Ministro de Minas e Energia admite crise hídrica em pronunciamento na TV

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, disse nesta segunda-feira (28) que o Brasil está passando por uma crise hídrica. Além disso, o ministro pediu à população um uso consciente e responsável da água, em pronunciamento feito na TV.

Albuquerque também destacou a falta de chuvas no Brasil, como um dos motivos da crise hídrica. O último período de chuvas foi o mais seco dos últimos 91 anos, afetando principalmente as regiões Sudeste e Centro Oeste. Ademais, o ministro afirmou que o uso consciente da água diminui o custo da energia elétrica.

“O uso consciente e responsável de água e energia reduzirá consideravelmente a pressão sobre o sistema elétrico, diminuindo também o custo da energia gerada”, disse Albuquerque.

O ministro completou dizendo que o Brasil conseguiu reduzir sua dependência da energia hidrelétrica nos últimos anos. Nesse sentido, isso é muito importante para momentos de crise hídrica, pois esse tipo de produção de energia depende das chuvas.

“Ao mesmo tempo, reduzimos nossa dependência das usinas hidrelétricas de 85% para 61%, com a expansão das usinas de fontes limpas e renováveis, como eólica, solar e biomassa, além de termelétricas a gás natural e nucleares”.

Racionamento de água na crise hídrica

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse na semana passada que o governo poderia aplicar um racionamento da água. Segundo Lira, seria um plano de racionamento “educativo”, com intuito de evitar um apagão em meio a crise hídrica. Entretanto, ele voltou atrás do que disse, e afirmou que o Governo Federal apenas recomenda um “uso eficiente” da energia.

Segundo Albuquerque, a crise hídrica que está ocorrendo no Brasil assusta muitas pessoas com a possibilidade de um racionamento. No entanto, de acordo com o ministro, o setor elétrico brasileiro é “robusto”, e tem capacidade de fornecer energia para seus cidadãos.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória nesta segunda-feira. A MP prevê a criação de uma câmara interministerial  para lidar melhor com a crise hídrica e energética no Brasil.

As Medidas Provisórias agem como leis quando são criadas, no entanto, precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional para que de fato se tornem leis. Segundo Albuquerque, a MP visa dar mais poder ao governo em momentos de decisão, e desse modo, “fortalecer a governança do processo decisório”.

Conta de luz

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará uma reunião nesta terça-feira (29), a fim de definir as bandeiras tarifárias. O uso das bandeiras será necessário, pois o custo de produção da energia elétrica aumentou devido à crise hídrica.

O reajuste que será definido pela Aneel entra em vigor a partir do mês de julho. Deste modo, será aplicada a bandeira tarifária vermelha 2. Essa bandeira possui a taxa mais elevada do sistema, aumentando bastante o valor da conta de luz.

Segundo a Aneel, o cenário brasileiro indica uma capacidade de produção de energia hidrelétrica reduzida. Desta maneira, é necessário recorrer às termelétricas, o que encarece muito a energia. A empresa também disse que, devido a crise hídrica, os reservatórios estão com níveis muito baixos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts