O que são contratos inteligentes em Blockchain?

A sociedade vem evoluindo na forma de realizar transações financeiras. Por conta de possíveis erros e dificuldades encontradas pelo atual sistema bancário, até os que eram mais controversos vem apostando na tecnologia blockchain e nas soluções através dos contratos inteligentes.

Mas se você ainda é um leigo no assunto, através desse artigo vai poder entender sobre como surgiu a blockchain. Além disso, vai poder perceber como os contratos inteligentes estão ajudando as empresas, além de entender de forma básica o que é esse conceito.

O que são contratos inteligentes?

Os contratos inteligentes se tratam de linhas de códigos armazenadas em blockchain e que, uma vez executadas, atuam de forma automática. A Indústria é um dos setores que descobriu, através da blockchain, a solução para várias dores vividas pela humanidade.

Os contratos inteligentes oferecem benefícios na parte comercial, porém não é apenas para negócios que eles são úteis. Pessoas comuns fazem transações através da blockchain do Bitcoin ou de outras criptomoedas simplesmente para enviarem dinheiro para outros países sem a intervenção de governos.

Porque os contratos inteligentes se mostraram tão revolucionários?

Antes da expansão dos contratos inteligentes, era muito difícil fazer negociações com pessoas desconhecidas, principalmente na Internet, envolvendo várias questões como falta de proximidade ou de não conhecer a pessoa presencialmente. Porém, isso se tornou possível, seguro e sem uma centralização através de smart contracts.

Um dos setores que partiu para os contratos inteligentes, é o da contabilidade. Ao redor do mundo, já existem inúmeras redes contábeis descentralizadas, onde é possível criar acordo mesmo sem passar o contrato por um banco, tribunais e outros intermediários tradicionais. Isso além de tudo, oferece liberdade, segurança e alívio para os negociantes.

Além disso, os processos também não são morosos, como tende a acontecer nos meios tradicionais, como cartórios ou fóruns. Em menos de um dia, é possível fechar contratos com pessoas de diversas regiões ou países.

Mais um fator que se mostra decisivo para os smart contracts, é que eles não podem ser alterados. Isso garante que ambas as partes possam acompanhar o que foi acordado e também todos os passos até que seja feito o pagamento e o término de um processo.

Maneiras de se utilizar os contratos inteligentes

Vamos explicar a utilidade dos contratos inteligentes por meio de exemplos. Digamos que você realizou a compra de um carro em uma concessionária e antes mesmo de você terminar a compra, já sabe que são tantos processos que inevitavelmente irão te deixar frustrado, ainda mais quando você optou por um financiamento.

No mercado financeiro tradicional, quando você não tem o dinheiro à vista para pagar um carro, a solução é tentar crédito, porém as pessoas costumam ser negadas por diversos motivos nas instituições financeiras. E mesmo que você consiga, na hora do financiamento e durante o processo, terá de pagar muitas taxas.

Nesta hora que os contratos inteligentes através da tecnologia blockchain que se mostra útil para simplificar os processos. Agora a sua identidade estará armazenada em uma blockchain, onde os credores podem tomar uma decisão sobre o crédito em tempo recorde. As transações passam a ser gravadas em blockchain, sendo compartilhadas com os participantes.

Transações de um contrato inteligente

Lembrando mais uma vez, os contratos de blockchain ficam gravados através de códigos que podem ser consultados a qualquer momento. Uma rede de computadores terá a missão de executar as ações (como o registro de um veículo ou emissão de ticket), sempre que as condições forem verificadas e atendidas.

Sempre que uma transação for concluída, a blockchain irá ser atualizada justamente para informar o status dessa transação. Dentro de uma transação que é caracterizada por um contrato inteligente, os participantes podem saber a todo momento se a tarefa que irá ser concluída está satisfazendo a todos os envolvidos.

Os contratos inteligentes se tratam de um processo que pode ir muito além de apenas realizar transações entre a parte A e B. Tem atraído cada vez mais empresários com motivação para negociar através dessa tecnologia.

Como a Blockchain se mantém segura?

A tecnologia da Blockchain se faz segura por não conter um órgão centralizador, sendo acessível para pessoas no mundo inteiro, além de ser uma prova eficaz de pagamentos. Muitos se questionam sobre a possibilidade de uma invasão por não ter um órgão centralizador que tome conta, porém é quase impossível dessa rede sofrer ataques.

O sistema imediatamente localiza quando alguém está tentando invadi-lo, ficando travado em frações de segundos. Se você ouviu falar de algum problema que envolveu bitcoin e criptomoedas, é bem provável que o ataque ocorreu em alguma corretora.

Benefícios dos contratos inteligentes

Os benefícios dos contratos inteligentes se interligam com as vantagens que são apresentadas na blockchain. Veja através dos tópicos como entender esses benefícios:

Precisão e agilidade: Os contratos inteligentes são automatizados e totalmente digitais. O código de computador também tem mais precisão do que o jurídico, normalmente aceito em contratos escritos.

Segurança: Os registros de transações feitos em blockchain são criptografados, o que os torna muito mais difíceis de se invadir. Cada registro individual é conectado aos registros anteriores e subsequentes em uma razão distribuída, onde cada cadeia precisa ser alterada para modificar um único registro.

Confiança: Os contratos inteligentes executam transações de forma automática, seguindo regras pré-automáticas e com todas as transações contendo registros criptografados. Portanto, ninguém vai precisar se questionar sobre informações para o seu benefício pessoal.

Economia: Os contratos inteligentes dispensam a necessidade de intermediários, pois os participantes podem acompanhar os dados que são visíveis na tecnologia e que podem executar as transações. Não existe a necessidade de se validar nada dentro do processo, afinal tudo está armazenado dentro de códigos.

O conceito de contratos inteligentes ganhou mais força após o lançamento da Ethereum. Em 2015 quando a segunda maior criptomoeda do mercado foi lançada, esse conceito não foi tão explorado, porém agora com as constantes atualizações e a segurança que a rede apresenta, não há dúvidas que fazer negócios por contratos inteligentes é confiável.

Em suma, já são vários os setores do mercado que utilizam os smart contracts, como as seguradoras para fazerem os contratos com os seus segurados, a indústria automobilística que utiliza desta tecnologia para armazenar os dados sobre os veículos ou mesmo para realizar vendas pela Internet.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts