Venezuela fecha fornecimento de energia para mineradores

Autoridades venezuelanas suspenderam o fornecimento de energia no principal estado industrial da venezuela, tudo sem uma aparente explicação para tal, o ocorrido teve como alvo o estado de Carabobo. 

Alguns especialistas alegam que o que está ocorrendo é que a mineração está consumindo bastante energia na região, o que pode estar ameaçando o fornecimento de energia para os demais assinantes da rede.

Ainda segundo, usuários que foram afetados, a fiscalização da criptomoeda venezuelana local (sunacrip), tem intenção de se reunir para avaliar uma solução para restaurar o trabalho dos mineradores em meio ao problema de contingenciamento de energia na qual o estado supostamente está sofrendo. 

Carabobo possui uma quantidade bastante relevante de mineradores que atuam no país. Com isso essa medida afeta de maneira geral todo mercado de critpomoedas no país. 

Veja também: Volume de negociações de Bitcoin na Venezuela tem 6 meses de alta

A Venezuela e o Bitcoin

Com a desvalorização da moeda local ocorrendo há anos, o próprio governo e muitos programadores vem apostando em criptomoedas. Para uma parte importante da população, criptomoedas significa liberdade. 

Além do mais as criptomoedas são uma ótima opção financeira para os venezuelanos. Dado que a tecnologia da moeda permite transferências mais fáceis para conhecidos ou parentes exilados no exterior. Como sabemos, muitos saíram do país devido ao descontentamento com o governo socialista. 

Veja também: Segundo pesquisa, Venezuela tem 96,6% de sua população vivendo na pobreza

Não há problemas em se minerar na Venezuela, a mineração é legalizada por lá. Desde que a Sunacrip conseguiu aprovar um projeto de lei que regulamentou as atividades de mineração no país. Entretanto, os venezuelanos que desejam exercer tal atividade, devem obter uma licença emitida pela Sunacrip.

Com isso, os mineradores devem informar suas atividades, mantendo registro das mesmas por até 10 anos, que é o que pede a legislação. No entanto, obviamente há aqueles que não confiam no governo do país e prefere permanecer nas sombras, minerando de forma ilegal.

Essa medida também foi vista como uma ameaça inclusive para os que estão minerando de forma ilegal. Para que estes se inscrevam no orgão de fiscalização e comecem a minerar de maneira legal. 

Outro motivo para o recente ocorrido. É que membros do governo podem de fato terem previsto uma potencial instabilidade ocorrendo na rede elétrica. Nesse mesmo período estava ocorrendo eleições para eleger membros do governo. 

Membros de toda indústria preferiram não comentar o assunto. Para que não sejam realizados comentários comprometedores, até que possam finalmente se reunirem com as autoridades responsáveis por essas medidas. 

Assim, em outras palavras o cenário venezuelano não está facil. A medida pode ter sido uma ameaça ou apenas uma instabilidade identificada na rede de energia. Contudo a perseguição para com os mineradores que se encontram em situação irregular, deve continuar. 

Ou seja, se tratando de venezuela tudo pode acontecer, dado que o governo do país possui tendências pouco democráticas. Vamos aguardar. 

Veja também: Governo da Venezuela vende NFT por valor equivalente a R$ 80 mil

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts