Arthur Lira e Rodrigo Pacheco vencem disputa: O que muda para os investidores?

No dia de ontem (1), os deputados e senadores se reuniram para decidir os novos mandatários da Câmara e do Senado brasileiro, e que já vêm trazendo grande repercussão no cenário político e econômico ainda durante a campanha eleitoral.

Na câmara, o presidente eleito foi Arthur Lira, do PP-AL, que venceu ainda no primeiro turno com 302 votos a seu favor. O segundo colocado Baleia Rossi, do MDB-SP, recebeu 145 votos, o que caracterizou uma vitória bastante expressiva de Lira.

Para presidente do Senado, venceu Rodrigo Pacheco, do DEM-MG, também com uma vitória expressiva de 57 votos a seu favor, ficando bastante à frente da segunda colocada, que é a senadora Simone Tebet, do MDB-MS, que recebeu 21 votos.

Arthur Lira contou com a sinalização positiva do então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Claramente era o candidato da preferência do presidente da república para assumir como dirigente da Câmara dos deputados. 

Veja também: Altas dívidas dos países marcam o cenário pós-pandemia

O candidato que acabou perdendo a disputa foi Baleia Rossi, que era apoiado pelo até então atual presidente da Câmara Rodrigo Maia, que deixa o cargo para a entrada de Lira. Rodrigo Maia e Bolsonaro apresentavam frequentemente embates e discordâncias, o que dificultava que algumas decisões do presidente da república passassem pelo congresso.

De igual modo o Senador eleito novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também era o candidato apoiado por Jair Bolsonaro e por outros 10 partidos, além de contar com a sinalização positiva do até então presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A eleição dos candidatos facilita, em teoria, a efetivação de reformas que também estão na agenda do governo federal para os próximos períodos, que já foi inclusive apoiada por eles nesse pouco tempo em que foram eleitos.

O que muda para os investidores?

Um ponto bastante importante que estava sob a atenção dos investidores para com a eleição dos diretores da Câmara e do Senado, estava justamente nas questões e dúvidas sobre a situação fiscal do Brasil.

Arthur Lira já sinalizou como uma de suas pautas uma “PEC emergencial” para redução de gastos durante o ano de 2021. Lira se mostrou bastante preocupado com as contas públicas do Brasil, mas afirmou que deve trabalhar na criação de um “novo programa social”.

Comentando sobre o Auxílio Emergencial, Arthur Lira sinalizou seu apoio à importância do benefício que foi disponibilizado durante a pandemia para milhões de brasileiros, porém afirmou que “O Brasil não aguenta o pagamento de milhões de pessoas com aquele valor”. 

Além disso, as reformas tributária e administrativa foram colocadas como uma de suas prioridades para o seu mandato como presidente da Câmara. O discurso acaba agradando os investidores.

Rodrigo Pacheco, eleito no Senado, também discursou a favor do respeito ao teto de gastos, como já vinha apoiando durante toda a sua candidatura desde então, além das reformas que foram citadas por Arthur Lira.

Pode-se dizer, em termos práticos, que ambos candidatos eleitos trouxeram um otimismo ao mercado financeiro brasileiro, o que acabou colaborando para o fechamento positivo do Ibovespa no dia de ontem (1) de 2,13%.

Veja também: Dívida pública no Brasil atinge o maior patamar de sua história. Veja os valores

As questões fiscais e as reformas têm grande influência na perspectiva dos investidores para o cenário brasileiro, seja de forma positiva ou negativa. No casos dos candidatos eleitos, a visão dos investidores é mais positiva pelas ideias descritas de ambos.

Além desses pontos, o maior otimismo dos investidores em relação ao cenário político atual, e que é pouco falado, se deve ao alinhamento de ideias do governo federal com os presidentes da Câmara e do Senado, o que propõe um melhor funcionamento e aprovação dessas medidas e de uma maior estabilidade política no país.

Total
8
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts