Ministro das Finanças da Rússia propõe regulamentação das criptomoedas

O ministério das finanças da Rússia acabou de enviar um pedido de estrutura regulatória que irá permitir executar transações através dos bancos e também distinguir quais serão os detentores qualificados pelo Governo e os que não serão aprovados. 

Esse episódio marca uma nova saga da Rússia em relação à regulamentação das criptomoedas, onde o Ministério de Finanças do País tratou de apresentar mais uma dura iniciativa para alinhar com o que deseja o Banco Central do País.

O Banco Central da Rússia fez o pedido da proibição do trade de criptomoedas e também da mineração em todo o território. Um dos “argumentos” que foi citado pelos governantes russos é que as criptomoedas se mostram como um investimento de altíssimo risco para os seus investidores, pelo fato de sua volatilidade e também do seu “impacto ambiental”.

Proposta recebeu a oposição do Ministério das Finanças Russo

Porém, o que o Banco Central da Rússia não esperava era receber a oposição do Ministério das Finanças Russo, que apenas após alguns dias de receber o pedido, o Ministro Ivan Chebeskov, que é funcionário do ministério, tratou de afirmar que o Governo precisaria regulamentar as criptomoedas, pois bani-las seria um retrocesso.

Chebeskov completou dizendo que é uma oportunidade para as criptomoedas nesse momento seria o melhor a se fazer, fomentando o desenvolvimento dessa indústria e que uma proibição completa seria muito negativa para a visão que a Rússia tem sobre as novas tecnologias.

Apresentação oficial de regulamentação das criptomoedas: O que já sabemos?

Na última quinta-feira (27), o vice-presidente do Governo da Federação Russa, Dmitry Chernyshenko, apresentou oficialmente uma proposta de regulamentação das criptomoedas. Essa proposta prevê uma nova infraestrutura para as negociações de criptomoedas, sugerindo que as transações sejam feitas dentro do método financeiro tradicional, contando com a presença dos bancos.

Ainda de acordo com o ministério, a regulamentação das criptomoedas iria trazer uma série de benefícios, sendo muito benéfica para os Governos que estão se tocando que ao invés de ficarem contra as criptomoedas, elas podem abraçá-las e garantir uma possibilidade de conseguir uma nova fonte de tributos.

A estimativa do Ministério das Finanças Russo é de que os seus habitantes estariam negociando o valor de 2 trilhões de rublos, sendo que uma proibição total iria fazer com que a maior parte desse dinheiro fosse negociado dentro de um mercado descentralizado.

Fundador do Telegram gosta da ideia de ver a Rússia deixando de lado a proibição das criptomoedas

Quem também gostou das últimas notícias foi o fundador do Telegram, Pavel Durov, que também se mostrou contrário à proposta de censurar as criptomoedas dentro da Rússia, porque isso seria uma opção sem “escrúpulos”.

De outro lado, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, também ressaltou alguns benefícios que vão poder ser alcançados com as criptomoedas, especialmente na mineração, ainda mais quando se compara o preço da energia elétrica do país com outros centros europeus. Em uma comparativo com a França, a energia na Rússia é quatro vezes mais barata.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts