Algo trading: O que é? Como funciona?

Até meados de 2019, cerca de 80% de todo volume negociado na bolsa de valores de Nova York acaba não sendo realizado por humanos, mas sim pelos algo-traders, que nada mais são do que robôs que se utilizam de algoritmos para tomar as decisões de compra e venda nos investimentos.

Além disso, cerca de 50% do total do número de operações, ou seja, metade de todas as ordens executadas de compra e venda na bolsa de valores dos EUA é feito através de plataformas automatizadas com o uso de algoritmos.

O algo-trading, por sua vez, passou a ser cada vez mais utilizado dentro do mercado financeiro, ao passo que a tecnologia foi ganhando espaço no mundo dos investimentos. O algo-trading ou negociação de algoritmos é uma forma de negociação sistemática, que se utiliza por meio de algoritmos e modelos avançados de cálculos e fórmulas, a fim de que se realize negociações mais assertivas e se minimize erros humanos.

Esse modelo de Algo Trading envolve a utilização de programas computadorizados, para que assim possam fazer operações de forma mais acelerada e com maior número de acertos do que um ser humano poderia fazer naquele mesmo período.

Para isso, é necessário que esses programas se utilizem de algum tipo de padrão, afinal, eles só vão tomar as decisões aos quais forem programados para fazer, ou seja, através dos algoritmos, que nada mais são do que um conjunto de regras pré-determinadas, para que o programa realize uma determinada tarefa.

Diversas estratégias de investimentos, dos quais temos por exemplo: Arbitragem, market making, especulação e intermarket spreading conseguem ser aperfeiçoados através de negociação por algoritmos e de plataformas de algo-trading.

Leia também:

Como o algo-trading é feito?

Essas regras para a determinação do momento de compra e de venda, por exemplo, são definidas por uma série de indicadores de análise técnica e análise gráfica, que podem auxiliar o robô a entender a tendência do preço daquele ativo para determinado período em que se está utilizando.

Para tal, são utilizadas plataformas eletrônicas em que as negociações vão ocorrer conforme os indicadores apontarem os parâmetros condicionais para que uma determinada compra ou venda ocorra, e essas condições estão atreladas a um determinado tempo, volume de negociações e a variação do preço daquele ativo.

Em algumas corretoras de investimento, seja com operações de moedas, ações ou então em algumas exchanges de criptomoedas, como o próprio bitcoin, é possível alugar robôs da própria plataforma, pagando um determinado valor periódico para ter acesso a esse tipo de serviço.

É muito importante o investidor ficar atento à viabilidade e os seus objetivos em se usar as técnicas de algo-trading, já que as operações realizadas precisam minimamente compensar os gastos com o aluguel desse tipo de plataforma e é preciso ter uma estratégia muito bem desenvolvida para que o robô seja programado da maneira correta, caso isso tenha que ser feito dentro da plataforma que se está utilizando.

Isso significa dizer que não adianta simplesmente pagar um determinado valor por um robô ou por técnicas de algo-trading, se você não estiver disposto a investir uma quantia que possa compensar esse aluguel, ao passo que nenhum tipo de investimento pode lhe prometer ganhos satisfatórios, embora esse seja o objetivo principal.

Entretanto, o algo-trading é uma tendência que promete seguir até mesmo em mercados ainda pouco explorados na renda variável, como é o caso do Brasil, que tem um percentual baixo de investidores na bolsa de valores e em operações de bitcoin, por exemplo.

A definição das ordens de tarefas no algo-trading, habilita os recursos em forma de algoritmos, que assim cumprem as funções de maneira automática. Isso faz com que o trader possa adquirir uma certa independência nas suas operações, minimizando os erros de operação de seres humanos.

Isso acontece porque mesmo que se tenha muita experiência com as questões técnicas e gráficas de um ativo, sabendo-se utilizar os indicadores, isso não isenta o trader de deixar-se influenciar por certos sentimentos dentro da operação, principalmente se for alguém que realiza muitas operações ao dia.

Essa preparação emocional acaba sendo desnecessária de se existir durante o trading se você utiliza algoritmos de forma automática, já que um robô não apresenta sentimentos, ele vai seguir friamente as regras e noções lógicas que se espera dele.

A velocidade nesse caso é um fator fundamental, já que um trader não teria tempo suficiente para pensar nas operações corretas e executá-las com a mesma precisão que uma máquina, que por sua vez, vai executar num volume muito maior, levando em conta um determinado período.

A negociação por meio de algoritmos acaba auxiliando em muitas das vezes na redução das perdas das negociações, permitindo que os gerenciadores dos ativos investidos, principalmente os de grandes volumes monetários, possam ter uma maior autonomia e controle dos procedimentos de compra e venda. 

Desse modo, os objetivos no uso do algo-trading vão muito além de apenas aumentar os lucros e velocidade de operação, mas também ter um gerenciamento e controle maior sobre os riscos do mercado financeiro.

Os cuidados que se deve ter na utilização de algo-trading

É importante entender que para que o trader consiga ter o melhor aproveitamento das técnicas de algo-trading, é essencial que se apresente uma estratégia viável e inteligente de acordo com suas condições e objetivos.

Na maioria das vezes, algumas plataformas de automação de operações precisam ser primeiramente programadas pelo próprio investidor antes de entrar em ação. Sendo assim, fica na mão do trader condicioná-la de acordo com as regras que sejam de seu interesse. 

Entre essas preocupações estão, por exemplo, a faixa de preço que o ativo precisa ter ou estabelecer uma relação risco-retorno do quanto se está disposto a ganhar ou perder um ativo. Algumas vezes colocar intervalos de preço muito curtos pode não ser a melhor opção para alguns, porém algumas vezes pode levar o investimento a ter um melhor aproveitamento para outros, dependendo até mesmo do volume de dinheiro investido.

Isso acontece porque algumas operações apresentam variações de preço bastante voláteis, sendo assim, em alguns momentos compensa aguardar que o preço volte um pouco antes de uma queda mínima para que se cumpra a venda do ativo ao invés de aceitar a perda e vendê-lo imediatamente.

Um cuidado muito importante no momento em que se está utilizando o algo-trading, é justamente acompanhar o seu desenvolvimento após o início de execução da estratégia, ao passo que se pode realizar ajustes importantes.

Sendo assim, é interessante começar com quantias menores no início do uso do algo-trading, e conforme vai se adquirindo uma configuração mais assertiva, o trader aumenta o valor investido naquele ativo, usando aquela estratégia.

Apesar da independência que o trader vai adquirir com o uso de algo-trading, é fundamental que se continue buscando conhecimento próprio para trabalhar em cima das estratégias que se possui, assim como avaliar a performance do próprio robô. 

Conhecimento é sempre bem-vindo para aprimorar estratégias, e as técnicas de algo-trading não devem significar uma ausência de necessidade de que se busque ainda mais conhecimento no assunto, afinal, uma máquina é bem executada por um conhecimento bem desenvolvido da mente humana que está por trás dela.

Outro ponto muito importante a se destacar, é que se deve entender os riscos do ativo que se está investindo, e para isso, é preciso primeiramente conhecê-lo muito bem. Isso se torna fundamental para evitar surpresas lá na frente, uma vez que o uso de técnicas de automatização e de algo-trading não torna isento os riscos.

Se um determinado ativo é de alto risco, ainda mais na modalidade de trader de curto prazo, que se torna ainda mais arriscado, ele continuará sendo classificado dessa forma, mesmo com o uso dessas ferramentas. 

Os riscos do investimento são inerentes ao ativo, o uso de algoritmos para operar é apenas uma ferramenta para tentar minimizar os erros humanos, mas não garante nenhuma previsão mágica que não esteja ao alcance da análise.

Os preços dos ativos, sejam ações, criptomoedas ou qualquer outro da renda variável, se comportam de maneira imprevisível. Isto é, não é possível adivinhar de antemão qual será o preço do ativo. 

Qualquer produto ou serviço tem uma série de variáveis que acabam influenciando na quantidade de suas vendas, não sendo possível saber com exatidão a rentabilidade futura a todo instante de uma empresa, por exemplo, então adivinhações precisas no preço também não vão acontecer com os ativos do mercado financeiro.

Desse modo, no mundo dos ativos o que temos é uma estimativa do que está ocorrendo, que acontece justamente através de indicadores gráficos. Essas indicações estão ligadas aos algoritmos do algo-trading, e que vai tornar possível uma decisão com menor chance de erros, o que não impede que estes aconteçam.

Como escolher uma plataforma de algo-trading?

Como já dissemos, a plataforma ideal está ligada aos objetivos do investidor em si, precisa atender suas necessidades e estar encaixado à sua realidade. Para tornar mais simples esta análise, é preciso levar em conta uma série de fatores em uma plataforma de algo-trading, entre elas:

Transparência das operações realizadas: É importante que o trader possa visualizar todas as operações que foram realizadas pela plataforma que está operando de forma automática, no qual se tenha especificações de hora, volume da operação e quantidade de operações de compra e venda diárias, incluindo as executadas, canceladas ou até mesmo as rejeitadas.

Transparência de resultados: Nesse quesito, é interessante que a plataforma de algo-trading possa transparecer ao trader quais foram os resultados obtidos em cada operação e também mostrar o lucro ou prejuízo acumulado durante algum tempo, até mesmo na forma percentual, trazendo inclusive gráficos de acompanhamento de performance.

Custos de operação com o saldo: Além dos lucros e prejuízos que o trader está obtendo com as operações usando algo-trading, a plataforma precisa deixar claro os custos de operação, descontos, custos de serviços da plataforma e afins, de modo que o investidor possua convicção de seus lucros reais.

Facilidade na escolha das especificações: O uso da plataforma precisa ser descomplicado, principalmente se for o próprio trader que vai programar os algoritmos de como a máquina vai operar. Sendo assim, é preciso que a plataforma disponibilize tutoriais de como fazer isso, ao passo que o investidor possa ter uma experiência com ainda mais independência.

Conclusão

É essencial entender que diversas atividades diárias que realizamos, ocorre a presença de algoritmos. A tecnologia permitiu que se automatizasse diversas operações e isso acabou chegando no mundo dos investimentos, trazendo a possibilidade de resolver alguns problemas e dificuldades que os operadores costumam ter.

É importante frisar a importância de se entender sobre qualquer ativo que se está investindo, mesmo que este esteja sendo comprado e vendido de forma automática em plataformas e recursos de algo-trading. 

Desse modo, as técnicas de algo-trading podem ser uma ferramenta para que o trader aumente sua performance nas operações, não ficando atrelado ao cansaço e questões emocionais, ao passo que não necessite ficar a todo instante pensando nas operações que se vai executar, já que os algoritmos podem fazer isso com uma capacidade e velocidade muito maior.

Essa forma de investir é uma tendência no mercado financeiro, uma vez que possibilita que o investidor iniciante possa investir e ganhar enquanto estuda ainda mais sobre os investimentos. 

Ou então no caso dos investidores profissionais, é possível que estes possam escolher estar num escritório operando ou então fazendo qualquer outra atividade, já que seus conhecimentos estão sendo executados de forma automática e sem a necessidade de sua presença para isso, embora o acompanhamento seja também muito importante.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts