Ibovespa alcança 7ª alta seguida, superando os 130 mil pontos

O Ibovespa, indicador mais importante B3, após passar por um período de instabilidade durante a tarde de hoje (4), onde os investidores realizaram uma pausa nas compras de ações após sucessivas máximas, se aprofundando sobre dados do Payroll, em relação ao emprego dos Estados Unidos e suas possíveis consequências para a política monetária, retomou sua posição crescente,  atingindo uma nova máxima, após feriado de Corpus Christi, chegando aos 130.126 pontos e fechando com alta de 0,40%, pela sétima vez consecutiva.

O movimento se deu pelo ambiente externo favorável a ativos de risco e uma visão mais positiva sobre a economia brasileira. O mercado financeiro parece ter uma visão mais otimista com o crescimento do PIB esperado para 2021. Além disso, uma geração de emprego menor que a esperada em maio nos Estados Unidos, afastou as preocupações sobre uma possível antecipação da retirada dos estímulos pelo Federal Reserve, fazendo com que o dólar se enfraquece contra as outras moedas  emergentes, como o Real.

Na semana, o Ibovespa teve alta de 3,64% e agora sobe 9,33% no ano. O giro financeiro ficou em R$ 25,230 bilhões.

Movimentação do dólar 

O dólar encerrou o pregão desta sexta-feira (4) novamente em queda, de 0,95%, negociado a R$ 5,03. Com isso, a moeda norte-americana acumula forte queda de 3,41% na semana, a segunda consecutiva queda e a mais intensa desde de maio, quando caiu 3,75%.

Uma das razões recente para a queda da moeda, diz respeito as expectativas com o Payroll, do indicador que apresenta a folha de pagamentos não-agrícola norte-americana, previam a criação de 500 mil a 900 mil vagas no mês, no entanto, o resultado veio abaixo da mediana de 700 mil.

Apesar disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o resultado do relatório de emprego (payroll) do país. “É uma boa notícia para nossa economia e nosso povo”, afirmou, em discurso, poucas horas após a divulgação do indicador.

Veja também: Não entregou o seu imposto de renda a tempo? Veja o que fazer

Fluxo positivo para o Ibovespa

Ao que tudo indica, o momento de captações de empresas brasileiras é positivo e o dado mais recente da B3 mostra fluxo positivo de estrangeiros para a Bolsa brasileira. Desse modo, as revisões em alta para o Ibovespa em 2021 estão aumentando, conduzidas principalmente por commodities e pelo setor financeiro, segundo avaliação do Bank of America (BofA).

A avaliação do O Bank of America é baseada em um indicador próprio, o Brasil Earnings Revisions Ratio (ERR), que compara as revisões em alta com as de baixa. Segundo o banco, a análise mais recente ficou acima de 1, indicando mais elevações, pelo 11º mês consecutivo em maio.

O BofA também destaca que os fluxos para fundos de ações locais têm sido pequenos, mas constantes. Nos fundos de emergentes, é a 5ª semana consecutiva de entrada, mas com volumes menores do que no quarto e no primeiro trimestres. De acordo com o banco, o desempenho da Bolsa conta com uma boa contribuição das ações do setor bancário, ainda sob a euforia de um desempenho acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre.

Para Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, é “questão de tempo” até que as projeções para PIB de 2021 cheguem à casa dos 5%.

Veja também: XP Inc. fecha parceria com a Giant Steps, gestora de fundos quantitativos

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts