Presidência na Câmara e Senado serão definidos hoje no Brasil. Confira

Os deputados vão se reunir no dia de hoje (1) em busca de fazer a votação de quem comandará a câmara dos deputados no Brasil a partir de 2021, e que terá mandato pelos próximos 2 anos.

De igual modo, os senadores também irão se reunir em busca da escolha de quem comandará o Senado a partir de então. Na Câmara, a eleição do novo dirigente deve começar por volta das 14h, enquanto no Senado a votação terá início por volta das 19h do dia de hoje.

A votação será feita em urna eletrônica e o voto, por sua vez, é feito de forma secreta, embora os partidos e seus integrantes já estavam prestando apoio aos candidatos que tinham alguma preferência durante o período anterior à votação, mais especificamente no que se refere ao período de campanha e a formação dos apoios.

A eleição na Câmara

Na disputa da presidência da Câmara, estão previstos 9 candidatos diferentes para o cargo, porém, a decisão deve ficar entre os 2 mais cotados para vencer essa eleição, que está bastante polarizada entre os candidatos Arthur Lira, do PP-AL e Baleia Rossi, do MDB-SP.

A polarização entre os candidatos se dá de forma ainda mais intensa a partir do momento que divide grandes personagens do cenário político que já haviam tido várias discordâncias e discussões ao longo de seus mandatos.

Veja também: Altas dívidas dos países marcam o cenário pós-pandemia

Esses personagens são justamente o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que apoia a candidatura de Arthur Lira, e Rodrigo Maia, que é o atual presidente da Câmara, e apoia a candidatura de Baleia Rossi.

A eleição no Senado

A reunião dos senadores que antecede a votação pode começar conforme se tiver cerca de 1/6 da composição do grupo de senadores, que é equivalente a 14 deles. Mas a votação em si só pode começar a partir do momento que 42 senadores estiverem presentes para que ela ocorra.

A definição da eleição no Senado vai se dar a partir do momento que 41 senadores apontarem para um candidato, ou seja, na hora que o candidato tiver maioria absoluta na votação.

Os candidatos no Senado que têm possibilidade para assumir o cargo estão distribuídos entre 4 candidatos, que são: Simone Tebet, do MDB-MS, Rodrigo Pacheco, do DEM-MG, Major Olimpio, do PSL-SP e Jorge Kajuru, Cidadania-GO.

Tanto na votação da Câmara como também no Senado, devem ser tomadas medidas que possam conter possíveis contaminações pela Covid-19, o que inclui colocar 2 urnas eletrônicas do lado de fora do plenário, no caso do Senado.

A definição dos eleitos pela Câmara e Senado como novos diretores é bastante aguardada pelo mercado financeiro no Brasil, uma vez que a polarização de ideias dos diferentes candidatos acaba influenciando diretamente nas decisões políticas e econômicas no Brasil nos próximos 2 anos e também o poder que o governo federal terá para realizar essas decisões.

Dependendo de qual candidato for eleito, as medidas tomadas, por exemplo, pelo presidente Jair Bolsonaro daqui pra frente podem ter o caminho um pouco mais facilitado, caso for os candidatos com o qual se têm o apoio do presidente, ou um caminho mais difícil, na eleição de candidatos de ideias contrárias ao presidente.

Veja também: Dívida pública no Brasil atinge o maior patamar de sua história. Veja os valores

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts