Cerca de 1 em cada 4 brasileiros ainda compartilham suas senhas

As senhas existem para proteger o usuário de determinado serviço contra ataques online e pessoas mal intencionadas. Nesse sentido, os maiores perigos se encontram nos dados bancários e de cartões de crédito, que podem causar prejuízos caso sejam comprometidos.

Deste modo, segundo pesquisa do Datafolha, encomendada pela Mastercard, 56% dos brasileiros usam biometria para proteger seus dados. Isso é muito bom, pois a biometria como senha ajuda a proteger a conta contra ataques.

No entanto, de acordo com a pesquisa, cerca de um terço (32%) dos brasileiros salvam suas senhas em seus dispositivos celulares. Além disso, em torno de um quarto (24%) as compartilham com outras pessoas.

Essas práticas são extremamente perigosas, pois facilitam o acesso aos dados privados da pessoa. Isso vale mesmo que o compartilhamento das senhas seja com pessoas de confiança.

A Mastercard realizou a pesquisa com o intuito de entender como os brasileiros protegem seus dados, e fornecer os resultados para a NuData Security. Essa empresa faz parte do grupo da bandeira, e utiliza inteligência artificial para criar produtos de segurança.

A NuData Security é responsável por uma tecnologia diferenciada de biometria. Ela utiliza não só as características físicas, como a digital, mas também os hábitos dos usuários. Desta maneira, o sistema faz a biometria com os hábitos dos consumidores, assim como a velocidade que digitam, horários que acessam os sites e nome das redes wifi.

Os perigos do compartilhamento de senhas

A princípio, pode parecer que não existe problema em dar sua senha para algum amigo ou parente próximo. Ainda mais para cadastros  que parecem inofensivos, como o do Netflix por exemplo. Entretanto, essa ação pode fazer com que você perca controle dos seus dados, e eles podem cair em mãos erradas.

O instituto The Harris Poll, em parceria com o Google, realizou uma pesquisa que revelou que 66% dos usuários reutilizam suas senhas. Deste modo, se algum criminoso obter acesso a uma única senha, ele poderá hackear diversos cadastros da vítima.

Isso significa que o perigo não é da pessoa que você compartilhou a senha usá-la indevidamente. Porém, essa pessoa fica sujeita a ataques, e suas informações ficam em perigo. Caso alguém roube o celular dela, por exemplo, o bandido terá acesso aos seus dados, o que fica pior se você reutiliza os mesmos códigos para tudo.

Como armazenar códigos com segurança

A seguir, seguem algumas dicas na hora de administrar suas senhas, com intuito de evitar ataques:

  • Nunca utilize sequências óbvias, como “12345”, e nem palavras simples. Além disso, evite datas importantes, como a de seu aniversário. Códigos desse tipo colocam sua conta em risco;
  • Como já dito antes, nunca repita sua senha para várias credenciais;
  • Na hora de criar sua combinação, tente formar frases sem sentido. A maior parte dos ataques utilizam dispositivos que criam milhões de combinações a serem testadas, por tentativa e erro. Sendo assim, se sua senha não faz sentido, ela dificulta o processo.

Agora, você já sabe como criar e administrar suas senhas, e consequentemente está mais protegido contra ataques de hackers.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts