Poupança tem maior perda em 12 meses desde 2003

Quem guarda dinheiro em poupança vem perdendo poder de compra. Segundo a Economatica, ferramenta de análise de ações e fundos, a poupança teve uma perda de 4,8% em um período de 12 meses terminados em abril (já descontada a inflação). O levantamento foi feito com base nos resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última terça-feira (11).

Na prática, isso significa que quem deixou R$1.000 em conta poupança durante um ano perdeu R$48.  Já é o oitavo mês consecutivo que a poupança termina um período de 12 meses sem nenhum ganho real, pois a rentabilidade ficou abaixo da inflaçãoTambém segundo a Economatica, essa perda de 4,8%, no período de 12 meses até abril, foi a maior desde junho de 2003. Na época houve perda real de 4,94% em 12 meses.

Entre as principais áreas de investimento apenas o dólar teve rendimento pior que o da poupança, considerando um acumulado de 12 meses. A moeda americana teve perda real de 6,74% até abril. O destaque de valorização, ainda considerando um período de 12 meses, foi o Ibovespa, com ganho real de 38,33%, seguido pelo IHFA (Índice de fundos multimercados) com 4,92%.

No entanto, considerando apenas o período dos primeiros quatro meses de 2021, apenas o dólar teve valorização acima da inflação (1,58%). As demais áreas analisadas pela Economatica perderam poder aquisitivo. O ouro foi o que sofreu maior perda nesse mesmo período de quatro meses, chegando a -5,56%. A caderneta de poupança, no que lhe diz respeito, demonstrou uma baixa de 1,82%. 

Alta da Selic e desaceleração do IPCA

A taxa básica de juros da economia brasileira aumentou para 3,50% ao ano. Isso significa que a caderneta de poupança irá render um pouco mais, mesmo que continue perdendo para a inflação. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) a rentabilidade da poupança passará a ser de 0,20% ao mês e 2,45% ao ano. Anteriormente, o valor estava em 0,16% ao mês, portanto, 1,93% ao ano.

Por via de regra, quando a Selic está abaixo de 8,5% a correção anual da poupança é limitada a um percentual. Esse percentual corresponde a 70% dos juros básicos mais a Taxa Referencial (TR, que está em zero desde 2017).

Segundo números divulgados pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), o IPCA desacelerou a 0,31% em abril. Os medicamentos sofreram o maior impacto, com alta de 2,69%. Em abril do ano passado, a variação do IPCA ficou em -0,31%. 

Em suma, será acumulada uma alta de 6,76% em 12 meses, acima dos 5,20% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Essa alta está acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano, que era de 3,75%. A margem de tolerância é de um ponto e meio, ou seja, pode variar de 2,25% a 5,25%. A alta da inflação prejudica ainda mais os rendimentos reais da poupança.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts