Apps e planilhas que podem ajudar no controle financeiro

Nada como ter a tecnologia como aliada para ajudar a ter seu orçamento organizado de forma ágil e prática. Veremos algumas opções neste artigo para você ter um melhor controle financeiro dos seus gastos e despesas.

Assim, para alcançar a organização da sua vida financeira é necessário entender a proporção de suas receitas e gastos, observando com atenção as entradas e saídas de dinheiro. Nesse sentido, muitas são as possibilidades para te ajudar a manter o controle financeiro, em sua maioria essas ferramentas são boas e acessíveis.

Trata-se de opções que vão desde a apps no seu smartphone até mesmo planilhas. Além disso, o usuário não precisa ficar restrito ao uso de uma única aplicação, podendo usufruir das vantagens de ambos, combinando assim, seus benefícios, o fundamental, claro, é ter disciplina e foco.

Além disso, é extremamente importante saber bem, como funciona o seu fluxo financeiro, gastos fixos e variáveis, além de todas as suas fontes de renda. Os apps que iremos apresentar serão apenas uma forma de auxiliar nesse controle. Com isso, o mais relevante é saber qual a melhor estratégia para ter os gastos sempre registrados, com determinação em alcançar seu objetivo.

Guiabolso como controle de finanças

Se está procurando um aplicativo de smartphone que possibilita sincronizar com sua conta bancária, apresentamos o Guiabolso. Nele temos acesso à conta, além do aplicativo realizar a função de baixar automaticamente as informações do extrato e dos seus cartões e ainda verifica constantemente suas movimentações, te auxiliando no controle financeiro.

Por mais que o aplicativo solicite sua senha eletrônica bancária, garantem que seus dados não são repassados a terceiros. Enquanto o controle de receitas e despesas é feito de forma simples, o Guiabolso ainda disponibiliza um mentor financeiro personalizado por inteligência artificial. Outra característica é que você consegue no próprio app avaliar propostas de cartão, empréstimos e seguros.

Ainda é possível utilizar uma ferramenta de movimentação bancária no qual o usuário pode realizar transações com o app como iniciador de pagamentos. Por fim, o aplicativo pode ser encontrado para download tanto na versão para iOS quanto Android, além da versão web, tudo isso de forma gratuita.

Veja também: Previdência infantil: o que é e como colocar em prática

Mobills

Uma sugestão parecida com o Guiabolso é o Mobills que disponibiliza modelos prontos de orçamento para controle financeiro. O usuário personaliza subdivisões como gastos no cartão de crédito, investimentos, objetivos financeiros e evolução salarial. Porém, diferente do aplicativo anterior, o Mobills além da versão gratuita também possui a versão paga com algumas diferenças.

Na versão paga é possível importar dados automaticamente, criar filtros personalizados e ainda cadastrar mais de uma conta bancária por sessão. Em contrapartida, fica a disposição da versão gratuita categorizar despesas e receitas de modo manual, adicionando cada gasto e cada ganho.

Ajudando no controle financeiro é criado um planejamento mensal. Além disso, todos os dados são sincronizados uma vez por dia e combinado com a utilização do app você ganha pontos que conseguem ser trocados por itens e benefícios específicos dentro da plataforma.

Controle suas finanças através do Google Planilhas

O Google Sheets apresenta diferentes padrões montados de planilhas, alguns desses modelos já prontos auxiliam no controle financeiro. Assim, os adeptos a planilhas podem utilizar o sistema gratuito para estabelecer gastos anuais com a família, imóvel, atividades de lazer e outros setores.

Contudo, a planilha faz mecanicamente as contas e mostra um balanço do orçamento anual do usuário. Ainda mais, são abertas e salvas em um universo online, na nuvem do Google. Será apenas necessário ter uma conta no Google Drive e sinal de internet para visualizar e editar os documentos quando for preciso.

Além disso, não é necessário baixar nenhum arquivo ou software no seu computador. Ficaram salvos em sua conta os balanços que podem ser baixados para serem visualizados no Microsoft Excel ou por PDF em um software compatível.

Veja também: Como começar a investir – Trilha de conhecimento

Idec

A Idec foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e é uma interessante planilha para organizar gastos para o controle financeiro. Sua planilha de orçamento doméstico possibilita que o usuário entenda precisamente o destino do seu dinheiro.

Além do mais, com um layout completamente customizável e uma proposta que foi desenvolvida para atender todos os perfis de gastos. A planilha funciona da seguinte forma: para que a movimentação e o planejamento sejam processados por ela, o usuário deve preencher seus dados de receitas e despesas.

Segundo um olhar técnico, a tabela do Idec tem mais complexidade do que outras. Porém, isso possibilita a comparação com a variação entre ganhos e gastos pressupostos e realistas. Nesse sentido, um procedimento que reivindicaria um entendimento melhor das mecânicas do Microsoft Excel seria para organizar as compras parceladas nos cartões de crédito.

Conclusão

Com isso, temos o app Olívia que é semelhante aos outros dois citados e que serve para o controle de gastos, sendo o mais bem avaliado no Brasil. O que faz esse app se destacar é sua modernização com inteligência artificial fazendo com que o aplicativo entenda a rotina de gastos do usuário e direcione dicas e sugestões personalizadas.

Além disso, mais importante do que o aplicativo ou planilha escolhido é a disciplina, foco e organização do usuário. Bem como, se ao perceber que alguns gastos como, por exemplo, com delivery estão ultrapassando o esperado e prejudicando seu controle financeiro, estabeleça um teto para esse gasto e veja maneiras criativas para reduzir essa demanda.

Ainda assim, unir seu comportamento colocando como foco melhorar o seu controle financeiro. Lembrando que nenhum desses aplicativos ou planilhas controlam seus gastos, mas sim te auxiliam a ter o conhecimento sobre seus gastos e assim poder tomar boas decisões com relação a eles. A decisão será sempre do usuário.

Veja também: Por que educação financeira deveria ser ensinada nas escolas?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts