Projeções para o PIB e a inflação crescem; Veja os números!

Na segunda-feira (5) o boletim Focus realizado pelo Banco Central trouxe dados que mostram que o mercado financeiro voltou a aumentar a expectativa para a inflação em 2021. Essa foi a 13ª semana seguida de alta no índice IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechando em alta com 6,07%, ao mesmo tempo que se foi observado uma crescente no PIB de 5,18% neste ano.

O PIB(Produto Interno Bruto) é a somatória de todos os bens e serviços que são produzidos dentro de um país, e é o principal medidor referente à evolução econômica de um país.

Simultaneamente a isso, a estimativa para a taxa Selic se manteve em 6,5% ao ano. O boletim Focus reúne dados estimados de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os mais importantes indicadores econômicos do país.

A meta para a inflação que é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional(CMN), para cumpri-la devidamente o IPCA não poderia ficar acima de 5,25% em 2021. O valor central da meta para esse ano é de 3,75%, porém com margem de 1,5% de aumento ou de diminuição, dessa forma permitindo variação de 2,25% a 5,25%.

Expectativas para a inflação

Utilizando o IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o índice oficial para se medir a inflação no Brasil, a estimativa do mercado subiu de 5,97% para 6,07%. Essa alta já representa a 13ª consecutiva apenas neste ano.

Essa nova alta coloca a inflação ainda mais acima do teto de 3,25% com margem de 1,5  percentuais para cima ou para baixo. Caso essa previsão se mantenha, caberá ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, redigir um documento em que explique os motivos para o descumprimento da meta.

A meta para a inflação é determinada pelo Conselho Monetário Nacional(CMN) e cabe ao Banco Central manter controlar a inflação e mantê-la dentro da meta. O BC controla a inflação aumentando ou diminuindo a Taxa Básica de Juros da economia, a taxa Selic.

Para o ano de 2022, o mercado reduziu a expectativa da inflação de 3,78% para 3,77%. No próximo ano o valor central da meta será de 3,5% e será devidamente alcançado mantendo-se dentro do teto caso oscile entre 2% e 5%.

Performance do PIB em 2021

A projeção do mercado financeiro para o PIB no ano de 2021 mostram uma possivel melhora na economia do país. A projeção para o PIB aumentou de 5,05% para 5,18% segundo os especialistas do mercado financeiro. Essa já é a 11ª alta no Produto Interno Bruto neste ano de 2021.

No início deste ano a expectativa era de que o PIB cresceria apenas 3,4%. No entanto, a economia veio mostrando sinais de recuperação nos últimos meses, principalmente motivada pela alta nos preços dos produtos básicos como alimentos, minério de ferro e petróleo, que são cotados em dólar no mercado internacional.

Se esse aumento no PIB for confirmado ele seria capaz de recuperar a queda de 4,1% sofrida no ano anterior. Essa queda observada em 2020 foi motivada principalmente pelos impactos que a economia sofreu devido a pandemia de Covid-19 e o isolamento social. Sendo assim, a alta em 2021 está vinculada à melhora da crise sanitária e ao avanço da vacinação.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts