Nox Bitcoin Report #4 – Chegou a hora de diversificar em altcoins?

Olá, tudo bem? Essa é a quarta edição do nosso relatório semanal. Nesse relatório falaremos sobre a diversificação em altcoins, se vale a pena ou não.

Caso queira conferir os relatórios anteriores, veja nossa página com todas as edições: Nox Bitcoin Report.

Variação de Preço 

O Bitcoin começou a semana cotado a US$ 10,982 e atingiu a máxima de US$ 11,526 perto do fechamento com o rompimento da média móvel de 200 períodos perto do primeiro dia de Agosto. 

Foi uma semana extremamente positiva em termos de ganhos, com 4,95% de variação positiva em dólar. Em Real, a valorização chegou a 10,20%. 

preço do bitcoin

Nessa semana, investidores de Bitcoin no Brasil se beneficiaram em dobro com a desvalorização da moeda Chinesa (Yuan) provocada pelo governo chinês para aumentar a competitividade dos seus produtos agrícolas contra os norte americanos. 

A atitude do governo chinês fez o dólar subir na bolsa brasileira e também influenciou na cotação do Bitcoin, o que acabou sendo positivo para quem possui Bitcoin.

Mercados globais reagiram muito mal, porque interpretam com mais um desdobramento da guerra comercial entre China e EUA, que já dura mais de 1 ano. O Bitcoin mostrou mais uma vez que pode servir como um ativo de proteção contra a deterioração da economia e da política global em 2019. Por isso, a alocação de Bitcoin em carteira de investimento se mostra cada vez mais adequada. 

cotações do bitcoin

Volume 

A métrica de volume é extremamente importante porque mostra o quanto um ativo foi negociado em um determinado intervalo de tempo. Em períodos de maior volatilidade o volume nas corretoras tende a aumentar. 

Vamos analisar o volume de três corretoras que compõem o índice Bitmex: Coinbase Pro, Kraken e Bitstamp. Elas são as três principais do mercado à vista. 

volume do bitcoin

O volume negociado nas três principais corretoras do mercado à vista teve uma ALTA de 46,45%. A guerra comercial ajudou a impulsionar a negociação de Bitcoin ao longo da semana, o que refletiu positivamente no preço. 

Notícias relevantes

Devo diversificar em altcoins? 

Altcoins são moedas alternativas ao Bitcoin. Elas ganharam bastante notoriedade durante o mercado de alta em 2017.

Naquela ocasião, as altcoins apresentaram um retorno exponencial em relação ao Bitcoin em 2017. 

Só o XRP valorizou mais de 77.000% em um ano, a Nano também foi outra criptomoeda que foi capaz de apresentar retornos altíssimos. 

Diante disso, muitas pessoas se perguntam: “Eu deveria diversificar em Altcoins?” 

Nossa resposta para essa pergunta é: Não. Porque acreditamos que essa diversificação seria ineficiente. 

No breve histórico disponível para análise do Bitcoin e outras criptomoedas observamos um comportamento muito correlacionado (variações na mesma direção), diminuindo a eficácia da diversificação com intuito de proteção. 

Historicamente as altcoins foram mais voláteis que o Bitcoin e por ainda não existirem fundamentos consolidados pelo mercado para uma análise profunda, o resultado do investimento em altcoins será semelhante a um jogo de azar, onde o sucesso dependerá quase que exclusivamente da sorte. 

A segunda razão é que apostar em altcoins muitas vezes significa vender seus Bitcoins para comprá-las pois a grande maioria é apenas negociada contra o BTC e não contra reais ou dólares. 

Isso não tem sido um bom negócio desde o começo do ano. O que se tem visto é o mercado dando pouca atenção para altcoins e buscando negociar principalmente Bitcoin.

No entanto, se quiser diversificar com o intuito de buscar maiores ganhos, evite comprar altcoins com seus Bitcoins e busque atentamente critérios técnicos de descentralização e potencial de utilização do criptoativo, não expondo mais do que 10% de sua carteira de cripto. 

O que está achando do nosso report semanal? Gostaria de ver alguma informação diferente? Perdeu algum report anterior e gostaria de ler? Fale conosco por qualquer um de nossos canais. Ótima semana! Time Nox Bitcoin.