NFT é uma bolha que pode estourar ou um bom investimento?

Depois da adesão gigantesca ao mercado NFT em 2021, os comentários mais recentes estão sugerindo dois diferentes rumos: De que a bolha estourou ou de que estamos próximos a uma nova expansão de capital de mercado. Os meses de março e abril foram o ápice em todos os noticiários, com vendas recordes e adesão de grandes empresas.

No último mês tanto as vendas como o número de carteiras NFT diminuíram em 40%, porém uma “segunda camada” já estaria próxima de impactar e lançar uma segunda onda positiva no mercado.

Investidores adotaram postura de “cautela” com projetos NFT

Após os preços entrarem em rápido declínio em vários mercados NFT, muito se especulou sobre uma possível “morte” para os tokens não fungíveis, apesar de que já estamos muito bem acostumados ao mercado de criptomoedas e aos seus retornos em “efeito manada” imprevisíveis.

Para medir a força atual do mercado NFT, é preciso avaliar o índice de usuários que estão ativos, ou seja, aqueles que estão movimentando as suas carteiras e procurando por novos projetos que fortaleçam essa rede, mesmo com as quedas. Mais recentemente, no dia 19 de maio, o mercado registrou uma profunda queda com uma liquidação de US$1,2 trilhão.

O pico das carteiras ativas em NFT foi registrado em março, logo no início da adesão ao novo projeto das finanças descentralizadas. Um dos motivos que pode ter levado a saída dos investidores, foi que naquele momento a Ethereum não estava conseguindo baixar os valores de suas taxas de transação.

Mesmo com a queda das vendas, NFT não está fora do mercado

O declínio no número de carteiras ativas coincidiu com o aumento das vendas dos ativos, forçando com que os ativos tivessem uma queda brusca rápida e o que impactou aos usuários a perda de valor de suas preciosas obras de arte, como 90% muito rapidamente.

Conforme os usuários foram vendendo suas obras, também tivemos uma queda no número de vendas, que está agora em 60% diária, porém ainda muito alta. Estamos tendo mais vendas do que oferta, o que é prejudicial para qualquer mercado. Porém, nem tudo está perdido, pois, muitas propostas estão surgindo e pretendendo retomar o valor do mercado.

Os problemas para a rede Blockchain

O ecossistema Blockchain já apresentou várias opções para lidar com os problemas enfrentados decorrentes do setor NFT, como os lançamentos que a Enjin realizou com os protocolos Jumpnet e Efinity, sempre com o intuito de reduzir as taxas e que em determinado período, elevou também o volume da Enjin Coin.

Outra solução que se mostrou muito popular foi a Polygon (MATIC) e que foi uma das sobreviventes do mercado NFT em meio às bruscas quedas. Basicamente a Polygon permite que os usuários permaneçam no Ethereum enquanto têm acesso a um ambiente de baixo custo e rápido.

Esse movimento fez com que um grande número de jogos NFT migrassem para a Polygon nos últimos meses, esperando que as taxas de rede contribuam para as transações.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts