Ibovespa e bolsas internacionais despencam; Dólar e Ouro subindo

O mais novo cisne-negro da economia tem nome: Coronavírus. Cisne Negro, por definição, é um evento impossível de prever e que traz um grande impacto sobre a economia e os mercados. Em um primeiro momento, o vírus parecia controlado, mas bastou 1 semana para que se espalhasse para todas as regiões do mundo.

O mercado se assustou com os novos dados de infectados, que já são mais de 100 mil. A epidemia continua se espalhando em todos os continentes, principalmente na Europa. O Coronavírus causará um impacto mais profundo na economia do que era esperado. Já começa a surgir uma preocupação com a recessão.

Número de infectados pelo Coronavírus volta a subir. Fonte: Gisanddata

O FED anunciou um corte emergencial na taxa de juros da economia norte-americana. No entanto, novas rodadas de corte de juros passam a se tornar mais factíveis. A China foi a maior atingida pelo vírus até agora, o que causa grande impacto na economia mundial.

Como os mercados estão hoje?

As duas últimas semanas foram um batismo de fogo para quem está na bolsa, principalmente para os iniciantes. O fraco desempenho da economia brasileira em 2019 e o aumento do contágio fizeram investidores procurarem proteção em Ouro, Puts de BOVA11 (Seguros de carteira), Ibovespa e Títulos de Dívida dos Estados Unidos.

dólar subindo
Ibovespa cai. Dólar sobe. Quem está exposto em bolsa está passando por um batismo de foto. Fonte: TradingView
  • Nesta sexta-feira, o Ibovespa acumula mais de 4% de perdas e está cotado a 97.800 pts;
  • O S&P 500 caiu 1,90% hoje, fica cotado na região de 3.023 pts;
  • Ouro se recuperou do tombo na última semana e subiu 3% nos últimos dois dias;
  • Dólar subiu 1,11% e está cotado a R$ 4,66, o Real segue derretendo;
  • Pagamento dos Títulos de Dívida Americano de 30 anos caíram para 1,34%, batendo uma mínima histórica;
  • Apostadores contra a Bolsa faturaram um total de US$ 50 bilhões nos últimos dias.

O Coronavírus – que causa uma doença chamada COVID-19 – infectou pelo menos 100 mil pessoas, matou mais de 3.200 e se espalhou para mais de 80 países. Ele continua a perturbar as cadeias de suprimentos globais, a prejudicar a demanda dos consumidores e a interferir nos negócios em todo o mundo.

O Brasil tem 9 casos confirmados do coronavírus, com destaque para o fato de que houve a transmissão local da doença em pelo menos um caso. Seis casos foram confirmados em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro, 1 no Espírito Santo e 1 na Bahia. 

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts