O que significa ser rico?

“O que significa ser rico de acordo com nove consultores financeiros”

Texto escrito por Ashley Abramson, em 27 de janeiro de 2020, para o Business Insider

Confira nossa tradução livre:

Não importa como você define riqueza, ter um consultor financeiro pode te ajudar a definir seus objetivos e criar um plano de ação que combina com você. 

  • Ser rico não significa necessariamente ter um grande valor na conta bancária de acordo com estes consultores financeiros.
  • Falamos com nove experts que definem riqueza de diferentes formas, desde poder doar generosamente a ter tempo livre.
  • Um dos consultores financeiros nos falou que algumas pessoas com milhões de dólares nunca se sentirão ricos pois nenhuma quantia é suficiente para eles.
family of three
Imagem retirada do texto original em Business Insider.

O que significa ser rico? A resposta para essa pergunta provavelmente depende para quem você a faz. Para algumas pessoas, riqueza pode ser a possibilidade de comprar qualquer coisa que quiserem. Para outros, pode significar viver sem nenhuma dívida. Enquanto isso, alguns podem achar que ser rico não tem nada a ver com dinheiro. 

Consultores financeiros estão em uma posição especial para definir o que “rico” significa. Eles trabalham financeiramente com diferentes públicos. Desde casais jovens comprando sua casa a pessoas da elite em planejamento de aposentadoria. Então, eles têm uma visão particular do que representa “ser rico”. 

Curioso para conferir como pessoas que lidam com dinheiro o dia inteiro definem “riqueza”?

Veja o que significa “ser rico” para nove consultores financeiros certificados. 

1- Estar confortável e livre financeiramente

O consultor Jeff Rose, fundador da empresa de gerenciamento de riquezas Good Financial Cents, afirma que, para ele, riqueza é viver com liberdade financeira. 

“Riqueza significa o suficiente para viver feliz e confortavelmente sem ter medo de não ter dinheiro o suficiente”.

Mas ele aponta que esse conforto não é só sobre ter muito dinheiro, mas também saber como e quando gastá-lo. 

“Doar fundos para sua comunidade assusta pessoas com dinheiro porque causa medo de perderem sua segurança financeira. Parte de se ter dinheiro é celebrar o valor de dividir com os outros. Isso está lado a lado a uma vida financeira saudável.”

2- Ser rico é ter a possibilidade de alcançar suas necessidades e desejos

Todo mundo tem gastos e desejos diferentes. Elizabeth Windisch, consultora financeira atuante em Denver, diz que riqueza não é sobre o dinheiro que você tem na sua conta bancária e sim se você pode arcar com a maioria das suas necessidades e vontades com este dinheiro. 

“Algumas pessoas com milhões e milhões de dólares nunca serão ricos, porque nenhuma quantia será suficiente para eles. Já tive clientes que, em padrões tradicionais, não têm muito dinheiro, mas são apaixonados por sua vida e têm tudo o que querem.”

3- A necessidade de planejar para as próximas gerações

Enquanto o consultor Dillon Ferguson, diretor financeiro da Zoe Financial, reconhece que riqueza é uma forma de pensar, ele diz que alguém é tecnicamente rico quando precisa fazer planos para as próximas gerações. 

“Se você precisa pensar em montar um testamento, provavelmente você está na categoria dos ricos”.

4- Ser financeiramente confortável o suficiente para atingir seus objetivos

Riqueza é subjetiva, então comparar a sua situação com a de outra pessoa não ajuda muito. 

A consultora Emily S. Boothroyd diz que vê a “riqueza” como relativa. Você podem receber U$1,000,000 por ano, mas se você estiver gastando o U$1,000,000, você tem um saldo menor do que alguém ganhando U$100,000 e gastando U$80,000. 

“Quando você está financeiramente confortável o suficiente para atingir seus objetivos pessoais, tem um plano em andamento para não gastar mais do que deveria e se sente livre quando o assunto é dinheiro, isso é uma vida rica para mim. Tentar atingir a versão que outra pessoa tem sobre riqueza, geralmente cria infelicidade mesmo com uma boa conta bancária.”

5- Ser rico é ter a possibilidade de tomar decisões sem considerar o dinheiro 

Quando o dinheiro não é mais o fator primário para você tomar uma decisão, o consultor Eric Croak da Croak Asset Management te consideraria uma pessoa rica.  

“Uma pessoa rica tem a possibilidade de largar um emprego sem a dúvida se vão poder jantar no próximo dia, mês ou ano. A Riqueza possibilita que as pessoas trabalhem com sua paixão ao invés de focar em sua sobrevivência. Gerando mais felicidade e valor próprio.”

6- Poder gastar em seus valores pessoais

Misty Lynch, consultora financeira da Beck Bode, diz que ser rico significa poder gastar com coisas que refletem seus valores pessoais. Por exemplo, como uma mãe que valorizam a família e a educação, Lynch gosta de doar livros para os colegas de sala dos seus filhos. 

“Não é uma casa nos Hamptons, mas faz eu me sentir rica quando eu posso usar meu dinheiro para causar impacto.”

7- Aproveitar o que você tem 

Sim, ser rico significa ter dinheiro o suficiente para manter seu estilo de vida e te ajudar a cumprir seus objetivos. Mas, para Brittney Castro, consultora financeira da Mint e da Turbo, riqueza também é a sensação de abundância. 

“Viver uma vida rica é viver de uma forma em que você se sente cheia de amor e felicidade. E que você pode aproveitar as coisas materiais em sua vida como desejar.”

8 – A possibilidade de pedir demissão e continuar tendo o mesmo estilo de vida

Para Matthew Hamilton, consultor financeiro e CEO da Hamilton Capital, riqueza de verdade é ter acumulado recursos financeiros o suficiente para pedir demissão do trabalho quando quiser, mantendo o mesmo estilo de vida durante a aposentadoria e ter um portfólio de investimentos maior no final da sua aposentadoria do que você tinha no início. 

“Acreditamos que se resume em como efetivamente os investimentos rendem ao longo do tempo. Esse é o foco dos nossos portfólios de investimentos e como julgamos o sucesso.”

9 – Ser rico é ter tempo livre

Dan Routh, consultor financeiro da Old Peak Finance, avalia a riqueza verdadeira como liberdade “de tempo”, ter a possibilidade de delegar as atividades em sua vida que você não valoriza, nem gosta. 

Por exemplo, se você contratar um faxineiro uma vez na semana para que você possa ter mais tempo com sua família no final de semana, pode ser que você seja rico. 

“Pessoas ricas passam mais tempo fazendo coisas que eles gostam e delegam todo o resto. Elas trabalham em coisas que são apaixonadas, mesmo se ganharem menos. Elas viajam se e quando querem e gastam quanto tempo quiserem com sua família.”

Texto escrito por Ashley Abramson, em 27 de janeiro de 2020, para o Business Insider

Total
21
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts