Pai rico, pai pobre: o que Robert Kiyozaki ensina sobre investimentos?

Robert Kiyosaki, é um conhecido escritor e empresário do mundo do mercado financeiro. Ele Nasceu no Havaí em 1947 e se formou na Marinha Mercante, devido ao seu desejo de conhecer diversos mercados diferentes, em países distintos.

Ele trabalhou na Standard Oil Company, porém com o tempo, a guerra do Vietnã fez com ele que tivesse que deixar a companhia, para se dedicar ao combate. Com o passar do tempo seus estudos referentes a liderança de tropas, além do cargo na Xerox que receberia mais tarde, o introduziu de forma relevante a questões de técnicas de liderança e vendas.

Todas essas técnicas que Robert Kiyosaki aprendeu, foram essenciais para ele começar mais tarde na fundação da companhia Cash Flow Technologies, onde finalmente iniciou-se como um empresário tão conhecido como é hoje.

Além disso, um dos pontos mais marcante de Robert Kiyosaki, é o seu conhecimento sobre investimentos, aos quais acabou sendo um modelo a ser seguido nesse ramo, devido a todo seu sucesso, não só como empreendedor e sobre seu conhecimento de como investir com sucesso, mas também por ser um escritor muito renomado no mundo das finanças.

Além disso, teve sua experiência como colunista na Time Magazine, onde falava sobre educação financeira, pontos específicos sobre investimentos e interessantes explicações e opiniões a respeito da geração de riqueza dos ricos.

Apesar de todas essas atribuições e experiências, o que alavancou mesmo o nome de Robert Kiyosaki foi seu sucesso como escritor, embora ele mesmo diga que a escrita não é um dos seus pontos fortes, principalmente nas dificuldades com a língua inglesa, que seria importante para a disseminação em diversos países de suas ideias.

Autor de 15 livros, Robert alavancou seu nome e conquistou um grande sucesso com o livro “Pai rico, pai pobre”, que acabou inspirando todos os demais 14 livros e teve a parceria de autoria com Sharon L. Lechter.

“Pai rico, pai pobre” se tornou um dos maiores best-sellers referente ao assunto de educação financeira, trazendo a tona conceitos importantes relação a pensar no dinheiro de forma mais inteligente, através dos ideais de se aprender a viver de renda desde cedo

Leia também:

.

Polêmicas na vida de Robert Kiyosaki e sobre seus ensinamentos

Embora com grande sucesso, Robert Kiyosaki já foi alvo de muitas críticas a respeito de sua obra principal, “Pai rico, pai pobre”, além de todos as suas ideias e conceitos que ele sempre traz consigo em seus ensinamentos.

As principais críticas e desconfianças a respeito de seu trabalho, se dão principalmente em relação falta de comprovação científica de seus métodos de investimentos e a eficácia de tudo que é ensinado a respeito da relação de pais e filhos frente a educação financeira.

Para os críticos, sua obra é muito mais motivacional em relação as pessoas quererem mudar de vida, do que propriamente um método comprovado de investimentos ou de seguimento de vida em relação a educação financeira, sendo assim, ela não traria um conjunto completo ao qual estaria ao mesmo tempo ensinando o que fazer e motivando para o realizá-lo, mas sim apenas esse segundo fator.

Outra questão bastante polêmica da vida de Robert Kiyosaki, gira em torno da veracidade da presença da figura paterna da forma que ele descreve em seu livro, que viria a ser o pai de seu amigo, que na temática do livro é o seu “pai rico”, que serviu de modelo exemplar de mentoria intelectual para Robert Kiyosaki e também para todos que que leram o livro e quiseram aplicá-lo em suas vidas.

Muitos defensores de Robert, dizem não se importar se necessariamente a figura do “pai rico” descrita em seu livro realmente existiu, já que o importante para eles, e que segundo muitos teria mudados suas vidas, é o ensinamento por trás dos personagens, ao qual colocaria em temática conceitos importantes sobre educação financeira desde criança.

Outro bastante interessante sobre o empresário, é que ele acaba de certa forma questionando bastante as questões conservadores de que para “ser alguém na vida”, como descreve o senso comum, seria preciso ser formado e ter altas nomeações acadêmicas e ser “alguém de bem”, como os mais conservadores gostam de dizer.

Nesse ponto, Robert Kiyosaki reitera muito essa questão de que na verdade essa maneira de ver as coisas é um tanto equivocada e transformam as crianças de ontem em adultos de hoje que estão acostumados a gastar tudo que ganham, sempre atrás de mais dinheiro em um ciclo vicioso.

Dessa forma, acaba-se vivendo a vida com dificuldades desnecessárias se tivessem tido uma boa educação financeira na escola, e se preocupado menos em se formar e saber as matérias convencionais que temos hoje.

Um viés não tão conhecido de Robert Kiyosaki é sua relação com um nome renomado da política atual dos EUA, Donald Trump. Dois livros de Robert foram escritos com Trump, em 2007 e 2012, com a temática de riquezas e como a classe média poderia ascender, em meio a discursos de diversos autores, que segundo eles, apresentam discursos voltados a ascensão dos que já são ricos.

Robert conheceu pessoalmente Donald Trump em 2005 e acabou sendo incentivado pelo próprio Trump a fazer essa parceria de livros. Sempre se mostrou um apoiador de Trump na política e até por isso, acabou sendo alvo de algumas críticas de opositores ao governo algum tempo depois.

Embora seja ouvido por diversas pessoas que são adeptas aos seus ensinamentos, isso não impediu Robert Kiyosaki de cometer erros. Um processo em 2012, por exemplo, levou a uma de suas empresas, a Kiyosaki’s Rich Global LLC pedir falência. O processo foi de US$ 24 milhões, perdido para a Learning Annex.

Segundo Bill Zanker, dono da Learning Annex, Robert Kiyosaki teria utilizado a sua empresa como plataforma em palestras que teriam alavancado o sucesso do livro “Pai rico, pai pobre”. Zanker acrescentou que sua empresa teria boa parte da responsabilidade do sucesso do livro e que Robert teria se negado a pagar uma porcentagem que havia prometido no início do trabalho.

A obra “Pai rico, pai pobre”

A obra que marcou o sucesso do empresário, foi uma mistura de sucessos e polêmicas, como já pudemos escrever anteriormente. De certa forma, o sucesso foi tanto desse livro no mundo das finanças e até mesmo no âmbito motivacional, que acabou “engolindo” as críticas, não impedindo que tivesse um sucesso muito popular até os dias de hoje, desde a data da primeira publicação em 1997.

O sucesso do livro foi mundialmente reconhecido, tendo passado por 80 países, em 40 idiomas diferentes. Um número muito marcante: 26 milhões de cópias vendidas e inúmeras leituras em plataformas digitais que acontecem hoje.

O livro traz a pauta um conceito não tão discutido pela sociedade até então, uma vez que esse tipo de conceito quebraria a maneira tradicional e conservadora ao qual se lidava sobre educação financeira e o sistema de ensino regular da formação e crianças e jovens.

Seria uma espécie de conteúdo motivacional e que traria o sentido de “abrir os olhos” a respeito do que segundo o autor, seria um erro em relação à forma convencional com que os pais não incentivam seus filhos a aprender sobre finanças, assim como seu próprio pai biológico, ao qual ele chama no livro de “pai pobre”.

A obra faz um contraponto entre o que o autor considera seus dois pais. Sendo o um deles o que citamos anteriormente como “pai pobre”, seu pai biológico, que embora formado e muito renomado no âmbito acadêmico, vivia em dificuldades financeiras, dando ideia de estudar para trabalhar em uma boa empresa e que o dinheiro seria “a raiz de todos os males”. Por fim, o “pai pobre”, deixaria apenas dívidas como herança, e ensinamentos que Robert considera ruins a respeito do dinheiro.

Já o “pai rico” descrito em seu livro, seria o pai de seu amigo, que embora nem o ensino regular tenha terminado e não tinha as mesmas condecorações acadêmicas como seu pai biológico, dava bons ensinamentos sobre o dinheiro, ressaltando que a falta dele seria “a raiz de todos os males”, em contraponto a seu pai.

Dessa forma, o “pai rico” teria deixado milhões a sua família, deixando a ideia de que empreender e investir era a chave do sucesso, e não estudar para trabalhar em uma empresa, necessariamente.

Com o desenrolar da obra, Robert Kiyosaki destrincha todos os conceitos e ideais de investimento e educação financeira que defende em sua vida, servindo como base para qualquer ponto defendido até hoje e como ele investe e leva sua vida de empresário adiante.

pai rico pai pobre

Ensinamentos de Robert Kiyosaki sobre dinheiro e investimentos

A descrição da obra de “Pai rico, pai pobre” traz justamente a base para o que Robert Kiyosaki acredita ser ideal no mundo dos investimentos e de como todos deveriam levar o assunto de educação financeira adiante, de forma hereditária, trazendo isso na figura do “pai rico” ao qual descrevemos anteriormente.

Estas estratégias de ensinamento levam 8 pontos em consideração:

  • Esforços no estudo voltado a adquirir uma empresa e investir;
  • Foco em “o que fazer” para comprar algo;
  • A falta de dinheiro é um problema e não o dinheiro em si;
  • A educação financeira deve vir dos pais, na falta desse quesito no ensino regular;
  • Entender a definição de ativos e passivos
  • Falir não sinônimo de ser pobre, já que o primeiro é temporário e o segundo é sempre.
  • Não trabalhar pelo dinheiro e sim fazê-lo trabalhar para você.

Não entrar na “corrida de ratos”, que é o modo como Robert descreve a sociedade que vive num ciclo de sempre correr atrás de mais dinheiro, porém gastar tudo que ganha em coisas supérfluas.

  • Robert Kiyosaki tem como linha principal de investimento o aporte de capital para ativos, como abertura de empresas e também em adquirir imóveis. Nesse segundo ele apresenta 3 formas de pensar em como adquirir um bom imóvel:
  • Motivar-se a vender logo e estar aberto a mudanças de local que possam lhe proporcionar maior exposição ao mercado;
  • Utilizar de aproximadamente 8 anos do imóvel antes de vender, para viver dos aluguéis desse imóvel e também esperar que este se valorize;
  • Focar em imóveis que estejam em regiões de crescimento e que apresentam arredores positivos para a valorização;

Como se fosse um guia de educação financeira, Robert Kiyosaki deixa diversos ensinamentos em suas obras voltadas a forma de se enxergar o dinheiro e a importância de que todos deviam conhecer conceitos do mercado e das finanças pessoais, distribuída nesses 15 ensinamentos:

1. Usar os juros compostos a seu favor;

2. A busca por renda passiva, porém aprender sobre gerenciamento de riscos;

3. Espelhar-se aos investidores de sucesso;

4. Utilizar as questões tributárias a seu favor;

5. Conhecer a legislação e como isso pode te ajudar nas finanças;

6. Comportamento do mercado;

7. Marketing multinível é uma das formas mais seguras e interessantes para se começar a investir;

8. Estudar todos os conceitos financeiros passo-a-passo e obter um planejamento com boas estratégias para investir;

9. Controlar seus gastos e saber que qualquer decisão financeira atual, pode trazer consequências irreversíveis amanhã;

10.  Importância de fazer um orçamento pessoal;

11.  Pagar a si mesmo antes de qualquer gasto ou conta;

12.  Apresentar uma lista de metas definidas e trabalhar nelas;

13.  Estabelecer fundo de emergências, ou seja, não investir em alto risco todo seu dinheiro;

14.  Aprender sobre finanças continuamente e se manter atualizado;

15.  Simplificar sua vida e não depender de um salário do seu patrão, isso vai te limitar a obter sua independência financeira;

Todos esses ideais ganharam força no mundo dos investimentos, disseminando a milhões de pessoas por meio das obras de Robert Kiyosaki, que se basearam em todos esses conceitos.

Conclusão

Robert Kiyosaki, conhecido mundialmente como investidor e empresário, é um dos escritores mais conhecidos e de influência no mundo das finanças, e os ensinamentos em seus livros, liderados pela sua grande obra “Pai rico, pai pobre”, ganhou força no cenário popular, levando conceito de finanças para cada vez mais pessoas.

Apesar do envolvimento em diversas polêmicas, tendo suas obras e ideias questionadas por muitas pessoas, o autor tem muitos investidores e admiradores do seu trabalho, que o consideram uma espécie de guru das finanças, tendo revolucionado a maneira como muitas pessoas enxergam a relação com o dinheiro, a educação convencional atual nas escolas, além da relação de pais e filhos na questão das finanças.

Independente da procedência e da veracidade ou não das informações e análises críticas a respeito de suas obras, é inegável dizer que o nome de Robert Kiyosaki trouxe um fator muito importante ao cenário internacional, a popularização do conhecimento e do interesse pelo assunto das finanças, fazendo com que as pessoas se interessassem cada vez mais pela educação financeira, dos conceitos de viver de renda passiva e se introduzir ao mundo dos investimentos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts