De pessoas com deficiência auditiva à investidores. Conheça a trajetória de João Paulo Oliveira

Apaixonado por empreendedorismo e tecnologia, João Paulo Oliveira é CEO da Nox Bitcoin

Pernambucano, João Paulo, ou JP, como é conhecido no mercado, estudou Ciência da Computação em sua graduação e mestrado na UFPE. Futurista pela Singularity University, também é especialista em tecnologia financeira pelo MIT. Em 2019, finalizou sua especialização em algoritmos de trade. 

Experiência

Há 7 anos, JP fundou sua primeira startup, a ProDeaf. O aplicativo auxiliava pessoas com deficiência auditiva a se comunicarem e o produto chegou a ter mais de 1 milhão de usuários. Grandes empresas como Bradesco e Telefônica utilizavam a solução. Em 2019, a ProDeaf foi incorporada à Hand Talk, também focada em comunicação, traduzindo áudios em Português para Libras.

Enquanto estava na Singularity University, João Paulo Oliveira teve seu primeiro contato com criptomoedas. Percebeu que era uma tecnologia que revolucionaria o sistema financeiro, decidiu se aprofundar e, em 2014, virou professor sobre o tema.

No mesmo ano, foi um dos primeiros sócios de uma das maiores corretoras de bitcoin do Brasil, a Foxbit. Junto com o time, chegaram a ter mais de 300 mil investidores na criptomoeda. 

Depois, pivotou para o mercado financeiro tradicional, onde se tornou sócio da XP Investimentos. JP auxiliou a corretora no lançamento de produtos financeiros focados em criptomoedas e Blockchain. Lá, também adquiriu conhecimentos sobre o mercado tradicional, como desenvolver os ativos com tecnologia e práticas de segurança e gestão dos patrimônios. 

Nox Bitcoin

Toda essa experiência acumulada levou João Paulo a criar a NOX Trading, que mais tarde se tornou Nox Bitcoin, fintech onde é Diretor Executivo. Em parceria com Andreza Alexandre, co-fundadora, desenvolveram produtos que aumentam a segurança do investidor de ativos voláteis, como o Bitcoin. 

Com estruturas do mercado financeiro tradicional, o time da Nox Bitcoin lança mão de opções e derivativos e cria soluções em investimentos  como “Remuneração de Carteira”, “Capital Protegido” e “Compra de Volatilidade”. 

Educação, conteúdo e capacitação

Como ex-professor e palestrante ativo, João Paulo Oliveira acredita na educação financeira como principal alavanca para saúde econômica do país. Por isso, sua empresa criou o blog Investificar (investificar.com.br) para entregar conteúdo à iniciantes e também para investidores mais experientes. 

Os textos são produzidos diariamente por especialistas e possuem foco em investimentos, criptomoedas, atualidades e finanças pessoais. 

“A gente vive um modelo social em que a economia é muito controlada pelo estado e instituições centralizadoras tem um poder muito grande. De modo geral, as pessoas com menos informação acabam sendo prejudicadas nesse processo.” completa JP.  

A Nox Bitcoin também realiza meetups mensais e planeja desenvolver cursos focados no tema.

“Acredito que empreender, em última instância, é se propor a resolver problemas, e minha vida toda acabou me levando pra isso. Me movo pela máxima de começar pequeno, pensar grande e andar rápido. Aplico isso em qualquer coisa que faço!” afirma JP, em sua entrevista ao Distrito, co-working em que sua empresa reside. 

Entrevistas de João Paulo Oliveira

Total
28
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *