Projeto de stablecoin do Facebook é cancelado; Entenda os motivos!

A Meta (Ex-Facebook) anunciou oficialmente que o projeto Diem foi finalmente cancelado, após um período de mais de dois anos e de muitos esforços da maior rede social do mundo para a emissão da sua própria stablecoin.

O anúncio foi realizado pela Meta na última segunda-feira (31), através do CEO do projeto Diem, Stuart Levey, que confirmou que o próximo objetivo do Facebook será vender as propriedades intelectuais da Diem, que agora irá ser passada para a Silvergate Capital Corporation.

A Diem Association e as suas subsidiárias anunciaram que as operações vão ser encerradas já nas próximas semanas, porém ainda assim, a associação está se mantendo contente e acredita que a Meta vai prosperar mesmo depois do encerramento do seu projeto.

Meta entende que uma stablecoin operada em blockchain vai ser realidade

A Meta afirmou que continua muito confiante no potencial de uma stablecoin que opere em uma blockchain, acreditando que a partir desse momento a SilverGate se mostra muito bem preparada para cumprir com esse objetivo.

Segundo um anúncio oficial que foi realizado pela Silvergate, a empresa vai tratar de comprar os ativos da Diem por um valor agregado que chegará a US$ 182 milhões. A expectativa é que US$ 30 milhões venham a ser adquiridos pela empresa já ao longo deste ano.

Também vamos contar no projeto com a presença do Silvergate Bank, que é uma subsidiária da Silvergate, vai se juntar como uma parceira da Meta, integrando essa plataforma de pagamentos, que se chamará Silvergate Exchange Network.

Projeto havia sido apresentado em 2019

A Meta havia anunciado o projeto da moeda digital ainda em 2019, que naquele momento havia sido chamado de Libra, porém com os constantes empecilhos enfrentados acabou passando o nome para Diem e contou ao longo dos anos com a parceria de grandes empresas de pagamentos, como VISA, eBay e PayPal, todos eles fortes concorrentes nesse insano mercado de pagamentos, que agora conta com as criptomoedas.

O projeto acabou recebendo uma enorme pressão regulatória no mundo, com várias “autoridades financeiras” temendo pela expansão e por um maior protagonismo das gigantes do mundo da tecnologia, agora também no setor de pagamentos. No Brasil, já vemos a ferramenta do WhatsApp que permite aos seus usuários realizarem pagamentos aos contatos dentro da ferramenta.

Nova carteira da Meta já está em fase de testes

E mesmo com toda essa pressão regulatória que acompanhou o Facebook nos últimos anos, a Meta já está testando alguns de seus novos serviços nos Estados Unidos, como a carteira Novi, que já está em um período de testes desde o ano de 2021.

E se de um lado estamos vendo a Diem Association empacotar o projeto do lançamento da stablecoin da Meta, alguns dos seus membros originais já estão pensando em realizar os seus próprios projetos de stablecoin. O PayPal foi uma das empresas que anunciou no último mês que estava pensando na possibilidade de emitir a sua própria moeda para pagamentos. 

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts