Dominância do bitcoin vai ao menor nível de 3 anos

A dominância do Bitcoin, é o valor que mede a capitalização de mercado da principal criptomoeda em relação ao mercado total de criptomoedas. Atualmente este valor permanece abaixo dos 50%, isso desde abril do ano passado. Todavia, a moeda agora passou a ter dominância de 39,4%, este é o nível mais baixo desde maio de 2018.

De acordo com especialistas, este movimento é bastante comum em um ciclo de alta, onde outras criptomoedas surgem e tomam mais popularidade. Se tornando mais atraentes para pequenos investidores do que o próprio Bitcoin. Mais da metade dos investidores de criptomoedas começaram a investir em 2021, pois com as altas meteóricas de criptomoedas desconhecidas se tornaram um grande atrativo.

Além das diversas histórias de pessoas ficando milionárias com memecoins, como a própria Dogecoin que até o Elon Musk, fundador e CEO da Tesla e SpaceX possui. Além desses, outros eventos “bizarros” contribuíram para o crescente interesse em massa por criptomoedas alternativas.

Como a dominância do bitcoin pode afetar o mercado

A dominância do bitcoin é a relação entre o valor de capitalização do Bitcoin e a capitalização total do mercado de criptomoedas, este valor é expressado em porcentagem. Ou seja, em poucas palavras é uma comparação entre o bitcoin e as várias altcoins em termos de valor total de mercado.

Já levando em consideração o histórico de dominância do bitcoin, este tem ficado abaixo dos 50% em mercados altistas, momento este que de fato aconteceu em 2017 e em 2018, chegando a cair até 35% em janeiro de 2018, momento onde começava uma queda lenta no preço do bitcoin.

Em contrapartida, enquanto o preço do Bitcoin continuava caindo, sua dominância começava a se recuperar, juntamente com a sua popularidade. Podemos dizer que este não é um indicador pessimista, mas é um bom indicador de um mercado supervalorizado.

Já por questões de curiosidade, em 2016, a dominância do bitcoin era de mais de 95%, antes do grande ciclo de alta de 2017. Após este período, o percentual mais alto já atingido foi de 74% no mês de janeiro de 2021.

Bitcoin continua como o líder no mercado

Nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022 o bitcoin completou seus 13 anos de vida no mercado, ao longo de todos estes anos não houve um dia que o bitcoin tenha sido superado. Nesta mesma data em meados de 2009, Satoshi Nakamoto, o anônimo criador da criptomoeda, gerou o bloco zero do bitcoin, também conhecido como “Bloco Gênese”, dando início ao funcionamento do blockchain e abrindo caminho para um mercado que hoje conta com milhões de pessoas

Já para a felicidade de alguns e tristeza de outros, o bitcoin atingiu pela primeira vez a capitalização de mercado de 1 trilhão de dólares em 2021. Tendo em vista a atual situação macroeconômica, mais pessoas e até empresas procuram se resguardar em ativos deflacionários, como o bitcoin. A demanda crescente por BTC é vista positivamente pela comunidade, e a adoção como moeda já é uma realidade em El Salvador que desde o ano passado já emite títulos em Bitcoin.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts