Uso de criptomoedas em crimes diminui drasticamente

Segundo os dados mais recentes de uma pesquisa da Chainalysis, a porcentagem de criptomoedas utilizadas em atividades ilegais vem reduzindo drasticamente, com base nos resultados obtidos em 2020, comparando-os com os de 2019.

Em 2019, com as atualizações de casos que não haviam sido contabilizados, essa taxa passou para 2,1%, o equivalente a um volume de US$21,1 bilhões em criptos. Em 2020, esse número caiu drasticamente para 0,34%, que equivale a US$10 bilhões.

A taxa se dá levando em conta o total de volume disponível para negociação de criptomoedas no mercado para aquele ano, e a porcentagem desse total que foi utilizada para fins ilegais, com relação a atividades criminosas.

A diminuição desta taxa, segundo a própria Chainalysis, se deve ao fato de que entre o período que compreende os anos de 2019 e 2020, as atividades envolvendo a negociação e o uso de criptomoedas cresceram cerca de 3 vezes.

Além disso, os números anteriormente obtidos para o ano de 2019 estavam subestimados, uma vez que a empresa não havia contabilizado um dos casos mais marcantes envolvendo criptomoedas na China, que foi o esquema de pirâmide PlusToken.

Veja também: Ethereum valoriza 100% em 2021 e rompe máxima histórica

Assim como esse caso, outros não tinham sido considerados pela companhia, e agora, com os números ajustados, percebe-se que em 2020 a redução de uso criminoso com as criptomoedas caiu bem mais do que estava sendo previsto.

Aí você pode estar se perguntando se por ventura também seria necessário um ajuste futuro aos dados de 2020. E a resposta da Chainalysis para pergunta é que sim, os resultados podem se alterar levemente em relação ao atual, mas que não vai alterar o fato que o uso ilegal de criptomoedas vem se reduzindo de forma drástica.

Esse fator registrado em pesquisa, é extremamente importante para o avanços das criptomoedas no cenário econômico dos países, principalmente em relação ao bitcoin, que já obteve um crescimento de seu uso de forma considerável e relevante, e que tende a aumentar com o passar do tempo.

Como a construção de uma boa imagem das criptomoedas favorece sua ascensão?

Com a ascensão do bitcoin, outras criptomoedas de projetos importantes ao longo do tempo também acabam ganhando espaço, o que abre a possibilidade de que ocorra justamente o que já vem acontecendo com o bitcoin, no qual diversas instituições de grande presença no mercado investem grandes volumes de dinheiro nas criptomoedas.

Por muito tempo, com taxas mais altas de uso criminoso das criptomoedas e também por não serem moedas centralizadas em algum governo ou órgão estatal, muito se associou elas à ilegalidade.

Porém, com a tendência de que esses números diminuam ainda mais, como já vem ocorrendo, a normalização do uso das criptomoedas deve atrair ainda mais essas instituições e também aumentar as possibilidades para o uso diário delas para pessoas físicas como forma de pagamento.

O aumento da confiabilidade do bitcoin e outras criptomoedas é essencial para que os próprios governos possam ter um olhar mais positivo sobre elas, o que favorece medidas de desburocratização e sinalizações benéficas à expansão do seu uso, o que também pode estimular o seu valor de mercado frente ao cenário mundial.

Veja também: Otimismo global nas bolsas em dia de posse de Biden

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts