Juros do cheque especial cai em outubro

A taxa de juros médio do cheque especial recuou para 128,8% no mês de outubro, ante um 129,6% do mês de setembro. Esse valor também é maior do que a taxa de 112,3% ao ano, que foi registrada em outubro de 2020.

Os números foram divulgados pela Nota Monetária do Crédito, na última sexta-feira (26), recebendo a confirmação do Banco Central. Vale ressaltar que desde o último ano, ficou estabelecido que a modalidade não poderá cobrar juros acima de 8% ao mês, o que equivale a 151,8% ao ano, taxa estipulada pelo Banco Central do Brasil.

Juro médio do cartão de crédito segue subindo

No mesmo período, o juro médio para o cartão de crédito rotativo voltou a subir pelo quarto mês consecutivo, com a taxa passando de 339,5% em setembro para 343,6% do mês de outubro.

Essa é a modalidade mais cara do mercado de crédito, pois o cartão de crédito rotativo entra em vigência quando o cliente deixa de pagar o valor integral da fatura até a data de vencimento.

Após acontecer mais um avanço da taxa básica de juros, a Selic, que chegou a 7,75% este mês, sendo que a tendência é de que as taxas de ambas as modalidades continuem escalando nos próximos meses.

Crédito consignado é uma opção mais segura para empréstimos

Uma alternativa aos empréstimos do cheque especial ou de cartão de crédito, pode ser apostar na taxa de crédito consignado, que teve um leve avanço no mês de outubro, saindo de 19% para o agora 19,7% anual.

Essa modalidade prevê um desconto na folha de pagamento do funcionário ou do aposentado, e é considerado atualmente como a modalidade mais barata do mercado, já que existe um risco muito menor de entrar em inadimplência.

Evitar cair no cheque especial

Muitas pessoas já ouviram falar sobre cheque especial, porém não entendem ao certo do que se trata essa modalidade. O primeiro passo está em conhecer a diferença entre o cheque convencional, que aquela do talão para o cheque especial, que basicamente se trata de uma ordem de pagamento à vista.

Com a facilidade do acesso ao cheque especial, acaba que muitos brasileiros com pouca organização financeira estão se endividando rapidamente. Hoje em dia existem mais de 60 milhões de brasileiros que estão com contas em atraso.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts