Tonga pode ser o próximo a ter o Bitcoin como moeda de curso legal

Em uma decisão que poderá seguir os moldes de El Salvador, mandatário de Tonga anunciou que é possível que o pequeno país que integra a Oceania passe a aceitar o Bitcoin como moeda de curso legal até o mês de novembro.

Na última quarta-feira (12), um legislador da nação de Tonga compartilhou algumas informações com os seus colegas parlamentares abordando como seria a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal.

Através de sua conta de Twitter, Lord Fusitu´a, que foi um membro do parlamento de Tonga, anunciou que pelo menos 100 mil tonganenses poderiam ser beneficiados com a adoção do Bitcoin. Em Salvador de fato isso aconteceu, pois o Governo distribuiu US$ 30 em Bitcoin para cada cidadão.

O primeiro passo é enviar o projeto de lei para o Parlamento até o mês de setembro ou outubro, para que seja possível a aprovação até o final de 2022. Após isso, será enviado ao Escritório do Palácio uma submissão, para que a atual majestade de Tonga possa dar o veredito final.

Após isso, levará de pelo menos 2 a 3 semanas para que a data de ativação seja finalmente devolvida. Na data de ativação é que teremos o período em que o Bitcoin (BTC) vai entrar em vigência.

O projeto que está sendo modelado é bem parecido ao que aconteceu para definir o Bitcoin como moeda de curso legal em El Salvador. Ainda no último ano, houve muita especulação sobre que Tonga poderia ser um dos próximos países a adotar a criptomoeda.

Veja um pouco sobre o país Tonga e a relação do Bitcoin com os pequenos países

Tonga é uma nação que fica em uma pequena península remota e que é dependente da remessa de diversos países, como Austrália, Nova Zelândia e os Estados Unidos. Uma pesquisa recente da International Finance Corporation calcula que Tonga é o país que recebe o maior número de remessas no mundo, o que contribui para 30% da renda das famílias.

A população de Tonga é bem pequena e não ultrapassa a marca dos seis dígitos, sendo que de acordo com um estudo da Organização Internacional para as Migrações, o mais provável é que existam 126.000 tonganenses que vivem em outros países, com pelo menos 18.000 destes que residem na Austrália.

Uso das remessas foi um dos principais motivos para a adoção do BTC em El Salvador

O uso das remessas foi um dos principais motivos para que El Salvador decidisse adotar o BTC como uma moeda de curso legal. E a quantidade do PIB de Tonga que é proveniente de remessas internacionais passa a de El Salvador, 39% a 24%, respectivamente.

Um dos planos de Tonga seria a criação de uma economia que iria girar em torno do Bitcoin, assim como já está acontecendo no pequeno país latino, que inclusive está financiando a criação da Bitcoin City em El Salvador

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts