Bill Gates financia projeto bilionário para “escurecimento do sol”

Segundo a revista Forbes, o fundador da Microsoft, Bill Gates, estaria financiando o estudo de um projeto que pretende reduzir o aquecimento global no planeta, e impactar de forma direta as questões ambientais através da meta de contenção dos problemas ambientais.

A ideia do bilionário seria tentar desenvolver, junto a diversos cientistas da Universidade de Harvard, um aerossol que pudesse dissipar uma parte da luz do sol que é emitida sobre a superfície da Terra, de modo que se reduzisse os impactos que essa luz têm conforme aumenta o problema do aquecimento global.

O nome do projeto leva a sigla inglesa SCoPEx, mas a tradução disso acaba sendo de certa forma um pouco difícil de decifrar, apontando para algo parecido com Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica.

Vale ressaltar que Bill Gates pretende dissipar a luz emitida de volta para o espaço, ou seja, faz um tipo de “escurecimento do sol”, através da dispersão de conteúdo a base de CaCO3 na atmosfera, desde que o produto não seja tóxico para os seres vivos.

Desde 2017 já existem estudos a respeito do CaCO3 e os seus resultados em relação à eficácia de reduzir os efeitos do aquecimento global. Esses estudos, na ocasião, foram realizados pela Universidade de Harvard, e é baseado nisso que Bill Gates espera desenvolver esse novo produto, a princípio, tão revolucionário.

Veja também: Coronavac pode ser atualizada para novas variantes em até 2 meses, diz China

Havia um outro estudo a respeito do desenvolvimento de um aerossol de sulfato, porém a capacidade do composto de destruir as partículas de ozônio acabou afastando um pouco a atenção para esse projeto.

Desse modo, os estudos de Harvard de 2017 e que tiveram a edição do Instituto de Tecnologia da Califórnia, acabaram tomando o lugar deste último projeto, o que conta a partir de então com o financiamento do bilionário Bill Gates.

É importante ressaltar que, embora já tenha obtido diversos avanços, os cientistas da Universidade de Harvard ainda apresentam algumas questões importantes acerca do aerossol de CaCO3, uma vez que ele não faria qualquer alteração química na estratosfera, mas apenas dissiparia a luz emitida pelo sol, o que já ajuda na diminuição da temperatura da Terra em sua superfície.

Além disso, outro ponto importante que os cientistas analisam, é que não se sabe ao certo a quantidade de aerossol de CaCO3 que seria necessário utilizar para resolver de forma sustentável os problemas relacionados ao aquecimento global, e esse ponto ainda terá que passar por alguns estudos.

Quanto às questões financeiras do projeto que deve ter seus primeiros testes a partir de junho deste ano, um relatório feito pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática reiterou que o investimento necessário pelo projeto financiado por Bill Gates para reduzir cerca de 1,5 ºC ficaria entre US$ 1 bilhão e US$ 10 bilhões durante o ano.

É por conta disso, que além de todos os profissionais competentes da área da ciência que estão envolvidos nesse processo, também é importante a figura de Bill Gates para auxiliar nos grandes custos que esse projeto terá.

Veja também: Justiça determina que Traders de IQ Option devolvam dinheiro a clientes enganados

Total
31
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts