Lucas Bassotto

Escrito por

Author

Economista, trader e especialista em conteúdo sobre economia, finanças e criptomoedas.

As pirâmides financeiras ou esquema ponzi são extremamente populares ainda no Brasil. Infelizmente, muitos estelionatários e bandidos se aproveitam da falta de educação financeira da população para tirar vantagem e roubar o dinheiro suado de muitos trabalhadores.

Pirâmides financeiras (ou esquemas ponzi) são golpes que prometem retorno garantido e sem risco muito acima do que é observado na poupança e em títulos de renda fixa. O pagamento dos lucros é feito com o dinheiro de quem entrou no esquema recentemente.

Como funciona um esquema ponzi?

esquema ponzi

Tudo começa com uma promessa: ganhe 2% por dia! Venha mudar de vida, pare de trabalhar, garanta o seu futuro. Esse é um grande chamariz para quem ainda desconhece o golpe. O bandido assedia suas vítimas e tenta influenciá-las a investir dinheiro em uma empresa completamente revolucionária que consegue ter ganhos acima do mercado.

Tentada pelo desejo de mudar de vida, a vítima provavelmente vende o seu carro e coloca todo o seu dinheiro no esquema. Os primeiros ganhos começam a aparecer e a vítima começa a fazer seus primeiros saques.

Mas de onde veio esse dinheiro? Um esquema ponzi sobrevive com a entrada de dinheiro de novos investidores. Esse dinheiro novo é repassado para os investidores mais antigos. Não há nenhuma venda dos produtos ou qualquer “forma revolucionária” de ganhar dinheiro.

As pirâmides financeiras não criam nenhum valor para o mercado. Conforme dito acima, apenas o dinheiro de novos investidores é repassado para os mais antigos.

Para prolongar o tempo de vida de uma pirâmide, os líderes colocam um sistema de indicação que funciona da seguinte maneira: indique um amigo e ganhe 10% dos ganhos dele. Isso incentiva que os novos entrantes procurem mais pessoas para colocar dinheiro no esquema ponzi.

Esquema ponzi vs Pirâmide

O Esquema Ponzi é focado na gestão do dinheiro. O golpista diz que encontrou uma forma revolucionária de ganhar dinheiro no mercado de ações, forex ou de Bitcoin. Geralmente ele diz que faz trades e outras operações para justificar os ganhos.

Entretanto, não existe nenhuma operação ou qualquer resquício de transparência sobre o esquema. O que acontece é o seguinte: o golpista rouba dinheiro dos investidores mais novos e remunera os mais antigos.

A pirâmide financeira funciona ao redor de um modelo de negócios no qual cada participante precisa comprar produtos de qualidade duvidosa e convidar mais pessoas para revendê-los e ganhar um bônus.

Contudo, alguns esquemas são apresentados como empresas de Marketing Multinível (MMN) que pressupõem a venda de algum produto ou serviço. Por exemplo: a pirâmide da BBOM (oferecia rastreador de veículos) e Telexfree (Voip e telefone).

Pode te interessar:

O que é Renda Fixa? Fuja da poupança

Bitcoin Capital Protegido: Como funciona? Como investir?

Por que um esquema ponzi é insustentável?

O esquema é insustentável porque ela cresce rápido demais. Quem cria a pirâmide convida 6 pessoas, essas pessoas que entraram convidam mais 6 pessoas cada. Se isso for levado adiante, o número de pessoas necessárias para manter a pirâmide de pé se torna gigantesco e impossível de ser alcançado.

Para que esse esquema se torne sustentável é preciso cada vez mais pessoas colocando dinheiro e convidando novas pessoas. Chega uma hora em que esse número alcança o seu limite e o fluxo de novos entrantes cai.

A pirâmide começa a ruir quando os saques de dinheiro superam os depósitos. A partir desse momento começa uma corrida por saques e quem deixou para sacar por último fica sem dinheiro, porque nenhuma riqueza foi criada, a única coisa que aconteceu foi repasse de dinheiro.

pirâmide

Como identificar esquemas de Ponzi e Pirâmide?

É muito fácil identificar um esquema ponzi. Depois de ler esse texto você vai saber identificar só de bater o olho. Realmente não é preciso fazer uma análise muito aprofundada. Confira 4 passos para identificar pirâmides financeiras:

  1. Comportamental. Os estelionatários possuem uma lábia muito forte e vão fazer de tudo para te convencer a entrar no esquema. Vão vender sonhos, promessas de riqueza, relógio invicta, Range Rover e casa com Blindex.
  2. Promessas mirabolantes. Vão prometer uma nova vida e futuro garantido.
  3. Ganhos anormais. Oferecem de 0,5% a 10% AO DIA de forma garantida e sem risco. Nenhum fundo de investimento com os profissionais mais qualificados do mundo conseguem chegar perto disso.
  4. Convide seus amigos para entrar. A pirâmide precisa de mais gente colocando dinheiro do que tirando dinheiro. Eles vão pedir para você indicar quantas pessoas puder e ganhar em cima delas.

Conclusão

Infelizmente ainda vão aparecer muitos esquemas de pirâmide. A educação financeira no Brasil é precária e os brasileiros pouco conhecem formas mais tradicionais de investimentos.

Os esquemas ponzi ou pirâmide financeira são o mesmo mecanismo. Eles tiram dinheiro de quem está entrando por último para pagar quem está no “topo” da pirâmide. Os estelionatários prometem dinheiro fácil e sem risco com ganhos muito acima da média.

Write A Comment