O que são gastos supérfluos e quais os tipos mais comuns?

Você sabe o que são gastos supérfluos? Não? Então, imagine que você está saindo de seu trabalho a caminho de casa, cansado por conta das inúmeras tarefas que realizou naquele dia.

Você entra na padaria para comprar pães para o café da manhã do dia seguinte. Quando você chega à fila do caixa para pagar por seus pães, você vê vários tipos de doces. Devido ao cansaço, você pega um, dois, três chocolates, e no final o valor da sua compra é o triplo do que você pagaria se levasse somente os pães.

Essa situação é um exemplo de que às vezes somos levados a comprar pelo impulso, e assim temos gastos supérfluos. Se olharmos para ela como uma situação excepcional, não há problema algum.

Entretanto, a tendência é que ocorra repetidas vezes se tornando um hábito. E quando os gastos supérfluos se tornam um hábito eles apresentam um grande problema no final do mês.

O Dilema dos gastos supérfluos

Gastos

Gastos supérfluos não são definidos somente por itens extra que podemos adicionar ao carrinho durante uma compra. Eles são definidos por todo e qualquer ‘item’ que compramos com o intuito de nos satisfazer momentaneamente. São aquelas categorias de gastos não planejados que nos levam à distração, leveza e divertimento.

Atividades de lazer são essenciais para a manutenção da nossa saúde física e mental. Portanto, considere um planejamento prévio de suas atividades para que essas não se tornem gastos supérfluos.

Para você ter uma boa gerenciamento do seu dinheiro você deve saber quantos e quais são seus gastos mensais. Nesse texto você vai encontrar:

  • Divisão dos gastos
  • O que são gastos supérfluos
  • Qual o peso no orçamento
  • Como evitar excessos

Veja também: Além do INSS: como funciona uma previdência privada?

Divisão dos gastos

Dividir os gastos pessoais é essencial para podermos ter um maior controle de nossas finanças. Existem diversos aplicativos para celular em que você tem a possibilidade de controlar seus gastos.

Dividindo-os em categorias como: farmácia, mercado, roupas, entre outros. Em alguns aplicativos existem até a possibilidade de você personalizar uma categoria, como “lanches”.

Esses aplicativos são uma ótima opção para a visualização do quanto estamos gastando com cada categoria porque muitos apresentam gráficos. Gráficos são sempre muito úteis, pois apresentam a informação de forma prática.

Você pode olhar para o gráfico de seu aplicativo e ver que você gastou muito com “roupas” esse mês, por exemplo.

Se a utilização de aplicativos em seu smartphone não parece uma ideia interessante para você, sem problemas. Você pode optar pela planilha no computador ou escrever seus gastos no papel.

Nas papelarias você encontrará facilmente cadernos de organização financeira com espaços feitos especialmente para você inserir seus ganhos e gastos. Esse “planner financeiro” é uma ótima opção pois são pequenos e você pode levar até no bolso.

Planilha de Gastos

Para que você preencha sua planilha de gastos da forma correta, vamos listar como os gastos são normalmente divididos. Gastos essenciais: são aqueles gastos que você não pode eliminar de alguma forma. Aluguel, alimentação, transporte, saúde, etc.

Gastos necessários: são os que podemos chamar estilo de vida. O lazer pode se encaixar aqui, assim como jantares, viagem, etc. Gastos supérfluos: são aqueles que fazemos para nos satisfazer momentaneamente sem nenhum planejamento prévio. São os gastos que podem ser eliminados.

Dividir assim seus gastos pode ajudar a diminuir suas despesas e focar nos gastos importantes para você. Como dito antes, podemos ter inúmeras categorias para os gastos. Essas categorias dependem das suas prioridades e de como você quer controlar suas finanças.

O que são gastos supérfluos?

Quando compramos algo com planejamento prévio fazemos uma compra inteligente considerando nosso orçamento. Quando compramos algo por impulso, ou compramos algo para satisfazer nossos desejos momentâneos.

Gastos supérfluos podem abranger desde o chocolate na padaria, como no exemplo anterior, à compra de um novo modelo de celular.

Claro que quando há a necessidade da troca de celular esse gasto não é considerado supérfluo. Entretanto, se você compra um celular somente por esse ser o modelo mais novo no mercado, o gasto pode ser caracterizado como supérfluos. Muito cuidado com as propagandas, elas podem ser catalisadoras de gastos supérfluos.

Você pode acessar sua conta no Instagram feliz com sua escolha de fones de ouvido e, levado por um anúncio, terminar comprando fones novos. Geralmente quando acessamos as redes sociais, somos bombardeados por anúncios que consideram nossas pesquisas recentes. Isso pode ser perigoso.

Mais perigoso ainda se pensarmos na quantidade de crianças e adolescentes com acesso às redes sociais hoje em dia. Torna-se extremamente necessária a educação financeira para eles conseguirem distinguir o quê é necessário do quê não é.

Veja também: Previdência infantil: o que é e como colocar em prática

Qual é o peso no orçamento?

No exemplo inicial você foi proposto um exercício para imaginar uma situação onde uma pessoa compra chocolates, levado pelo cansaço. Vamos ter como base a mesma situação inicial onde o preço final da compra aumenta consideravelmente.

Agora, imagine que essa situação ocorra quatro ou mais vezes durante a semana. Qual é o peso que esse gasto supérfluo de comprar chocolates pode ter no seu orçamento? Enorme, certo?

O peso dos gastos supérfluos no orçamento pode variar dependendo do valor desses gastos. Entretanto, em geral, esses gastos apresentam uma alteração considerável.

Conclusão

Para evitar excessos de gastos supérfluos podemos nos fazer a seguinte pergunta: Eu preciso ou eu quero? Pode ter certeza que essa simples pergunta fará com que você diminua a maioria dos gastos supérfluos. Isso ocorre porque geralmente compramos coisas somente porque queremos, nos dá vontade.

A vontade é algo momentâneo, mas você deve sempre priorizar as compras motivadas pela necessidade, não pela vontade. Além disso, você pode fazer uma lista dos seus gastos mensais com assinaturas e os classificar.

Com tantos pacotes de assinatura que existem atualmente você pode ter um ou dois que sejam supérfluos. Portanto, liste e classifique-os.

O controle das finanças é essencial para podermos viver com mais tranquilidade. Priorize os gastos com itens e serviços que sejam significativos e úteis para você. Se a vontade de comprar algo vier, anote. Faça uma compra consciente. Fique sempre de olho nas suas finanças.

Veja também: 13 dicas para aprender como economizar dinheiro diariamente

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts