Saiba quanto custariam os carros no Brasil se não tivessem impostos

Não é novidade pra ninguém que o Brasil apresenta uma das cargas tributárias mais altas do mundo, com diversos impostos que favorecem o aumento do preço dos produtos que consumimos diariamente dos mais diversos tipos e segmentos espalhados pela indústria.

Mas será que você realmente sabe o quanto de imposto está pagando em cada coisa que você compra ou isso acaba passando despercebido na maioria das vezes? E quando você compra um carro, quanto de imposto você está pagando sobre aquele valor?

Segundo uma matéria da CNN, um levantamento da consultoria BDO revela quanto os brasileiros estão pagando de impostos sobre a compra de um carro 0 km. Segundo o levantamento, o peso dos impostos sobre o preço de um carro nessas condições pode ser de até 43%.

Esse percentual, no entanto, vai variar conforme o modelo do motor, além de outros fatores importantes a respeito do veículo que está sendo analisado. O mesmo levantamento aponta que um carro 0 km pode ter 36,53% do preço final de veículos, levando em conta motores 1.0.

Outra perspectiva para esse número está sobre veículos com motor entre 1.0 e 2.0, cuja carga tributária associada pode chegar até 43,13%. Vale ressaltar que esses dados foram obtidos ainda no início do ano de 2021, então já podem ter mudado de alguma forma.

Importante dizer que na ocasião em que o estudo foi colocado, o governo de São Paulo não havia realizado ainda o aumento do ICMS que é cobrado sobre o preço de comércio desses veículos no estado e por isso talvez se tenha essa variação anteriormente citada.

Quanto custariam os carros no Brasil sem os impostos citados?

A CNN realizou uma lista com alguns carros selecionados para estimar quanto custariam esses veículos caso não tivessem impostos colocados sobre seu preço. A lista foi feita utilizando os carros mais vendidos do Brasil e deixou de fora alguns veículos com regime tributário diferente, como picapes e os utilitários. Acompanhe a lista:

Saiba quanto custariam os carros no Brasil se não tivessem impostos

Em suma, a lista colocada pela CNN apresenta 13 carros que foram analisados com base na ausência de impostos sobre os veículos mais vendidos no Brasil. A ideia acabou escancarando a alta carga tributária que temos no Brasil e nos dá uma visão um pouco melhor dos impostos que pagamos, ao passo que muitas das vezes passam batidos sem que notemos a diferença.

Veja também: Suíça: O caso do país que investiu contra sua própria moeda

Total
4
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts