Índia pretende legalizar Bitcoin e impôr tributação de até 30%

Após um longo período de muita indecisão de se a Índia bania ou legalizava as criptomoedas, foi publicado nesta semana um projeto de lei no segundo país mais populoso do mundo que visa tributar em até 30% os tributos sobre ganhos de capital em criptomoedas.

E desta forma, o caminho parece estar livre para que o país passe a legalizar as criptomoedas. Porém, para quem pensa que a Índia pode se tornar um país viável para as negociações de criptoativos, aí é que infelizmente nos enganamos, até porque a tributação de 30% é muito maior do que o mercado tradicional em outras nações, que não passa de 15%.

Publicação acontece dois meses após o lançamento da rúpia digital

A publicação deste memorando aconteceu dois meses após a Índia ter anunciado o lançamento da rúpia digital. E também esse movimento mostra o mesmo caminho que foi feito pela China, que deverá lançar o yuan digital até abril deste ano. Os Estados Unidos seguem em um momento de bastante receio e nem sequer realizou comentários sobre a possibilidade de criar o dólar digital.

E conforme vamos avançando em relação ao Bitcoin e as moedas descentralizadas nesse caminho de se mostrarem úteis para a humanidade, muito mais inegavelmente do que as moedas que são controladas por Governos, vemos também que os próprios órgãos governamentais já estão vendo que proibir a negociação de criptomoedas de nada adiantará.

Índia não quer parar no tempo em relação às evoluções tecnológicas

O país se mostra atento em acompanhar as inovações da tecnologia, sendo que a taxa será de 30% tanto para os ganhos de receita como também para quem busca uma outra fonte de renda além da rúpia indiana.

A Índia está se mostrando atenta para outras tecnologias que envolvem blockchains, como é o caso dos tokens não-fungíveis (NFTs), que inclusive já foram mencionados no início desta matéria.

Dessa forma, ficará a cargo do Governo Indiano realizar qualquer tipo de notificação sobre qualquer outro ativo digital virtual, através de alguma notificação que será publicada através do Diário Oficial. A notícia foi vista de forma positiva pelo mercado de criptomoedas, pois o Bitcoin subiu 4% nas últimas 24 horas, levando junto também uma série de altcoins.

Lançamento da moeda digital da Índia

Os analistas do mercado de criptomoedas entendem que o principal motivo para que a regulação do Bitcoin tenha virado pauta na Índia é justamente pela discussão do Banco Central do país sobre a criação de uma moeda digital.

Porém, o que segue não sendo bem-visto é o alto imposto sobre as criptomoedas que foi definido pelo Governo Indiano, neste momento de tributação de 30%. O que pode acontecer é o início de uma competição entre vários governos para ver quem taxa menos as criptomoedas.

Ainda sobre a rúpia digital, que está programada para ser lançada no dia 1 de abril, o esperado é que a adoção dessa moeda digital governamental seja tão rápida como o que aconteceu na China.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts