Bolsas operam em queda com tensões de votação ao Senado na Geórgia

As movimentações em relação às bolsas no dia de hoje têm sido voltadas ao fato de todos estarem atentos às definições das eleições do senado na Geórgia, ao qual deve definir no dia de hoje (5), quem tomará conta deste cargo até o final do mandato de Joe Biden.

Essa definição é muito importante em relação a decisão entre democratas e republicanos, uma vez que pode implicar nas decisões fiscais dos EUA daqui pra frente. Além disso, uma vitória democrata poderia dar um aval muito maior em relação à tomada de decisões do próprio Joe Biden ao país.

Com este fato relevante e também com as preocupações que envolvem a nova variante do novo coronavírus, as bolsas operaram em queda no dia de hoje, principalmente o Ibovespa que até por volta das 11h08 estava próximo dos 117 mil pontos, uma queda de aproximadamente 1,53%.

Das ações que compõem o Ibovespa, a queda é praticamente generalizada, com exceção da Hypera e da Weg, no qual a primeira operava neste mesmo horário com uma alta de 2% e a segunda se comportando muito próxima à estabilidade.

O S&P 500 e o índice Dow Jones apesar de não estarem funcionando durante este dia 5 de janeiro, fecharam em queda no dia 4, com as tensões em relação a esta eleição. O S&P 500 caiu cerca de 1,48% na segunda-feira e o Dow Jones teve queda de 1,25%.

Quanto às eleições no Senado, Joe Biden já apresenta em seu apoio a maioria na Câmara dos EUA. Sendo assim, caso os democratas consigam também a maioria no Senado, o novo presidente americano teria o caminho muito mais facilitado em relação a sua governança nos próximos 4 anos.

Ainda há 2 cadeiras no senado em abertas, de modo que a maioria ainda é dos republicanos, com 50, e outras 48 com os democratas. A vitória de um desses cargos para o lado republicano já garante a eles uma maioria no Senado.

Dessa forma, tanto Biden quanto Trump se engajaram publicamente nesta campanha dos candidatos ao Senado pela Geórgia. Os dois viajaram ao estado para compromissos voltados a esta candidatura, juntamente com seus comitês centrais.

A disputa neste momento está entre os candidatos:

  • David Perdue (republicano, atual senador) x Jon Ossoff (democrata)
  • Kelly Loeffler (republicana, atual senadora) x Raphael Warnock (democrata)

O significado desta votação é ainda maior por conta das polêmicas envolvendo a Geórgia nas eleições presidenciais no qual Biden venceu Trump por apenas cerca de 12 mil votos de diferença na disputa.Nesse caso houve duas recontagens e é a primeira vez desde 1992 que um democrata vence as eleições no estado.

Além disso, o caso ganhou ainda mais relevância com o áudio vazado de Donald Trump em relação ao pedido de Trump ao secretário de Estado da Geórgia em “encontrar” 11780 votos a seu favor para reverter o resultado das eleições no estado.

Total
75
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts