Trump bane 8 aplicativos chineses e tensões EUA-China podem aumentar

As tensões entre China e EUA acabam só aumentando, à medida que chega próximo do fim o mandato de Donald Trump como presidente americano. Ainda ontem (5), Trump assinou uma ordem executiva, no qual se proíbe no país transações veiculadas por meio de 8 aplicativos chineses ligados a pagamentos, entre eles o Alipay, que é um dos mais conhecidos.

A ordem foi colocada para ser cumprida daqui 45 dias, porém o presidente Donald Trump não estará mais no cargo nesta ocasião, e sim Joe Biden, que vai tomar posse a partir do dia 20 de janeiro deste ano, mas que deve obter certificação de seu mandato no Senado a partir de hoje (6).

Esta é mais uma medida adotada por Trump na tentativa de obstruir o avanço chinês em terras americanas, num crescimento de tensão entre os países que representam as maiores economias do mundo.

Ainda em novembro de 2020, Donald Trump já havia proibido a população americana que se investisse em empresas chinesas que tivessem, segundo a sua concepção, alguma ligação com o exército da China.

Antes disso, as polêmicas em torno da proibição do TikTok também foi algo bastante discutido na mídia internacional, e também, uma lei aprovada no congresso que ainda deve ser sancionada, está ligada ao impedimento de que títulos de empresas estrangeiras sejam listados em Bolsas de Valores do País, caso não cumpram auditorias do Conselho de Supervisão de Contabilidade Pública do País dentro por 3 anos seguidos.

A partir de agora, o banimento dos aplicativos chineses apenas aumentam as tensões entre os países, numa tentativa do governo republicano pela última vez neste mandato de se utilizar dos poderes de segurança nacional em confronto com as empresas de tecnologia ligadas à China.

Trump afirma que: “Eu defendo o compromisso do presidente Trump em proteger a privacidade e a segurança dos americanos contra as ameaças do Partido Comunista Chinês”.

Desse modo, o objetivo segundo Trump seria diminuir as ameaças desses aplicativos chineses de terem acesso a dados de uma quantidade grande de americanos que utilizaram o aplicativo, com o aval de uma política de segurança nacional.

Um fator importante, neste caso, é que o seguimento dessa ordem executiva depende da aquisição de Joe Biden, já que será ele que estará como presidente quando a data para a execução da ordem seja cumprida.

A ordem colocada por Trump leva ao Departamento de Comércio a responsabilidade de decidir quais transações deverão ser proibidas. Dentre os 8 aplicativos que foram banidos de serem utilizados no país estão incluídos o Alipay, QQ WeChat, o QQ Wallet da Tencent, VMate, CamScanner, SHAREit e também o WPS Office.

2021: Um ano de possíveis disputas entre EUA e China

Joe Biden está às vésperas de tomar sua posse como novo presidente dos EUA, ao passo que o mercado financeiro também cria uma expectativa e também dúvidas de como vai proceder a relação dos EUA com a China daqui pra frente, principalmente quando se trata das empresas de tecnologia.

Apesar de incerto as relações que Biden deve ter com os chineses, a perspectiva da Eurasia para isso é que as relações entre China e EUA serão mais voltados ao conflito aberto, principalmente em algumas questões principais, como: Criação de Biden de uma frente forte de países e aliados que possam combater certas políticas específicas da China.

Além disso, a disputa por quem terá uma vacina mais eficaz e influente no uso mundial é praticamente uma nova “guerra fria” que poderemos ter durante o ano de 2021. Por fim, os conceitos ligados ao meio ambiente apresentam um caráter de inovação nessas questões que podem gerar competição entre os países.

Além disso, a governabilidade de Biden também é um fator que está em discussão, já que o aumento da polarização e das diferenças entre democratas e republicanos, principalmente ocorrida no período de eleição, tornou a relação do novo presidente com diversos membros da câmara e do Senado um pouco mais complicadas para se ter possíveis acordos mais facilitados, embora Biden agora tenha a maioria no congresso e uma representação considerável no Senado.

Total
92
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts