Real sobe 104 posições no ranking de moedas que mais se valorizaram em 2021

Se 2020 foi um ano muito negativo para a nossa moeda em comparativo com o dólar, quando a queda do real foi de mais de 40% no ano em relação à divisa norte-americana, neste ano as coisas estão bem melhores para o nosso lado. Resultado ou não da inflação que atinge os Estados Unidos, o real acumula 3,2% de ganho em 2021 em comparação ao dólar.

Como consequência do fraco desempenho do real em 2020, ficamos nas últimas colocações em relação às moedas com piores resultados no primeiro ano de pandemia, figurando a frente apenas de países com situação fiscal muito pior que o Brasil, como Turquia (lira turca), Argentina (peso argentino) e Venezuela (bolívar venezuelano).

Ranking que coloca o real entre as 15 moedas mais fortes é feito pela Austin Rating

O ranking foi feito por uma Agência Brasileira, a Austin Rating que avaliou mais de 100 moedas fiat em relação ao dólar no último ano. A análise não começou especificamente no início de 2020, mas sim no mês de junho, avaliando até essa última sexta-feira (18).

O real ocupa a 12ª moeda mais bem posicionada em um ranking que avalia pelo menos 120 países e a nossa alta acumulada em relação ao dólar é de 3,2% em 2021. É o mesmo que dizer que no padrão invertido, o dólar caiu um pouco mais de 3% desde o início do ano.

Além do real, outros países emergentes também estão apresentando resultados significativos

O Brasil está em uma situação muito parecida ao de alguns outros países emergentes, que também sofreram muito com a pandemia no ano passado, mas que estão se recuperando. A Rússia vêm aproveitando a vacina que produziu em seu território, a Sputnik, que como prova fez com o rublo russo já se valorizasse 2,8% em relação ao dólar neste ano.

Outra moeda que também está revertendo a situação desfavorável ao dólar, é o rand sul-africano, que tem uma alta acumulada de 3,4% na divisa americana neste momento. Vale lembrar que o real foi a sexta pior do mundo em 2020, mas agora está entre as 15 melhores colocações, com uma agenda econômica favorável.

Entenda os sinais que estão deixando a economia brasileira mais forte

Após ter chegado perto de R$ 5,90 em março, a cotação do dólar começou a perder força de forma paulatina ou seja constante. É quase inacreditável pensar que em menos de 3 meses, o dólar já caiu mais de 80 centavos. Em comparação ao pico apresentado no primeiro trimestre, a queda acumulada já é de 14%.

As melhorias vieram apresentadas por uma série de melhorias, como o resultado positivo do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2021, medidas para diminuir os gastos durante a pandemia, além da privatização da Eletrobras que está bem encaminhada, assim como dos Correios que ainda pode ser aprovada em 2021.

Ranking dos países mais bem colocados em relação ao dólar:

Posição

País

Moeda

Variação do ano

Moçambique

Nova metical

15,4%

Seychelles

Rupia

15,0%

Ucrânia

Hryvnia

4,1%

Geórgia

Lari

3,5%

Lesoto

Loti

3,4%

África do Sul

Rand

3,4%

Suazilândia

Lilangeni

3,4%

Namíbia

Dólar da namíbia

3,4%

Gibraltar

Libra esterlina

3,4%

10ª

Canadá

Dólar canadense

3,3%

11ª

Uganda

Xelim

3,3%

12ª

Brasil

Real

3,2%

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts