Quando a dica é tão quente, que queima seu bolso!

A popularização do mercado financeiro no país nos mostra praticamente 2 cenários: O fato que, se cresce o número de investidores aplicando em renda variável, mas também, cresce a picaretagem! 

Tem muito malandro ganhando rios de dinheiro enganando a massa iniciante. Há exceções!? Sim, mas, não se engane quanto a isso! Discutir exceção é um desgaste excessivo (com trocadilho e tudo).

O fato é que, todos os dias, escorrem pelas redes sociais novos vendedores de cursos, novos vendedores de fórmulas milagrosas e de setup infalível (não existe, e pior ainda, quando se torna de domínio público, aí que a estratégia não funciona mesmo). 

E todos os dias, entram novos investidores no mercado. E acredite: quando um malandro encontra um bobo na rua, normalmente sempre sai negócio.

Leia também:

Vimos recentemente, um exemplo de dica de compra, que não deu muito certo. A maioria não dá, mas essa chamou atenção pela quantidade de pessoas que perderam dinheiro. 

Um influenciador digital famoso, que possui uma sala de dicas, ou seja, te cobra para dar sinais de compra e venda em ativos e derivativos, sugeriu que investidores comprassem opções de compra (call), de determinado ativo, faltando uma semana para se encerrar. 

Leia também:

Ou seja, opções possuem vencimentos, são ajustadas por séries mensais, seguem um calendário, tanto em call (opção de compra) e put (opção de venda). No final do artigo, deixarei um link para um vídeo que explica o básico sobre opções.

Voltando ao caso: O influencer dizia abertamente em suas redes sociais, estar comprado nas ações da empresa COGNA Educação (COGN3) e que acreditava no case da empresa. 

Eu discordo em um aspecto importante: Quem acredita no case da empresa, investe a longo prazo, com visão de sócio. Prometo trazer mais informações sobre Buy and Hold para vocês também! 

Quem investe a longo prazo, normalmente não fica como “torcedor de cotação”, falando que a empresa vai custar tal preço em breve e que, é melhor você aproveitar agora senão vai perder a oportunidade. Isso cheira a “trambique”. Alguém tem interesses por trás disso, e quer te fazer pagar a conta.

Resumindo o que houve nesse caso, pessoas foram induzidas a entrarem em CALL da empresa com strike fora do dinheiro (OTM), faltando poucos dias para o vencimento. E, como a opção estava “barata”, logo as pessoas que não entendem como isso funciona, compraram de bastante quantidade. 

Só que, a cada dia que passa e o movimento esperado não acontece, a opção perde tempo de vida e se desvaloriza, te levando ao prejuízo. Vimos casos de pessoas que perderam mais de 100 mil reais nessas operações. 

É ingenuidade misturada com ganância burra! Isso nunca dá certo. Provavelmente, a pessoa que indicou a operação, vendeu as opções dela no lucro, no momento que, a demanda forte de compra do ativo entrou e ele aproveitou a volatilidade da opção e saiu da operação, deixando a sardinha “pagando o pato”.

O mercado é uma excelente forma de remuneração e de construção de patrimônio, mas, as pessoas são facilmente induzidas a errar. Isso transforma os sonhos da maioria das pessoas em pesadelos, e acaba tirando do jogo pessoas que teriam excelentes potenciais de ganho no longo prazo. 

A minha dica é para você que está iniciando agora, ou até mesmo para você que já tem certo tempo nos investimentos, mas ainda não encontrou uma estratégia que se encaixe em seu perfil: Não entre em dicas quentes sem ao menos saber o que está fazendo! 

E quando, tiver pelo menos noção do que está fazendo, ou achar que tem essa noção, entre pequeno na operação. Não sacrifique as economias de uma vida toda achando que vai tirar a sorte grande em uma única operação. 

Isso não existe! Você vai enriquecer banqueiro, dono de corretora e influenciador picareta. Aprenda isso, coloque em sua cabeça, e provavelmente não errará mais!

Bons Investimentos!

Total
6
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts