Material Escolar: como economizar comprando

A lista de material escolar pode ser uma das maiores vilãs do início do ano. Sem planejamento, pais e cuidadores podem gastar mais do que deveriam, afetando o orçamento familiar e até entrando em dívidas. 

Problemas para pagar dívida? Renegociar com o banco pode ser o caminho

Aqui, montamos uma lista com 8 orientações que podem te ajudar a montar e comprar a sua lista de material escolar. As dicas abaixo podem servir tanto para quem está comprando materiais para seus filhos e também para ele mesmo, em caso de universitários e outros estudantes.

Planejamento

Assim como a grande maioria dos outros textos que escrevemos por aqui, o planejamento também é fundamental quando falamos de material escolar. 

Todo ano temos uma lista com os materiais obrigatórios e os que desejamos. Minha primeira dica é, anote todos os produtos que você precisa comprar, não deixe nenhum de fora, por menor que seja. Já monte essa lista em uma planilha, assim você já vai completando com os valores de cada um quando começar a pesquisar. 

Para o próximo ano, se você já não fez isso em 2019, tente jogar as compras de material escolar para a Black Friday. Como esse é um gasto que você já sabe que vai acontecer periodicamente, você consegue montar um plano com antecedência e já ficar de olho nos preços da maior data de promoções do varejo.

Orçamento

Comece o planejamento e faça um orçamento inicial, use de base o que gastou no ano anterior. Mas como por aqui gostamos de metas ousadas, pense em gastar menos, sempre!

Coloque esse valor bem grande na sua planilha de planejamento, para não se esquecer e, mais importante, não ultrapassá-lo.

Pesquisa

Como qualquer tipo de compra, é essencial pesquisar para comprar material escolar. Pesquisa em lojas online, como Amazon e Americanas.com, mas também vá ao atacadão mais próximo e na vendinha do seu bairro. Muitas vezes, os preços das lojas físicas podem te surpreender. 

Mas comece a pesquisar antes, três ou quatro meses antes. Assim, você já tem ideia do valor do que precisa e quem sabe já consegue um preço melhor do que na “alta temporada” do material escolar, que é em janeiro. 

Conversar 

É preciso muita conversa no momento da compra de material escolar. Esse segmento de mercado trabalha com coleções, então, pelo menos uma vez por ano, lançam novas estampas, criando desejos nas crianças e também nos adultos.

Queremos sempre o caderno mais novo, com o personagem mais atual ou com a cor tendência do ano, mas, como na moda, as peças da nova coleção são mais caras que as da coleção passada. 

Por isso, por mais que o desejo fale bem alto neste momento, é preciso seguir o orçamento. Pense na função daquele material e o que ele irá te proporcionar e busque alternativas mais simples às grandes marcas e estampas do momento.

5 dicas para começar a educar financeiramente seus filhos

Black Friday

Já citei no texto, mas ela é realmente muito importante. Na Black Friday, apesar de você às vezes não conseguir comprar as apostilas e livros que precisa, pode adquirir todo o resto.

Mochilas, pastas, roupas (uniformes e de esportes), lápis, canetas, régua, estojos, planners e outros materiais entrarão em promoção. Por isso, já se programe, converse com seus filhos, pergunte à escola/universidade o que precisarão para o próximo ano e já risque algumas coisas da sua lista de material escolar. 

Aqui, os itens das coleções passadas podem estar com ótimos preços, então já fique de olho. 

Na Amazon você também encontra muitos livros em promoção o ano todo e especialmente na Black Friday. Se já souber os títulos que precisa, consegue adiantar a compra destes itens de material escolar também.

Livros e apostilas

Para os livros e apostilas, provavelmente os itens mais caros da lista de material escolar, também tenho algumas dicas que podem fazer o preço final deles cair um pouco. 

  1. Se seus filhos estudam em uma escola que mantém a mesma lista de livros e apostilas por um tempo, converse com quem tem filhos estudando um ano acima. Já combine de, todo ano, comprar o material dele. Assim, você já tem a garantia de um pouco de economia nesta compra de segunda mão. 
  2. Em muitas escolas e universidades, as bibliotecas possuem os títulos necessários. Portanto, antes de comprar, confira os livros disponíveis para você. Se você estiver próximo de uma biblioteca pública, também dê uma olhada! Pode te ajudar a economizar pelo menos o valor de um livro da lista. 
  3. Venda os seus livros e apostilas. Desta forma, você levanta um capital para abater do valor total da nova lista de material escolar. Assim como nossa primeira dica sobre os impressos, aqui também vale fazer um amigo, mas desta vez, do ano anterior. Assim, você já tem sempre para quem vender seus materiais e também de quem comprar. 
  4. Para conseguir vender os materiais com um bom preço, é essencial ter cuidado. Para mim, por exemplo, o principal cuidado que tive quando comecei a usar apostilas era de não escrever nelas. Eu sempre tinha um caderno junto, anotava o número do exercício e a página e respondia sem rabiscar as páginas da apostila. Às vezes essa situação pode não ser muito prática, mas para quem precisa garantir um pouco a mais na venda dos materiais usados pode fazer toda a diferença.

Usar com carinho

A vida útil de todos os materiais escolares pode aumentar muito se forem usados com carinho. Algumas mochilas, por exemplo, podem durar anos se bem cuidadas, podendo estar fora da lista de compras anualmente. Estojos, lancheiras e pastas também entram na lista de bens mais duráveis. 

Reaproveite o que sobrou do ano anterior

Reaproveitar o material escolar que sobrou do ano anterior também pode ajudar muito no orçamento final. 

Para que tudo tenha cara de novo, limpe os lápis, aponte todos, limpe o estojo e coloque todos bem organizados dentro. Mesmo não sendo novos, darão uma sensação de que está tudo em ordem para começar o próximo ano letivo bem. 

Nem sempre usamos todas as folhas de um caderno também. Se for de espiral, você pode retirar as folhas que sobraram e juntá-las todas em um novo caderno. Se for costurado, você pode retirar as folhas com um estilete e usá-las como rascunho ou as unindo em pastas. 

A lista de material escolar pode assustar muitos pelo seu alto preço. Mas como é um gasto que acontece todo ano, você consegue se planejar para ele. 

Como começar um planejamento financeiro para 2020

Tem mais alguma dica de como economizar na lista? Compartilha aqui com a gente!

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts