesmo com todo mistério em sua volta, sabemos ainda que Satoshi possui bitcoins, já que as suas chaves públicas foram rastreadas a partir do bloco gênese, que Satoshi minerou.

O BSV é atualmente a 46ª maior criptomoeda, com um valor de mercado de cerca de US$ 2,5 bilhões. Além de ser um spinoff baseado na “Visão original de Satoshi” para o BTC. Ele foi criado como um hard fork do Bitcoin Cash (BCH), que por sua vez é conhecido por ser derivado do Bitcoin.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts