Análise setorial: o que é e como realizar

Entender o contexto que uma empresa está inserida é muito importante na hora de avaliar um investimento, dado que isso exerce uma forte influência sobre os resultados. A análise setorial, visa entender a reação do setor para diferentes momentos da economia e do mercado, além das vantagens e desvantagens que uma companhia atuante possui no setor avaliado.

Dessa forma, companhias que pretendem se destacar no setor de atuação, precisam fazer escolhas precisas e oportunas. Importante destacar também, que mesmo companhias que não oferecem o mesmo produto ou serviço. Ou seja, não são competidores diretos, também podem estar competindo pelo mesmo cliente.

Logo se faz necessário uma abordagem aprofundada sobre o tema. Assim sendo, no artigo de hoje, vamos falar sobre análise setorial, como ela deve ser realizada e os benefícios para o investidor ao realizar tal avaliação.

O que é a análise setorial?

A essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma empresa ao seu meio ambiente, já dizia Porter. Nesse sentido, a análise setorial é o estudo do contexto econômico no qual uma determinada empresa está inserida.

Através dessa análise, é possível entender o posicionamento dessa organização no mercado e quais são suas principais tendências. Além disso, através de uma avaliação setorial, é possível identificar oportunidades ainda não exploradas, como também identificar as hipóteses de sucesso do negócio.

Veja também: Como analisar investimentos: Análise Técnica vs. Análise Fundamentalista – Talk Fintech e Investimentos

Como realizar a análise setorial

Estudo dos mercados

Entender o mercado é fundamental para ser realizada uma boa análise setorial. Desse modo, a principal metodologia utilizada para essa finalidade é a análise das cinco forças de Porter.

Forças de Porter

Também conhecida como “Cinco forças de Porter” é um método de avaliação criado por Michael Porter, professor da Harvard Business School. O método avalia a atratividade de um setor em relação ao outro, assim como também as empresas que estão inseridas nele.

A entrada de novas empresas em um setor aumenta sua competitividade, pressionando assim os preços de produtos e serviços em geral. Aqui é avaliado a dificuldade de uma empresa entrar na indústria. Ou seja, avaliar o tamanho das barreiras de entrada para o setor em análise.

Nessa parte, o objetivo é avaliar as práticas adotadas pelas empresas de um dado setor, de modo a encontrar vantagens competitivas, avaliando para isso coisas como, distribuição do market-share, custos fixos, diferenciação do produto ou serviço, crescimento do setor, interesses estratégicos e barreiras de saída.

Já nessa parte da avaliação, busca-se encontrar possibilidades de produtos ou serviços que conseguem suprir as mesmas necessidades do cliente, o foco nessa etapa é a avaliação das tendências do setor, se há algum produto ou serviço que represente uma ameaça futura.

Esta força tem por objetivo medir o quanto os consumidores em geral conseguem pressionar os preços para baixo. Os pontos a serem avaliados nesse caso são a representatividade do custo no orçamento do consumidor, além do tamanho desse consumidor em relação ao total de clientes, consumidores de grande porte, possuem maior poder de barganha.

Essa última força, possui bastante semelhança com a anterior. Se há poucos fornecedores para uma grande quantidade de compradores, logo estes fornecedores possuem um controle significativo sobre o preço dos produtos e serviços.

Nesse caso, no entanto, os produtos substitutos também influenciam no poder dos fornecedores, além dos custos de mudança que podem ter uma influência relevante para a manutenção do cliente.

Estudo da concorrência

Esse estudo aborda a pesquisa sobre empresas que concorrem diretamente, o foco aqui é entender duas coisas importantes, primeiro o que algumas empresas estão fazendo e merece ser replicado, segundo, na avaliação de clientes o que precisa ser melhorado.

Nesse sentido, o primeiro passo é a identificação dos concorrentes a serem examinados. Uma vez identificados, Porter propõe o seguinte quadro para avaliar cada empresa.

 

Análise

Metas futuras

O objetivo aqui é entender o grau de satisfação da empresa com seu resultado, estimando a probabilidade de alteração da estratégia em vigor. Não se deve considerar somente as metas financeiras, mas também metas relacionadas a liderança de mercado, posição tecnológica entre outras.

Hipóteses

As empresas costumam cultivar hipóteses sobre si e sobre os concorrentes. Nessa etapa, busca-se entender se tais crenças possuem algum sentido, dado que para esse estudo há grande dificuldade em se obter informações precisas.

Estratégia corrente

A estratégia de uma empresa sempre existe. A estratégia adotada por um concorrente pode ser explicitada ou não, mas é sem dúvidas, um ponto muito importante ao avaliar a concorrência.

Estudo da capacidade

O Objetivo aqui é estimar a probabilidade de sucesso de uma determinada estratégia, bem como a capacidade de responder às mudanças no mercado. Além disso, se faz necessário avaliar como essas capacidades podem evoluir ao longo do tempo.

análise

Posicionamento estratégico

O objetivo do posicionamento estratégico é mostrar como a empresa está em relação aos demais players do setor. A principal ferramenta utilizada nesse caso é a análise SWOT, com ela é possível obter uma análise mais detalhada com base nos elementos a seguir

  • Strenght (Pontos fortes)

  • Weakness (Fraquezas)

  • Opportunities (Oportunidades)

  • Threats (Ameaças)

Matriz de crescimento do Mercado Vs. Market Share

Outra forma interessante de avaliar o posicionamento é através da matriz de crescimento de mercado Vs. Market Share, também conhecida como matriz BCG. Ela permite avaliar a empresa através de um portfólio de negócios independentes.

Nessa análise, cada negócio apresenta características de negócios como crescimento e lucratividade que devem ser abordadas separadamente.

análise

Aplicações da análise setorial

Fazer uma análise setorial bem detalhada, com certeza é bastante trabalhoso, mas sem dúvidas, vale muito a pena. Sendo assim, destaco aqui alguns pontos importantes para aplicação.

Previsibilidade de crescimento

Ao fazer uma análise desse tipo, é possível entender melhor quais são os rumos que o mercado está seguindo e a partir daí, realizar uma projeção de crescimento da empresa.

Melhor entendimento do Mercado

A análise setorial sem dúvidas é uma estratégia bastante completa e diversificada. Ela permite um entendimento aprofundado do negócio, fazendo com que o investidor tenha uma compreensão ampla do que está acontecendo com seus ativos.

Embasar a tomada de decisão

Por fim, é importante destacar que ao realizar uma análise setorial, o investidor está muito mais preparado para tomar a decisão de investir ou não. Do ponto de vista da empresa, várias decisões relacionadas ao modelo de negócios também podem ser tomadas com base em uma boa análise setorial.

Veja também: Como usar a análise gráfica para identificar queda no mercado de ações?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts