Tesla está trabalhando para criação de robô humanóide para 2022

Na noite desta quinta-feira (19), aconteceu um evento sobre Inteligência Artificial promovido pela Tesla. Durante este evento Elon Musk anunciou que a empresa está trabalhando em um robô humanoide que tem planos para ter um protótipo até o ano de 2022.

“Basicamente, a ideia era que esse robô começasse a substituir seres humanos em trabalhos entediantes, repetitivos e perigosos”, disse Elon Musk sobre o novo projeto da Tesla. “Qual é o trabalho que as pessoas menos gostariam de fazer?”

Elon Musk não deu maiores informações sobre a venda ou o preço pelo qual o robô será vendido. No lugar onde ficaria o rosto de um ser humano, existirá uma tela no robô que servirá para apresentar informações úteis aos usuários.

O CEO da Tesla acredita que um robô como este teria um enorme impacto na economia mundial. Segundo ele, com esse novo projeto o trabalho físico se tornaria uma escolha no futuro, e uma renda básica universal seria imprescindível.

O executivo é um dos chefes do Vale do Silício. Além disso, é um dos que se atenta ao fato de que a tecnologia pode no futuro acabar eliminando o emprego de muitas pessoas, por isso, alguns indivíduos precisarão conseguir uma outra fonte de renda.”Mas não agora porque este robô não funciona neste nível”, acrescentou Musk.

Apesar de inovador o projeto da Tesla é muito desafiador

Robôs com traços humanos já encantam há muito tempo a população geral e a cultura popular. No entanto, colocar o projeto de criar um robô que tenha capacidade de realizar tarefas humanas vem se provando ser muito desafiador. Apesar de toda a evolução sofrida pela IA, as habilidades gerais possíveis de serem realizadas continuam sendo muito abaixo até mesmo das de uma criança.

As tarefas hoje em dia realizadas por robôs, se restringem a serviços simples e em ambientes descomplicados, como, por exemplo, carregar mercadorias na fábrica ou aspirar a casa.

As inovações trazidas por Elon Musk com seus trabalhos na Tesla e na SpaceX já causaram uma revolução nas indústrias automotivas e espaciais. No entanto, o executivo é famoso por perder prazos e não cumprir algumas promessas. Diversas promessas feitas pelo executivo não foram atendidas, por exemplo, as que se referem aos prazos dos veículos autônomos estarem prontos para uso em massa.

Por esse motivo, o National Highway Traffic Safety Administration abriu uma investigação quanto à segurança do sistema de direção autônomo da Tesla. Além disso, dois senadores dos EUA solicitaram que a Comissão Federal de Comércio investigue se o marketing da Tesla sobre seu software é ou não enganoso.

Como será o Tesla Bot

Elon Musk deu a descrição do robô como sendo uma extensão do trabalho da Tesla para ser utilizado na construção de veículos autônomos. O chip utilizado no robô será o mesmo de um computador e contará com oito câmeras, bem semelhante aos automóveis da marca. O tamanho do robô será de 1,70 m de altura, pesará 56 kg, e terá capacidade de carregar até 20 kg e se mover a velocidade de 8 km/h.

“Você pode falar com ele e dizer ‘por favor, pegue esse parafuso e prenda-o a um carro com essa chave’, e ele deve ser capaz de fazer isso”, afirmou. “’Por favor, vá até a loja e compre os seguintes mantimentos.’ Esse tipo de coisa. Acho que podemos fazer isso.” O executivo disse ainda que inicialmente o robô terá cinco dedos em cada mão, mas isso pode mudar.

Segundo o CEO da empresa, a Tesla pretende mostrar que vai muito além de uma empresa de carros elétricos. Muitos funcionários realizaram apresentações para promover a experiência de IA da Tesla. Musk descontraidamente também afirmou que o robô seria amigável. “Esperamos que isso não apareça em um filme de ficção científica distópico”, disse.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts