Movimentos sociais ocuparam a Bolsa de Valores nesta quinta-feira (23)

Uma manifestação pacífica foi assunto nesta quinta-feira (23) na sede da Bolsa de Valores (B3). Os manifestantes ficaram no local por cerca de uma hora e carregavam faixas com mensagens como “Sua ação financia a nossa miséria”.

Entre as pautas que foram destaque para os manifestantes, houve protesto contra a inflação, fome e o desemprego. Segundo os manifestantes, o local do ato da manifestação foi escolhido por conta de diversas ações terem ficado em alta até o final de junho, além da expansão do PIB, porém que nada desses índices chegaram até os mais pobres.

Segundo os manifestantes, Bolsa de Valores é um palco para a especulação

Para os líderes do MST, é inadmissível que se tenha hoje quase 100 milhões de brasileiros que estejam em situação de fome e insegurança alimentar, quando os bilionários movimentam cerca de R$ 35 bilhões todos os dias.

A intenção dos manifestantes era denunciar o que acontece no país e como o atual Governo Federal está por trás disso. Em apenas um ano, o número de milionários dobrou, enquanto a população pobre está cada vez mais em situação de miséria. Também para os manifestantes, este era um “grito que estava engasgado de quem vai ao supermercado”.

Os manifestantes levaram faixas e cartazes onde diziam “Sua ação financia a nossa miséria”, “Tá tudo caro e a culpa é do Bolsonaro” ou “Brasil tem 42 novos bilionários enquanto 19 milhões passam fome”. Alguns dos participantes carregaram ossos bovinos durante o ato, lembrando que agora até osso que era dado em açougue é vendido.

Bolsa está no vermelho nos últimos meses

A Bolsa de Valores está no vermelho desde que a crise política entre Bolsonaro e os membros do STF veio à tona. Ela apresenta uma queda de 5% no ano. Em uma nota publicada pela B3 após a manifestação, a empresa informou que a manifestação foi pacífica, que já havia sido encerrada e não houve impacto para o mercado financeiro.

Porém o cenário negativo não tomou conta da B3 durante todo o ano. Até junho deste ano, a B3 acumulou recordes e chegou a acumular até oito altas consecutivas, a maior série de ganhos desde 2018.

Esse otimismo dos mercados, acompanhou uma valorização que aconteceu nas principais bolsas de valores do mundo, além das atitudes do Governo dos Estados Unidos que despejou bilhões de dólares na economia.

Aumento da vacinação também leva expectativas para a B3

Aconteceu sim uma melhora da economia no Brasil, puxada pelo aumento do ritmo da vacinação e a retomada de atividades da economia que estavam suspensas por conta da pandemia.

Porém segundo os manifestantes, o Índice do Ibovespa não reflete a atual situação econômica do país, pois estas grandes empresas são as que podem elevar a economia, porém nem sempre esse avanço atinge aos menos privilegiados.

Na última quarta-feira (22), o Banco Central se reuniu para aumentar a taxa selic, fixada agora em 6,25% ao ano. Apesar do dia positivo nas principais ações da Bolsa de Valores, o dólar operou em alta (R$ 5,30).

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts