Moedas digitais podem prejudicar balanços de bancos, diz Campos Neto

Hoje (30), o presidente do Banco Central do Brasil, afirmou que o crescimento da utilização de moedas digitais no país pode trazer alguns problemas. Ainda de acordo com Campos Neto, as criptomoedas podem afetar os balanços dos bancos e também do Banco Central. Isso pode ocorrer durante o processo de conversão acelerada de moedas físicas para a digital.

“(A moeda digital) é como se o banco tivesse um depósito 100% de compulsório. Então tem capacidade de alavancagem menor. Então se você transforma isso de maneira muito acelerada, diminui a capacidade dos bancos de fazer crédito”, disse Campos Neto.

O presidente do BC ainda afirmou que deixar a conversão livre pode ocasionar um problema no balanço dos bancos. Contudo, se isso não for feito o valor da moeda digital pode ser diferente do valor da moeda física, de forma que não seja possível afirmar que uma é extensão da outra, já que possuem valores de negociação diferentes. Segundo Campos Neto, o assunto ainda não possui uma resposta e a pauta deve permanecer em discussão.

Entenda o Balanço Patrimonial

De acordo com o presidente do Banco Central, as moedas digitais podem ocasionar um problema no balanço dos bancos. O balanço patrimonial nada mais é do que um relatório gerado após o registro de todas as movimentações de um banco ou financeira.

Atualmente, no site do BC existe a Central de Demonstrações Financeiras do Sistema Financeiro Nacional (CDSFN). Ao acessar essa área é possível analisar os balanços de bancos e financeiras por todo o Brasil. Desta forma, existe mais transparência entre as instituições e os usuários.

Conheça outras moedas digitais

Bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo, tendo surgido a mais de uma década atrás. A criptomoeda trouxe um novo conceito de investimento, mas atualmente não é a única no mercado. As vantagens das moedas digitais têm atraído novos investidores todos os dias, por conta disso as cotações das criptomoedas tem atingido níveis exorbitantes nos últimos anos. Pensando nisso, selecionamos algumas das altcoins mais utilizadas atualmente:

  • Ethereum: Essa criptomoeda é considerada a segunda mais valiosa do mercado, ficando atrás apenas da Bitcoin. Apesar disso, o Ether não foi desenvolvido para ser uma moeda digital, e sim um ativo para recompensar os usuários e desenvolvedores. A criptomoeda é bastante voltada para o mercado corporativo e focada no desenvolvimento de “contratos inteligentes” de forma descentralizada;
  • Ripple (XRP): O Ripple é um protocolo de pagamento distribuído e a moeda de seu sistema é a XRP. Diferente das outras plataformas, ela suporta outros tokens em sua rede, que podem representar moedas tradicionais e outros bens. Diferente do Bitcoin e Ethereum, na Ripple não existe o processo de mineração;
  • Litecoin: A Litecoin surgiu em 2011 e possui as mesmas funcionalidades da famosa Bitcoin, mas pode confirmar as transações realizadas na plataforma de maneira muito mais rápida, pois garante uma maior capacidade para gerar blocos.

Essas são algumas das moedas digitais mais comentadas e utilizadas nos últimos tempos. Apesar disso, novas criptomoedas com grandes potencialidades surgem todos os dias. Desta forma, é interessante estar sempre atento às novidades e vantagens de cada plataforma.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts