2/3 dos bancos podem perder mercado se não apostarem na digitalização

2/3 dos bancos podem perder mercado se não apostarem na digitalização

Mais de dois terços dos bancos da América Latina, o que representa atualmente 71%, mais 67% dos bancos em todo o mundo, deverão perder participação no mercado dentro de até dois anos caso eles não decidam investir em digitalização. A análise foi realizada pela fintech de soluções bancárias na nuvem Mambu.

O estudo mostrou como tese “Evolua ou seja extinto”, consultando mais de 500 executivos sêniores de bancos pelo mundo inteiro, inclusive consultando países da América Latina. Os resultados reforçam a urgência que devem acontecer as modernizações digitais nestas instituições, ou seja, o processo de digitalização.

44% dos entrevistados que estão na América Latina e 58% que estão no mundo, admitem que os seus negócios correm risco de acabar nos próximos cinco a dez anos caso eles não se adaptem rapidamente ao mundo digitalizado dos negócios.

Impactos financeiros da Covid-19

Talvez mais do que qualquer outro lugar no mundo, a América Latina usou da pandemia para realizar mudanças radicais. Não apenas no Brasil, mas em outros países emergentes como o México e a Argentina, além da Colômbia, que vêm crescendo nos últimos anos bastante no ramo de digitalização, com a criação de diversas startups.

Em toda a região, 57% dos executivos enxergam que o aumento da inclusão financeira está sendo um dos maiores benefícios para a construção de um modelo bancário mais sólido na América Latina, assim como acontece em todos os países desenvolvidos, que são os famosos países de “primeiro mundo”.

83% dos líderes do setor de bancos de varejo da região e 81% dos responsáveis por grandes instituições financeiras em todo o mundo acreditam que é necessário substituir o modelo mais conservador por algo que tenha em mente estratégias de crescimento. Isso fica ainda mais claro quando se observa a possibilidade de ganhos.

Progresso de digitalização será lento

O estudo identificou que mesmo que abracem a tecnologia, as instituições financeiras ainda estão longe de chegarem perto do que a digitalização e os serviços digitais têm de melhor para oferecer. Entre os entrevistados no mundo, 53% deles acreditam que podem correr o risco de perder os passos da transformação digital, como a indústria 4.0.

Quem está liderando a era são as fintechs, além de pequenos bancos de varejo e outros players com abordagens inovadoras, que devem priorizar cada vez mais experiências inéditas para os seus clientes.

Futuro aponta para uma evolução ainda maior das big techs

Para 78% dos grandes executivos da América Latina, as gigantes da tecnologia como Google e Amazon devem continuar sendo as donas das maiores fatias do mercado do setor bancário e em um período curto de até cinco anos.

Algumas empresas também estão apostando forte nos investimentos digitais, pois a fase de digitalização já foi concluída. Esse é o caso de algumas empresas na América Latina, como o Mercado Livre e Globant que realizaram grandes compras de Bitcoin, alocando no Caixa da empresa.

Entre as fintechs que estão evoluindo, podemos citar algumas corretoras, como a mexicana Bitso que após o sucesso no país de origem, já expandiu as suas atividades.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts