Camila Russar

Escrito por

Author

Designer, marketeira de produto e apaixonada por escrever textos sobre tecnologia e startups.

A cada dia que passa, os empreendedores brasileiros aguardam novos posicionamentos do governo sobre como enfrentaremos a crise que estamos vivendo. Por enquanto, tivemos medidas de suspensão de contratos de trabalho, redução de até 70% do pagamento para os funcionários, auxílio mensal de R$600 para trabalhadores informais. Mas, ainda estamos em um cenário de incerteza que afeta não só nossos bolsos. Mas também nossa saúde, proteção física e psicológica. 

Os pequenos e médios empreendedores não estão em um cenário agradável. Segundo pesquisa realizada pela Cielo, os únicos segmentos com números positivos são farmácias e supermercados. Ou seja, todos os outros setores do comércio do Brasil estão em baixa. 

Para tentar trazer um luz no fim do túnel, listamos 11 livros que podem ajudar empreendedores e trabalhadores independentes a tomar as decisões corretas neste momento. Desde passo a passo para construção e manutenção de uma empresa a desbloqueio de barreiras mentais, os livros a seguir podem ser seus melhores amigos para enfrentar crises.

1. Vai fundo – Gary Vaynerchuk

Um livro escrito por Gary Vaynerchuk, autor reconhecido pelos seus bestsellers. A obra pode ajudar pessoas a se tornarem empreendedores, transformando sua paixão ou hobby em profissão. O livro diz muito sobre como usar a internet e as redes sociais para alcançar seus objetivos. 

Pode auxiliar neste momento de busca por rendas extras e sobre como usar a internet a seu favor. Também, para que as pessoas possam iniciar um plano para quando nosso cenário estiver melhor.

2. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur 

O livro é um manual, de onde surgiu o famoso Canvas. Ele é uma “tabela” a ser preenchida para identificar as principais características de um modelo de negócios. O Canvas hoje é adotado em grande parte de cursos de empreendedorismo. Foi incorporado ao SEBRAE, em seu programa para micro e pequenos empreendedores. 

Canvas
Canvas

O livro explica passo a passo como montar um modelo de negócios, dá ferramentas de validação e traz exemplos para ilustrar cada etapa. Ele pode auxiliar as pessoas a estruturarem melhor suas empresas neste momento. Ajudando assim, a identificar novas oportunidades, como novos parceiros, novas fontes de renda ou um novo público alvo. 

3. Satisfação garantida – Tony Hsieh

Esta obra é focada em contar como a marca Zappos e seu CEO Tony Hsieh se relacionam com seus clientes. Zappos é um varejo de sapatos presente nos Estados Unidos, referência quando o assunto é atendimento ao cliente. Eles cunharam o termo “Wow Moment”, expressão que significa surpreender os consumidores. Fazendo um paralelo com o Brasil, podemos identificar o Nubank como grande seguidor das experiências citadas no livro

“Somos uma grande empresa de serviços, que, por acaso, vende sapatos.” – Tony Hsieh

Ao longo do texto, são dados diversos exemplos de atitudes que a marca tomou em relação aos seus clientes. Desde ajudar pessoas que estavam sem comida por uma nevasca a entregar sapatos no dia do casamento. Pode ajudar os empreendedores a formarem uma visão diferente sobre seus clientes, entendendo mais sobre suas necessidades e descobrindo como se posicionar para que passar a adorar sua marca e seu serviço. 

4. Comece Pelo Porquê – Simon Sinek

Em seu prefácio, a obra já afirma “este é um livro para aqueles que querem inspirar outros e para aqueles que querem encontrar alguém que os inspire”. O autor, Simon Sinek, é famoso pela criação do “Golden Circle”, em português, círculo dourado, metodologia de desenvolvimento de novas ideias, negócios e campanhas. Nesta obra, dá diversos exemplos de empresas e figuras inspiradoras, que movimentaram grupos de pessoas ou mudaram regras pré-existentes. 

O livro pode auxiliar exatamente em seu objetivo, trazer casos e exemplos de ações de pessoas que inspiraram outras em sua época e o fazem até hoje. Como agiram, com qual objetivo e quais eram as características que todos têm em comum.

No livro, o autor cita que a visão que estes líderes têm, não servem só para mudar o mundo, mas também podem ser aplicadas de forma prática. A atitude de inspirar pode aprimorar lideranças, cultura corporativa, produtos, vendas, marketing e fidelidade de clientes.

5. Monge e o executivo – James C. Hunter

Talvez esse seja o livro mais clássico desta lista de sugestões. Uma obra focada em destrinchar a “essência da liderança”, traz fundamentos e conceitos do que seria um líder bem sucedido e respeitado. É contado através de um personagem, que busca entender sobre liderança e busca um mosteiro para lhe ajudar nesta jornada. 

James Hunter pode nos ajudar neste momento em que empreendedores estão com incertezas sobre seus negócios, como agir com seus colaboradores e também como pessoa, em sua família e comunidade. 

6. A loja de tudo – Brad Stone

O livro “A loja de tudo” é uma biografia da Amazon, uma das maiores varejistas do mundo. A empresa que mudou a forma como compramos livros e itens diversos, teve sua história destrinchada pelo jornalista Brad Stone. A obra conta com depoimentos de funcionários, acontecimentos da história da empresa e acompanha de perto Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon. 

“É uma grande aula de administração de empresas e a biografia de um visionário. Conta como Bezos construiu a maior loja virtual do mundo, quantas besteiras fez e como virou um ícone perseguindo uma só ideia: o poder da rede.” – Elio Gaspari, colunista da Folha de S.Paulo e O Globo 

Pode nos ajudar neste momento como inspiração para empreendedores. Mostrando erros, riscos e acertos de Bezos, mostra que em um processo de crescimento, nem tudo ocorre como o esperado.

7. A Magia Da Pixar – David Price 

Assim como o livro anterior, este conta a história de uma empresa e seus fundadores. A Pixar foi e ainda é um dos estúdios cinematográficos mais inovadores do mundo. Esta obra conta a história da empresa, os vários desafios que enfrentaram por anos, suas perdas financeiras e seu relacionamento com a Disney. 

Também serve de inspiração neste momento. Com ele, conseguimos entender que empreendedores de muito sucesso também passaram e ainda passam por diversas dificuldades. 

Toy Story
Toy Story 4 – poster

8. Startup Enxuta – Eric Ries

Com mais de um milhão de cópias vendidas, o “Startup Enxuta” mostra um modelo de negócios sustentável, focado em inovação. Na capa do livro, afirma “Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem sucedidos”. 

Como um método, cada capítulo do livro mostra uma etapa do processo de uma startup enxuta. Durante todo o livro, são tratados cinco princípios:

  • Os empreendedores estão em toda parte;
  • Empreender é gerenciar;
  • Aprendizagem validada;
  • Construir-medir-aprender;
  • Contabilidade para inovação.

A obra pode auxiliar novos empreendedores, com um passo a passo de como desenvolver novas ideias, começando com pouco. 

9. A Startup de $100 – Chris Guillebeau

Irmão do “Startup Enxuta”, este livro também mostra um passo a passo de como começar um negócio com pouco ou quase nada. Dá exemplos de empreendedores que começaram a trabalhar com seus sonhos e paixões, mas, no início, não tinham muito para dar o primeiro passo. 

Ele pode nos ajudar a iniciar novos negócios, para ter uma nova fonte de renda, identificando nossas afinidades com necessidades que as pessoas têm neste momento. 

10. Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Um livro com mais de 80 anos desde sua primeira edição que nos ajuda a entender como as pessoas ficam ricas. Listando 15 características comuns entre as pessoas, o autor dá exemplos em seu livro de como grandes nomes: Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette ficaram milionários. 

Com mais de 30 milhões de exemplares vendidos, a obra, apesar de sua idade, é atemporal. Traz inspiração e ajuda para aqueles que querem mudar o curso de suas vidas. 

Pode nos ajudar a identificar essas 15 características em nós mesmos, nos ajudando a montar um plano de ação para colocar nossos sonhos e vontades em prática.

11. A Guerra da Arte –  Steven Pressfield

Com subtítulo “Supere os Bloqueios e Vença Suas Batalhas Interiores de Criatividade” a obra trata de desconstruir a voz interior (que nem sempre é tão interior assim) que temos e que nos paralisa no desenvolvimento de nossos projetos. 

Pode nos auxiliar neste momento de medos e dúvidas, nos ajudando a identificar o que está travando nossas oportunidades de atuação e desenvolvimento de novos projetos em nossa vida. 


Nos últimos dias, diversas editoras estão liberando livros online gratuitamente. Para conseguir exemplares, sugiro se cadastrarem para receber as ofertas da Amazon e acompanhar os autores nas redes sociais. 

Em um cenário de medos e incertezas, pode ser muito difícil conseguir focar e se dedicar a leitura de um livro e partir para ação de um projeto. Mas, um momento de crise como este desmascara muitos problemas, gerando oportunidades para os empreendedores. 

Dependemos muito das decisões que o governo tomará daqui para frente, mas, se conseguirmos atuar um pouco em nossos objetivos pessoais, podemos sair desta crise com um pouco mais de independência. 

Write A Comment