Mais de 400 golpes financeiros são bloqueados no Brasil a cada 60 minutos

Estamos chegando perto das datas comemorativas e de promoções, como a Black Friday e o Natal. A orientação para quem pretende fazer compras na Internet é ficar cada vez mais atento com os golpes financeiros que só aumentam no Brasil, mesmo aqueles que felizmente são bloqueados, de acordo com uma pesquisa recente da Psafe.

A Psafe é uma empresa especializada em cibersegurança, que mostrou que mais de 150 milhões de brasileiros já foram vítimas de fraudes virtuais somente em 2021, o que representa um número alarmante.

Nos últimos meses do ano, a chance é que tenhamos um aumento no registro de fraudes, ainda mais segundo os especialistas com a chegada das datas comemorativas e com a enxurrada de sites e apps falsos que irão circular. Não é somente no golpe do PIX que você precisa ficar de olho, mas em qualquer tipo de movimentação suspeita.

Média de golpes financeiros por dia passa dos 10 mil

O número registra uma média de 11 mil golpes por dia e 400 por hora, de acordo um trecho da pesquisa publicada pela PSafe. Para evitar que esses golpes aconteçam, as empresas que trabalham com cibersegurança já estão dando dicas de como os clientes podem se proteger das mais variadas formas de fraudes ao realizarem suas compras.

O primeiro passo é sempre ter uma solução de segurança instalada em seu dispositivo. Evite clicar em links de fontes que você não conhece, especialmente aqueles compartilhados em aplicativos de mensageiros.

Crie esse hábito de duvidar das informações duvidosas que são compartilhadas na Internet, além de nunca passar os seus dados sem ter certeza. Outro detalhe é que os bancos nunca ligam para oferecer produtos.

Tipos de golpes mais comuns

Os criminosos costumam agir principalmente por SMS, e-mail e redes sociais, mas está crescendo o número de golpes utilizando aplicativos de mensageiros, como o WhatsApp e Telegram.

Entre as estratégias mais comuns utilizadas pelos golpistas, está a suposta ligação do banco para solicitar um desbloqueio do cartão, pedido para atualização de senha, da conta e cartão de débito, uma falsa oferta para realizar um upgrade de conta e um aumento dos benefícios nas transações.

Já as pessoas físicas, costumam correr mais riscos quando acontece a invasão dos criminosos em contas bancárias, onde eles pegam as credenciais das vítimas e assim conseguem fazer desde pagamentos de contas, boletos, até mesmo fazer empréstimos e transferências.

Proteção através da Inteligência Artificial

Para se proteger de uma forma mais efetiva, a recomendação é apostar em uma proteção através da Inteligência Artificial. Através disso, qualquer dispositivo móvel que você esteja utilizando ou mesmo o seu computador, vai fazer uma análise prévia dos arquivos e malwares.

A Psafe oferece testes gratuitos de cibersegurança em seu site. É basicamente como qualquer outro antivírus, onde você pode ter primeiro o conhecimento através de uma versão gratuita e se por acaso gostar da proteção que lhe foi oferecida, pode optar por uma versão completa paga, essencial em tempos de tantos golpes financeiros no Brasil.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts