Nassim Taleb: Bitcoin é a primeira moeda orgânica

Deixe-nos seguir a lógica das coisas desde o início. Ou, melhor, do final: tempos modernos. Nós estamos, enquanto escrevo essas linhas, testemunhando uma revolta total contra algumas classes de especialistas, em domínios que são muito difíceis para nós entendermos, como por exemplo a realidade macroeconômica, e na qual não só o especialista não é um especialista, mas ele não sabe disso.

Que os chefes anteriores do FED, Greenspan e Bernanke, tinham pouca compreensão da realidade empírica é algo que descobrimos um pouco tarde demais: uma pessoa pode fazer macro besteiras por mais tempo do que micro besteiras, e é por isso que precisamos ter cuidado com quem concedemos as decisões macro centralizadas.

O que piora é que todos os bancos centrais operaram sob o mesmo modelo, tornando-se uma monocultura perfeita.

A teoria Hayekiana

No domínio complexo, a experiência não se concentra: sob a realidade orgânica, as coisas funcionam de forma distribuída, como Hayek demonstrou de forma convincente. Mas Hayek usou a noção de conhecimento distribuído. Bem, parece que nem precisamos dessa coisa chamada de conhecimento para que as coisas funcionem bem. Nem precisamos de racionalidade individual. Tudo o que precisamos é de estrutura.

Isso não significa que todos os participantes tenham uma compartilhamento democrático de decisões. Um participante motivado pode mover desproporcionalmente a agulha (o que eu estudei como a regra de assimetria minoritária). Mas cada participante tem a opção de ser esse jogador.

De alguma forma, sob a transformação da escala, surge um efeito milagroso: os mercados racionais não exigem que nenhum trader individual seja racional. Na verdade, eles funcionam bem sob zero inteligência – uma multidão de inteligência zero, sob o plano certo, funciona melhor do que uma gestão de estilo soviético composta por seres humanos altamente inteligentes.

É por isso que o Bitcoin é uma excelente ideia. Ele cumpre as necessidades do sistema complexo, não porque é uma criptomoeda, mas precisamente porque não tem proprietário, nenhuma autoridade que pode decidir sobre seu destino. É propriedade do povo, seus usuários. E agora tem um histórico de vários anos, o suficiente para que ele seja um animal por direito próprio.

Para outras criptomoedas competirem, elas precisam ter uma propriedade Hayekiana.

Bitcoin: uma moeda sem governo

Bitcoin é uma moeda sem um governo. Mas, alguém pode perguntar, não tínhamos ouro, prata e outros metais, outra classe de moedas sem um governo? Não é bem assim. Os bancos controlam o jogo de custódia e os governos controlam os bancos (ou, ao invés disso, banqueiros e funcionários do governo estão, para ser educado, no mesmo pacote).

Então, o Bitcoin tem uma enorme vantagem em relação ao ouro nas transações: ela não requer um custodiante específico. Nenhum governo pode controlar o código que você tem na sua cabeça.

Finalmente, Bitcoin irá atravessar alguns contratempos. Pode falhar, mas será facilmente reinventado, pois agora sabemos como funciona. Em seu estado atual, pode não ser conveniente para transações, não é bom o suficiente para comprar seu expresso macchiato descafeinado na sua loja de café politicamente correta. Pode ser muito volátil para ser uma moeda, por enquanto. Mas é a primeira moeda orgânica.

Mas a mera existência é uma apólice de seguro que lembrará aos governos que o último objeto que a instituição poderia controlar, ou seja, a moeda, não é mais o seu monopólio. Isso nos dá, o povo, uma apólice de seguro contra um futuro Orwelliano.

O matemático e analista de risco Nassim Taleb é conhecido por seus livros Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos e A Lógica do Cisne Negro.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts