Oasis Network, uma rede que preza pela privacidade

A Oasis Network (ROSE) é uma blockchain de primeira camada construída para open finance, sendo focada em privacidade e economia de dados, utilizando a Cosmos SDK. Com o auxílio da ROSE, a criptomoeda nativa da rede, a Oasis prioriza casos de uso que promovem a privacidade de dados e confidencialidade do usuário.

Além disso, a plataforma busca aumentar a privacidade e escalabilidade do DeFi, expandindo-o para além dos investidores em criptomoedas, atingindo, assim, o mercado de massa.

A Oasis alcança alto rendimento, utilizando uma arquitetura flexível e segura capaz de conectar múltiplas camadas de consenso, permitindo suporte para ParaTime.

Dessa forma, a estrutura blockchain da Oasis, que conecta múltiplas e diferentes tipos de blockchain em um único ecossistema é bastante similar ao que já existe atualmente na Polkadot (DOT).

Veja também: Chromia, conheça essa plataforma multifuncional

Problemas que a Oasis Network busca resolver

A Oasis Network quer resolver alguns problemas existentes no mercado atualmente. Por um lado, o protocolo aborda uma das principais desvantagens das finanças descentralizadas (DeFi), a falta de privacidade. 

Nesse sentido, o protocolo busca abordar as preocupações relacionadas à privacidade de algumas formas, uma destas formas a utilização de um método mais eficaz, introduzido pelos próprios desenvolvedores, chamados de contratos inteligentes confidenciais.

Congestionamento

Outra grande preocupação que continua a atormentar o setor DeFi é o congestionamento das redes. As primeiras redes DeFi, como a Ethereum, continuam a sofrer com as altas taxas de transação devido à sua estrutura técnica. A Oasis Network oferece mais escalabilidade, baixa latência e taxas mais baixas, separando a execução do consenso.

Para fazer este processo ser possível, a rede introduz uma segunda camada, chamada de ParaTime. A ParaTime pode processar transações em paralelo, o que melhora ainda mais a taxa de transferência da rede. Dessa forma, a abordagem da Oasis Network é mais eficiente do que outros métodos em uso hoje, como sharding.

Controle de Dados

Atualmente, no mercado, os dados são algo bastante valiosos. Plataformas, como o Facebook, extraem seus dados pessoais e os vendem para quem pagar mais. Em troca, o usuário perde privacidade com uma experiência de usuário ligeiramente personalizada. 

Nesse sentido, a Oasis Network coloca os usuários de volta ao controle dos Dados Tokenizados. Este novo tipo de ativo digital permite controlar todos os dados geral. Com isso, é possível, então, escolher o que fazer com essas informações.

Por exemplo, é possível vender seus dados no mercado para empresas que buscam informações, assim como é possível monetizar seus dados por meio de protocolos de staking etc.

Escalabilidade

A Oasis tem um grande potencial, pois pode escalar até 1000 transações por segundo. Ao compararmos com a Ethereum que lida com 13,3 transações por segundo, a Oasis possui uma capacidade de processamento de transações muito maior.

Cada estrutura de dApps na Ethereum deve usar o mesmo tempo de execução, embora não seja o mais ideal para este caso de uso. Um tempo de execução é basicamente o terreno em que uma operação é realizada. Por exemplo, o terreno ideal para uma DAO é diferente da utilizada para uma operação DeFi.

Dessa forma, isso torna a Ethereum bastante restrita. Com o uso da ParaTime, a Oasis pode oferecer uma gama mais ampla de ambientes aos construtores de dApps, aperfeiçoando, assim, sua versatilidade.

Devido a isso, a ParaTime vem com isolabilidade embutida, é improvável que uma falha em um ParaTime afete todo o sistema. Além disso, qualquer inventor pode produzir um novo terreno ParaTime e colocá-lo para outros fazerem. 

Atualmente, existe um ParaTime compatível com EVM (Ethereum Virtual Machine) que permite que operações nativas do Ethereum sejam implementadas na Oasis com alterações mínimas.

Como funciona?

A Oasis Network utiliza o algoritmo proof-of-stake, que utiliza nós validadores aleatórios que realizam o staking do token nativo da rede, o ROSE. Com isso, eles ganham o privilégio de validar novos blocos e ganhar recompensas.

A escalabilidade da Oasis Network é alcançada separando seu consenso e operações computacionais no que ele chama de consenso e a camada ParaTime. Vamos analisar melhor abaixo.

  • Camada de consenso – hospeda um mecanismo de consenso seguro e altamente escalável, executado por nós validadores. É onde os blocos são validados e adicionados à blockchain.
  • Camada ParaTime – são ambientes de tempo de execução que representam a computação em um estado compartilhado. Qualquer um pode desenvolver e construir seu próprio ParaTime. Cada ParaTime pode ser desenvolvido isoladamente para atender às necessidades de uma aplicação específica.

Veja também: Dash, uma blockchain de código aberto

Consenso da Oasis Network 

A Oasis Network utiliza o consenso BFT (Byzantine Fault Tolerant) PoS (proof-of-stake), chamado de Tendermint. Dessa forma, o sistema fornece uma rede com alta segurança e escalabilidade.

Além disso, qualquer um pode se tornar um nó e fazer sua parte para validar transações e executar contratos inteligentes. Você recebe recompensas por seus serviços na forma de tokens Rose. É possível também realizar o stake ou farm destes tokens para obter mais rendimento.

Token ROSE

O token ROSE é o token nativo da Oasis Network, lançado em novembro de 2020. Ele é utilizado para realizar o pagamento das taxas de transação, delegação na camada de consenso e staking pelos nós validadores.

Nesse sentido, a oferta total de tokens ROSE é limitada a 10 bilhões. Aproximadamente 1,5 bilhão de tokens foram lançados durante o lançamento da rede principal e adicionados à oferta circulante. Em dezembro de 2021, pouco mais de 3,4 bilhões de tokens rose estavam em circulação.

Segundo a TradingView, no momento que este artigo está sendo escrito, a cotação do token é de US$0,4701. O token ROSE atingiu a máxima histórica em 13 de janeiro deste ano, quando atingiu a cotação de US$0,5679.

Conclusão

Resumidamente, a Oasis Network é um projeto promissor de uma blockchain que utiliza o mecanismo de consenso proof-of-stake. A rede fornece três principais recursos: privacidade, escalabilidade e versatilidade. É como uma combinação da Polkadot com a Ethereum.

Contudo, a Oasis fornece recursos de privacidade integrados que podem criar casos de uso para aplicativos DeFi, bem como dados tokenizados.

Com ênfase em uma economia de dados responsável, tecnologia da computação e contratos inteligentes confidenciais, o potencial da rede Oasis parece ilimitado e definitivamente é um projeto para ficar atento.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts