Os lucros dos bancos estão despencando durante a pandemia

Os bancos dos Estados Unidos estão sendo abalados pela pandemia. Os lucros dos 5.066 credores do país entraram em colapso em impressionantes 70% durante o segundo trimestre, de acordo com o FDIC. 

Esse declínio acentuado foi impulsionado por uma combinação tóxica de taxas de juros baixíssimas e temores crescentes de inadimplência. Os bancos aumentaram suas provisões para perdas com empréstimos em US$ 49,1 bilhões somente no segundo trimestre. 

Leia também:

Os grandes bancos, incluindo JPMorgan Chase (JPM), Citigroup (C) e Bank of America (BAC), relataram quedas consideráveis ​​nos lucros. Wells Fargo (WFC) registrou seu primeiro prejuízo desde 2008.

As taxas baixas são muito desafiadoras para os bancos porque eles ganham dinheiro principalmente com a diferença entre os juros cobrados sobre os empréstimos e os pagos sobre os depósitos. Essa lacuna quase desapareceu durante a pandemia. 

Índice de bancos listados no Brasil FIND11

É por isso que as margens de juros líquidas, uma medida chave da lucratividade do banco, caíram para uma baixa recorde de 2,81% durante o segundo trimestre, de acordo com o FDIC. 

A boa notícia é que mais de 94% de todos os bancos ainda ganharam dinheiro durante o trimestre e apenas um credor faliu. “Embora o estresse econômico relacionado à pandemia COVID-19 continue a afetar os lucros dos bancos, a indústria continua sendo uma fonte de força para a economia”, disse a presidente da FDIC, Jelena McWilliams, em um comunicado.

Leia também:

Apesar disso, Buffett aumenta posição em bancos

Warren Buffett desembolsou US$ 2,1 bilhões em ações do Bank of America em 12 dias de negociação consecutivos, aumentando sua participação no gigante bancário para quase 12% em 4 de agosto. 

No entanto, o famoso investidor e CEO da Berkshire Hathaway pode ter que esperar anos por um resultado significativo retorno, disseram especialistas na quarta-feira. “Ele poderia comprá-lo por mais 12 dias, ele não pode realmente consertar os ventos contrários que estão desafiando os bancos”, disse Joe Terranova, estrategista-chefe de mercado da Virtus Investment Partners, no “Halftime Report” da CNBC.

A Berkshire é a maior acionista do Bank of America, e o Bank of America é a segunda maior participação na carteira de ações da empresa, depois da Apple. 

A receita de juros do Bank of America também está ameaçada pelos esforços sem precedentes do Federal Reserve para apoiar a economia dos EUA, disse Stephen Weiss, sócio-gerente da Short Hills Capital Partners, no programa. “O Fed está dizendo ‘vamos ajustar nossa meta de inflação’ – você verá taxas baixas por muito, muito tempo”, disse ele.

“Há uma nova avaliação normal para ações de bancos e acho que você está nisso agora”, acrescentou Weiss. As ações do Bank of America caíram cerca de 29% este ano e são negociadas a cerca de 9 vezes o lucro por ação do banco no ano passado.

A pandemia de coronavírus fez com que os maiores bancos da América sofressem seus declínios mais acentuados na margem líquida de juros, receitas bancárias tradicionais e receita total em um século.

No entanto, eles também estão conquistando participação de mercado em áreas como banco digital, e sua escala permite que controlem as despesas melhor do que seus rivais menores, continuou ele.

Total
38
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts