Primeiro ETF de Bitcoin brasileiro estreará na B3 em 23 de junho

O produto vai ser oferecido pela QR Capital, com a sigla QBTC11. Será o primeiro fundo de Bitcoin na B3, com alocação de 100% no Bitcoin. A QR Capital se trata de uma empresa de investimentos que aposta na tecnologia blockchain, com previsão de lançamento para a Bolsa de Valores em 23 de junho e será oferecido por inúmeras corretoras nacionais.

O novo produto financeiro também será o primeiro em toda a América Latina com 100% de exposição a uma criptomoeda. Entre as corretoras que já anunciaram o seu suporte ao novo ETF em cripto, citamos o Banco Inter, Órama, Modal Mais, Easynvest, BTG e Vitreo. As cotas de fundos vão estar disponíveis para investidores credenciados na B3.

Conheça o que irá compor o ETF da QR Capital

O QBTC11 vai usar o índice CME CF Bitcoin Reference Rate, que é um dos mais confiáveis, amplos e seguros do mercado. Sendo assim, ele é referência em contratos futuros do Bitcoin, estando já em negociações na Bolsa de Chicago, Chicago Mercantile Exchange Group, que se trata de um conglomerado de derivativos.

Deste modo, o cronograma para o seu lançamento na B3 também já foi definido. O material publicitário e prazo limite para adesão das corretoras já se encerrou. Agora o que vai faltar definir é a análise dos pedidos de agentes autorizados, pedidos de subscrição de cotas e data da liquidação da primeira emissão.

Opção do ETF de Bitcoin ficará acessível para quem está começando a investir

As cotas do fundo vão ficar disponíveis para os investidores a partir de apenas R$ 100, definido juntamente com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim, vão estar acessíveis através de qualquer corretora, que terão até hoje, sexta-feira (11) para fazerem o pedido de adesão do fundo à CVM.

O produto financeiro vai se tornar interessante principalmente para quem não quer se preocupar com configurações de carteiras digitais e carteiras privadas, conhecidas como “cold wallets” e onde o esquecimento das chaves acarreta na perda dos bitcoins.

A novidade surge como uma opção democrática de investimento. Dessa maneira, até os investidores que não são considerados “qualificados” pela CVM, terão a oportunidade de investir no fundo. Anteriormente apenas os que estavam qualificados ou tinham pelo menos 1 milhão de reais em patrimônio aplicado poderiam investir no fundo.

Aprovação foi feita pela CVM ainda em março

O ETF foi aprovado pela CVM ainda no dia 11 de março, se tornando o primeiro exchange-traded, fundo 100% com alocação em Bitcoin na Bolsa Brasileira. E esse é mais um dos investimentos que vem comprovando a adoção e aceitação do público brasileiros as novas tecnologias, que começou lá atrás com as negociações de criptos em exchanges.

Já temos na Bolsa de Valores (B3) o ETF HASH11 que é oferecido e gerido pela Hashdex, sendo o primeiro tipo de fundo com investimento em criptomoedas. Porém, o que diverge do fundo da QR Capital é que HASH11 é um índice alocado não apenas em Bitcoin, mas também Ethereum, Litecoin, XRP e Bitcoin Cash.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts