Conheça a Helium (HNT), projeto DeFi de redes sem fio

Sem dúvidas, uma das grandes transformações que estão ocorrendo no cripto mercado hoje é relacionado às finanças descentralizadas, também conhecido como (DeFi). Hoje é dia de falarmos sobre mais uma dessas possibilidades, a (HNT).

Uma das mais interessantes funcionalidades que o DeFi permitiu, é a descentralização das redes sem fio. Neste sentido, foi criada a Helium Network, uma rede de IoT (Internet of Things) que vem crescendo rapidamente e pode ser uma forma de você minerar criptomoedas sem a necessidade de alugar um servidor por exemplo. 

Além disso, a rede promete ser escalável e acessível. Com isso,  levando conectividade sem fio a milhões de dispositivos, sensores, MCUs e chipsets por apenas alguns centavos por ano. 

Dessa forma, caro leitor falaremos hoje sobre mais uma das incríveis funcionalidades possíveis da rede blockchain graças a revolução provocada pelo DeFi, esteja conosco até o final e conheça mais esse interessante projeto.

Veja também: Entenda sobre as finanças descentralizadas (DeFi)

O que é a HNT?

A HNT, criptomoeda da Helium Network, é uma rede wireless peer-to-peer, criada para interagir com dispositivos IoT. Com isso, a ambição do projeto é criar uma rede P2P global, utilizando a tecnologia blockchain, tendo mais de 46.000 hotspots espalhados pelo mundo.

Nesse sentido, estes hotspots, que fornecem a cobertura da rede pública, oferecem, em troca, a compensação com a criptomoeda nativa do Helium, HNT. Hoje, a Helium Netowrk é a maior rede LoRaWAN do mundo.

Tecnologia LoRA e o protocolo LoRaWan o que são?

HNT

LoRa® é uma tecnologia de radiofrequência capaz de permitir comunicação de longas distâncias utilizando baixo consumo de energia. Com isso, os módulos passam a enviar e receber dados de gateways específicos,bem semelhantes a redes wifi, porém com alcance muito maior. Assim, esses dados são encaminhados via conexão IP para servidores locais ou remotos.

Nesse sentido, as principais aplicações desta tecnologia são em sistemas de IoT, como sensores e monitores remotos. Como exemplo de bom uso desta tecnologia, destacam-se aqueles operados a bateria, de mensagens curtas e aqueles em locais de difícil acesso.

Em suma, LoRa pode ser chamada de camada física de comunicação, sendo baseada em uma técnica conhecida como “chirp spread spectrum modulation”. Esta técnica é utilizada há décadas, principalmente em sistemas militares, pois possibilita longo alcance e grande imunidade a ruídos.

Sendo assim, a LoRaWan é o protocolo que define a arquitetura do sistema, assim como os parâmetros de comunicação usando a tecnologia LoRa. O protocolo é capaz de implementar os detalhes necessários para funcionamento, segurança e qualidade do serviço.

Com isso, também é capaz de realizar ajustes de potência visando maximizar a duração da bateria dos módulos, bem como de aplicações do módulo e do servidor.

Veja também: Conheça o Aave, protocolo DeFi para empréstimos

A história da HNT

Fundada em 2013 por Shawn Fanning, Amir Haleem e Sean Carey, a Helium tem por objetivo facilitar a conexão entre dispositivos. Com isso o projeto nasce para suprir as necessidade de conexão que segundo seus fundadores, se encontram totalmente inadequadas.

Sendo assim, com o objetivo de solucionar esse problema, eles desenvolveram o Helium Hotspot, uma combinação de um nó de blockchain físico e gateway sem fio que os participantes da rede podem implementar para receber compensação em HNT, o token nativo utilizado pela rede.

Em relação a história profissional dos fundadores, Haleem tem um histórico ativo no mercado de videogames. Fanning, por outro lado, é bem conhecido por desenvolver o Napster, o serviço de compartilhamento de música que foi um dos primeiros serviços de Internet ponto a ponto (P2P) no final dos anos 1990.

Além disso, Carey ocupou vários cargos de desenvolvimento antes da Helium, que incluía a empresa de otimização de publicidade Where, adquirida pelo PayPal. Hoje, a Helium possui uma equipe que, segundo a própria empresa, tem experiência em “rádio e hardware, fabricação, sistemas distribuídos, tecnologias ponto a ponto e blockchain”.

Equipe Por trás da Helium (HNT)

Amir CEO

Assim, Amir é o CEO e co-fundador da Helium. Contudo, antes da Helium, Amir teve uma longa carreira na indústria de videogames como CTO na startup de jogos Diversion e também como membro da equipe original por trás do Battlefield 1942 na DICE em Estocolmo, Suécia.

Além disso, Amir é um ex-campeão mundial de jogos eletrônicos, co-fundador da popular comunidade de esportes eletrônicos esreality.com, também constrói e dirige carros esportivos japoneses dos anos 90.

Marc Nijdam CTO

Marc Nijdam é  líder em tecnologia com mais de 25 anos de experiência. Sua experiência abrange a comercialização de pesquisas na Hewlett-Packard, também lidera uma série de produtos e serviços da Qualcomm.

Marc se concentra no design, escalabilidade e resiliência das equipes de produto, software e desenvolvimento. Além de ser um holandês típico, ele gosta de velejar em lanchas e ficar com a família. 

Frank mong COO

Frank Mong é COO da Helium, onde é responsável por vendas, marketing e desenvolvimento de negócios da empresa. Antes da Helium, Mong passou 20 anos em segurança cibernética, incluindo o cargo de CMO da Hortonworks, vice-presidente sênior de marketing da Palo Alto Networks e vice-presidente / gerente geral de segurança da HP. 

O objetivo da Helium

O Helium tem como objetivo melhorar o desempenho de comunicação de dispositivos sem fio relacionados à Internet das Coisas (IoT) sem fio. Em 2013, ano de criação da Helium, essa infraestrutura necessária para evolução do IoT estava nascendo. Contudo, seus desenvolvedores já pensavam em descentralizar a comunicação entre dispositivos. 

Sendo assim, o principal foco da Helium são os proprietários de dispositivos e pessoas interessadas na Internet das Coisas. Com isso, ao adquirir estes hotspots, o proprietário passa a ter a recompensas financeiras através da mineração, uma forma de incentivar essas pessoas a compartilharem suas redes.

Em outras palavras, estes hotspots. Combinações de roteadores sem fios com dispositivos de mineração são capazes de minerar a criptomoeda HNT. Além disso, também existe a possibilidade do usuário criar seu próprio hotspot. 

Um outro ponto é que a rede funciona com o mecanismo de consenso proof-of-coverage (PoC), um novo algoritmo de consenso baseado no protocolo HoneyBadger BFT que permite que os nós em uma rede cheguem a um consenso quando a qualidade da conexão é altamente variável. 

Além disso, os usuários pagam taxas de transação em um token separado denominado DataCredits. Este token não é passível de troca ou venda, sendo vinculados individualmente a cada usuário.

Total
18
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts