IR 2021: Receita começa o pagamento do 4º lote das restituições

A Receita Federal começou a pagar o 4º lote das restituições de Imposto de Renda que tem como base o ano de 2020. Também serão contemplados pagamentos de anos anteriores.

Segundo a Receita, 3,81 milhões de contribuintes vão receber os recursos nesta sexta-feira, entre os grupos prioritários e não prioritários. Idoso com mais de 80 anos, pessoas com deficiência mental e física são algumas das prioridades para receber a parcela da restituição.

O valor total a ser pago será de R$ 5,1 bilhões. Os contribuintes podem verificar se estão incluídos neste lote através da página da Receita na Internet ou também pelo aplicativo da Receita que está disponível tanto para smartphones como também tablet.

Dicas para não cair na malha fina

No momento em que o contribuinte estiver realizando a consulta de seu lote de restituição, poderá também conferir se existem pendências referentes à entrega de sua declaração. Se isso acontecer, aparecerá uma mensagem que você está na “malha fina”.

Porém esse não é um grande problema, desde que você entregue após ficar sabendo que caiu na malha, uma declaração retificadora. Os contribuintes também podem verificar se estão na malha fina no momento em que acessam o Centro Virtual de Atendimento e-CAC.

O único requisito para acessar o extrato do Imposto de Renda é utilizar o código de acesso que foi gerado na própria página da Receita Federal, seja através de um certificado digital ou emitido por autoridade habilitada.

Veja como resgatar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição financeira é feito diretamente na conta bancária que foi informada pelo contribuinte na declaração. E se por algum motivo o crédito não foi realizado, os valores vão ficar disponíveis para resgate de até um ano no Banco do Brasil.

Para estes casos, o cidadão poderá agendar o crédito dos valores, acessando o Portal do BB, bastando acessar o endereço que corresponde ao Imposto de Renda da Pessoa Física. Também é possível obter atendimento ligando através da Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades).

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição ainda neste ano, se deverá realizar um requerimento através do Portal e-CAC, que está disponível no site da Receita Federal. O procedimento é simples, basta acessar o menu “Declarações e demonstrativos”.

Um pouco mais sobre o Imposto de Renda

A Declaração do Imposto de Renda de 2021 teve como data limite o dia 31 de maio. Quem não entregou a declaração em tempo, corre o risco de cair na malha fina e também de receber uma multa da Receita Federal. Por isso que a Receita sempre recomenda entregar a declaração dentro do prazo.

A partir deste ano, além de mudanças que aconteceram no preenchimento do Imposto de Renda, a Receita Federal mudou a forma de como os contribuintes podem realizar o preenchimento do Carnê Leão, agora através do portal e-CAC. O preenchimento do Carnê Leão é obrigatório para quem recebe altos valores todos os meses, como salários ou investimentos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts