Plano de vacinação no Brasil começa hoje, diz Pazuello

Após a aprovação da Anvisa das vacinas CoronaVac e da Astrazeneca para uso emergencial no Brasil, João Dória iniciou logo em seguida a vacinação de aproximadamente 100 profissionais da saúde no dia de ontem (17).

Após isso, o ministro da saúde Ricardo Pazuello oficializou na manhã desta segunda-feira (18) a entrega das vacinas aos governadores dos estados que viajaram até São Paulo para um ato simbólico do início do processo da campanha de vacinação no Brasil.

Além disso, o ministro declarou que a vacinação contra a Covid-19 vai se iniciar no fim do dia de hoje (18) em todo território nacional. As doses serão totalmente entregues aos estados, de forma proporcional à quantidade prevista para cada um deles até por volta das 14h.

Sobre o início do Plano Nacional de Imunização, Pazuello afirmou: “Fica combinado que a gente distribui tudo hoje e começa ao final do dia, em princípio, às 17h. A gente marca não antes das 17h, mas se alguém tiver delongas, faz parte da missão”.

Ainda sobre possíveis atrasos de estados ao horário previsto, Pazuello afirmou que: “Quem puder, começa às 18h, mas o importante é que comece hoje, ao final do dia. Esse é nosso combinado”.

Curiosamente, a entrega de vacina aos estados estava sim prevista para o dia de hoje, porém o início do processo de aplicação das vacinas havia sido determinado para a próxima quarta-feira (20). Porém, nesta manhã, o discurso do ministro de saúde se alterou, mudando a data para o final da tarde de hoje.

O processo de vacinação no Brasil acaba sendo tratado com mais urgência, após 57 países já terem iniciado as aplicações de vacinas contra a Covid-19 no mundo todo. Além disso, o fator político no Brasil acabou trazendo um estímulo extra para este início.

Pazuello criticou a forma como João Dória tratou o início da vacinação em São Paulo no dia de ontem (17), afirmando que o mesmo estava fazendo uma “jogada de marketing” e que ele não seguiria dessa forma.

A influência das vacinas no mercado financeiro

É inevitável dizer que a politização da vacina acaba influenciando nas decisões de prazos no Brasil, frente ao aumento da polarização que o assunto da pandemia causou em todos os aspectos dentro do país durante todo o ano de 2020 e que até o momento continua em 2021.

O início da vacinação no Brasil pode trazer um otimismo em relação à bolsa de valores brasileira, embora o mercado no dia de hoje (18) possa ter um peso em relação ao feriado nos EUA, que faz com que a bolsa de Nova York permaneça fechada.

Quanto ao radar Europeu, os noticiários estão imersos sobre a perspectiva dos processos de vacinação iniciados no continente em diversos países, enquanto as bolsas por lá abrem em queda, com colaboração do fato do fechamento da bolsa americana e das medidas restritivas ainda presentes nos países.

O Reino Unido, em especial, tem atraído a atenção dos veículos midiáticos com o avanço da doença, o que fez com que o governo ampliasse na manhã desta segunda-feira (18) o seu plano de vacinação no momento para qualquer pessoa acima dos 70 anos, diferente de antes que previa vacinação de agora para apenas as pessoas extremamente vulneráveis clinicamente.

Total
17
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts