Indústria teve recuo em 9 de 15 locais pesquisados de acordo com o IBGE

Conforme os dados passados pelo IBGE, a Indústria teve um recuo nos meses de março e abril. A Pesquisa Industrial Regional, chamada de PIN Regional, tem como foco avaliar os últimos movimentos da indústria no país, como novos postos de trabalho e rentabilidade.

Além disso, na comparação com os últimos dados que foram apresentados no mês de fevereiro, os maiores recuos foram apresentados no Ceará (-15,5%), Rio Grande do Sul (-7,3%) e Bahia (-6,2%). E no mesmo período, a produção média nacional também apresentou uma queda, em 2,4%.

O Ceará continua sendo o Estado do país que apresenta maior recessão neste setor. Em abril de 2020 o estado nordestino registrou uma recessão de -35,2%. A Bahia também pelo terceiro senso negativo vem registrando quedas no setor da indústria.

Comportamento da indústria segue o que estamos vendo na pandemia

Segundo os estudos do IBGE, o comportamento da indústria regional reflete a piora da pandemia no país, que elevou as taxas de desemprego, obrigando Estados a pagarem mais subsídios e adotarem novos toques de recolher, como em São Paulo e Santa Catarina.

Entre outros estados que tiveram quedas com um pouco de expressão, citamos o Rio de Janeiro (-4.7%), Região Nordeste (-4,2%) e Pernambuco (-2.8%). Na Indústria Gaúcha os setores de veículos e produtos químicos foram os que tiveram maior impacto econômico. A queda acumulada no ano já é de -9.2%.

Para completar a lista, temos alguns estados que tiveram menor impacto na produção da indústria em geral: Mato Grosso (-2.0%), Santa Catarina (-1.0%) e Paraná (-1.0%). O Estado que teve maior crescimento foi o Amazonas, com um crescimento de 7,8% no mês, revertendo um período que era de três meses consecutivos de queda.

Completando os estados que tiveram alta na produção da indústria, citamos Pará com (2.1%), Goiás (1.6%) e Minas Gerais (1.7%). O pulmão financeiro do país, São Paulo, não apresentou uma evolução tão positiva na Indústria, pelo menos por enquanto: os paulistas tiveram a menor taxa entre os que apresentam altas, com apenas 0.6% de avanço.

Desempenho em relação à pré-pandemia

Seis estados, conforme os estudos do IBGE, conseguiram superar o patamar de produção do ano passado e considerando também os dados pré-pandemia: Minas Gerais (11.3%), Santa Catarina (9.8%), São Paulo (7.1%), Paraná (6.3%), Amazonas (1.4%) e Pernambuco (0.3%).

Além disso, no comparativo da indústria nacional em março de 2020, o crescimento agregado de todo o país foi de 10.5%. Entre os principais índices que são considerados pelo IBGE, podemos citar o Índice Mensal, Índice acumulado no ano, índice referente ao mês anterior, acumulado nos últimos 12 meses e com uma renda base mensal.

Em suma, alguns setores cresceram no país de forma considerável mesmo durante a pandemia, como o segmento de e-commerce. Conforme a provável continuidade da queda do dólar e com uma aceleração na vacinação, a Indústria deve ter mais um boom anímico.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts