PIX vai se consolidar como substituto do dinheiro em espécie?

Na última semana, o diretor de inovação, produtos e serviços financeiros da Federação Brasileira dos Bancos, Leandro Vilain, anunciou que três a cada quatro transações são feitas com o Pix, que está cada vez mais substituindo o dinheiro como método de pagamento e que coloca em risco ainda mais a utilidade do dinheiro em espécie.

De acordo com os dados das instituições financeiras, pelo menos 1,2 bilhão de transferências foram realizadas via Pix somente no último mês. Destas, 900 milhões já estariam substituindo totalmente o dinheiro físico.

Em apenas 12 meses, a ferramenta teve uma grande adoção pela maior parte da população e já está apresentando algumas mudanças no mercado, em meio aos seus erros e acertos. O dinheiro digital está de fato mudando a vida das pessoas, que antes teriam de passar pelo manuseio desse dinheiro e acabariam perdendo tempo para isso.

Bancos estão investindo em soluções tecnológicas

Somente no último ano, os bancos investiram 25 bilhões em soluções tecnológicas, sendo que os mesmos afirmaram que pretendem seguir dedicando parte das suas verbas para garantir sistemas sofisticados, dignos de primeiro mundo.

No Brasil, já temos 70 milhões de pessoas que estão cadastradas no sistema biométrico, sendo que este é apenas um dos avanços que já aconteceu no país em quesito de bancarização.

Na última segunda-feira (29), a plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central lançou duas novas ferramentas: o Pix Saque e o Pix Troco. Uma das maiores preocupações está no aumento do vazamento de dados, que inclusive está acontecendo em todo o mundo, que gera um custo maior para o sistema.

Proteção contra o golpe do Pix

O número de golpes aplicados através do Pix está aumentando no Brasil, infelizmente. De acordo com os profissionais, estes ataques podem ser divididos em duas categorias, e que envolve o contrato entre golpista e vítima, além das tradicionais invasões de equipamentos eletrônicos.

Já existem diversas ferramentas que estão aplicando o golpe do Pix, em uma prática que muitas vezes envolve o envio de um PDF ou e-mail, que é transmitido através de um arquivo que vai infectar a máquina do indivíduo caso ele acesse o link de envio malicioso.

No momento que você acessar o aplicativo do banco, o criminoso vai receber uma notificação em sua tela para solicitar o seu acesso. É a partir deste momento que o hacker tem direito a todos os dados da sua conta bancária e que ele pode dar início às movimentações.

Clientes do PicPay estão economizando taxas com o uso do Pix

Em comemoração ao 1 ano de vida do Pix, o PicPay lançou um relatório que mostra como os seus usuários estão sendo beneficiados pela isenção de taxas e a praticidade dos serviços digitais.

Os dados mostram que o maior número de transações através do Pix está acontecendo entre as 11h e 21h, principalmente após as novas medidas do Banco Central, que limitam as transferências após esse horário para apenas R$ 1.000, como prevenção. 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts